15 setembro 2008

Pequena publicidade, grandes problemas

A afixação de publicidade no concelho está regulamentada, a fiscalização e punição poderão ser eficientes – embora essa informação esteja ausente do rol habitual, vá lá saber-se porquê! – mas a remoção não é, seguramente, feita com a prontidão que certas circunstâncias justificariam.
Alguma dessa publicidade parece-me perniciosa e deveria ser especialmente combatida, penalizada e removida rapidamente de locais públicos.
Nas imediações da Escola Secundária de Alcochete, uma empresa suficientemente identificada autorizou alguém a afixar inúmeros papéis a oferecer empregos(?) destinados a jovens.
Será desnecessário discorrer aqui sobre o regime laboral e as perspectivas de futuro de postos de trabalho em empresas de comida rápida, porque melhor ou pior quase toda a gente ouviu falar disso.
Essa publicidade parece estar em voga, perto de escolas. Não é a primeira vez que com ela deparo em Alcochete.
Além da afixação me parecer ilegítima – salvo se foi paga licença à câmara, mas se esta anuiu o escândalo seria óbvio – fazê-la perto de um estabelecimento de ensino representa um acto socialmente reprovável, a menos que o abandono escolar tenha deixado de ser problema preocupante. Do que duvido por conhecer estatísticas e declarações oficiais recentes sobre a matéria.
Estas e outras causas desencadeiam o abandono escolar, foco de inúmeros problemas sociais presentes e futuros.
Escrevo isto pouco depois da mesma Escola Secundária de Alcochete ter promovido, no fórum cultural, a cerimónia de entrega das menções de Quadros de Mérito, Valor e Excelência; dos diplomas aos alunos que terminaram o Ensino Secundário e do prémio monetário ao melhor finalista dos cursos gerais e dos cursos tecnológicos desse estabelecimento de ensino.
E aproveito para lançar um veemente apelo a cidadãos e empresários de Alcochete para que contribuam activamente com o Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete e a Escola Secundária de Alcochete, de modo a que possam ser distinguidos muitíssimos mais alunos com outras qualidades excepcionais e não menos relevantes, como assiduidade, solidariedade, camaradagem, estudo de questões locais, etc.
Espero que alguém lance aqui mais ideias e as iniciativas partam dos próprios estabelecimentos, através dos respectivos sítios na Internet.

Sem comentários: