07 setembro 2008

Alta finança e princípios bolcheviques


O artigo de Jeffrey Nyquist High Finance and Bolshevik Principles é dos melhores textos que li ao longo de todas estas férias que agora expiram.

Há anos que ando a dizer neste blog, à altura das minhas capacidades, o que Nyquist, sociólogo e expert em geopolítica, condensa magistralmente no seu artigo.

De mim fazem pouco. E dele?

4 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Em minha modesta opinião, o sentido do artigo de Jeffrey Nyquist é um pouco diferente.
Releia o texto e atente no último parágrafo.

Unknown disse...

Não posso deixar de manifestar as minhas fortes reservas relativamente ao posicionamento de um autor (J.R.Nyquist) para quem a 4ª Guerra Mundial (guerra nuclear) é inevitável , e que sustenta que o comunismo totalitário ainda governa metade do mundo (Vide o seu livro de 1998 «The origins of the 4th World War»).
Chamo também a atenção para o facto de J.R.Nyquist ter um programa de rádio nos EUA de inspiração fundamentalista cristã.
E para mim tudo o que é manifestamente fundamentalista deve merecer as mais sérias reservas.

Unknown disse...

[Jer. 28, 8-9]
Disse Jeremias ao falso profeta Ananias: «Os profetas que nos procederam a mim e a ti, anunciaram a numerosos países e a poderosos reinos, guerra, fome e peste. Quanto ao profeta que profetiza a paz, somente quando se realizar o seu oráculo é que se poderá saber se ele é realmente um enviado do Senhor» (Prophetae qui fuerunt ante me et ante te ab initio et prophetaverunt super terras multas et super regna magna de proelio et de afflictione et de peste; propheta qui vaticinatur pacem, cum venerit verbum eius, scietur propheta, quem misit Dominus in veritate).

Fonseca Bastos disse...

Pobre Engels que deve andar às voltas no túmulo!