15 setembro 2008

O desejo mimético


Vou a uma manifestação
A marcha começa.
Levanto o braço, fecho o punho e grito: A luta continua! A luta continua! A luta continua!
A pergunta que levanto é a seguinte: eu faço isto porque estou convicto de que a minha atitude é intrinsecamente boa ou porque, simplesmente, imito os outros?
Caio em mim a pensar e concluo: eu mais não faço do que imitar os outros, melhor, o outro, o sindicato, o partido, mediador entre mim e o meu desejo para a despersonalização do meu carácter até à alienação completa.

1 comentário:

Unknown disse...

Se olharmos bem para a foto que ilustra o meu pequeno texto, concluiremos que estamos perante a completa inversão da realidade.
No texto, o que eu quero dizer é que, muitíssimas vezes, desejamos uma coisa não porque esta seja realmente boa, mas porque é desejada por um outro, o tal mediador.