04 setembro 2008

A política do despudor ou o despudor da política


O que a Câmara de Alcochete tem feito nestes três últimos anos é obras que dão nas vistas. Esta mesma é a expressão popular utilizada circunspectamente pelo comunista comum.
Um buraco que se tapa, um passeio que se arranja, uma rotunda que se faz, etc., enchem o olho sem mais exigências do eleitor simples.
Como convencerei o meu vizinho do lado, ex-emigrante a viver de uma reforma que lhe vem dos EUA, que o funcionamento de uma biblioteca é séria prioridade para qualquer autarca merecedor deste nome?
Os munícipes que nesta terra de Alcochete se perfilam para a candidatura ao cargo de presidente de Câmara têm que ter em conta a estrutura mental da maior parte dos eleitores. Esta é bem conhecida dos comunistas e com ela jogam despudoradamente para a manutenção do poder.

3 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Tomara que estes autarcas com funções executivas levassem até ao fim essas pequenas obras que afirma darem nas vistas.
Antes assim que "elefantes brancos".
Tente convencer os seus vizinhos a frequentarem mais a biblioteca pública, porque a afluência continua muito baixa. Não são de esperar melhorias até que, no sítio municipal na Internet, apareçam registos das obras disponíveis. Presumo que estarão, finalmente, em formato digital, pelo que talvez esse dia não esteja muito longe.
Cuidado que a estrutura mental da maior parte dos eleitores mudou imenso na última década, devido ao aumento populacional de 70%.
Hoje o problema parece-me residir na necessidade de cativar os novos moradores para votar.
Os "antigos" continuam a decidir os resultados porque reside nos "novos" a maioria da abstenção em eleições locais.

Unknown disse...

A estrutura mental do núcleo duro de Alcochete é imutável.
Um candidato sério a presidente de Câmara em Alcochete terá que se voltar para as franjas mais novas da população e para os novos residentes das três freguesias.
É preciso não esquecer os eleitores do Passil, Fonte da Senhora, Rilvas, etc., e os que estão um pouco dispersos por todo o concelho.
De um candidato sério falei em cima, porque se não o for, eu próprio o denunciarei ainda que isso possa ter custos para a minha própria vida.

Fonseca Bastos disse...

O caciquismo manipula esse "núcleo duro" mas parece-me distante de influenciar a maioria dos restantes, excepto contribuir para a abstenção.
A um ano de distância tenho pistas suficientes para prever quem serão os principais candidatos à presidência do município mas, por enquanto, menos certezas quanto ao desfecho.
Se a campanha se distinguir pela negativa o aumento da abstenção parece-me inevitável.
Esteja atento à evolução da campanha e descobrirá a quem convém esse jogo.