30 maio 2008

Parabéns Alcochete!

(No quartel-general de Alcochete a Correr no Freeport)

Cinco irrequietos cidadãos (quatro residentes e um não residente embora a sua empresa tenha delegação local) embarcaram, há menos de quatro meses, numa louca aventura: desafiar as pessoas a correr e passear, no dia 1 de Junho, pelas ruas de Alcochete.
Bateram a duas dezenas e meia de portas, em busca de apoio e patrocínios para financiar as elevadas despesas previstas, obtendo respostas positivas imediatas.
Abertas as inscrições nos primeiros dias de Maio, cedo apareceram dezenas de interessados em aceitar o desafio.

A equipa organizadora passou, a 18 de Maio, a ser integrada por seis membros efectivos.
Sexta-feira (23 de Maio), havia 500 inscritos.
Na noite de domingo (25 de Maio) o número subira para um milhar.
A equipa organizadora passaria, a 26 de Maio, a ser integrada por oito membros efectivos.
Na noite de terça-feira (27 de Maio) foi necessário suspender as inscrições, ao ser atingido o patamar dos 1500 inscritos e não haver tempo para conseguir mais brindes para os participantes.
A equipa organizadora passaria, no dia seguinte, a ser integrada por 12 membros efectivos.
Com a colaboração de alguns patrocinadores, sexta-feira (30 de Maio) esticou-se um pouco a corda e foi possível chegar ao número definitivo de 1700 inscritos: 1200 para o passeio de 5km e 500 para a prova competitiva de 10km.
Segundo sondagem feita junto de alguns inscritos na prova de 5kms, mais de meio milhar residirão no concelho.
Uma escola básica local inscreveu, pelo menos, 77 participantes. As escolas melhor organizadas conseguiram juntar dezenas de inscrições. O Clube Viva+ (ginástica para idosos do concelho) tem várias dezenas de inscritos.
A participante mais nova tem três meses e o mais velho 82 anos. Há uma equipa curiosa: pai, mãe e trigémeos.

Na prova competitiva de 10km inscreveram-se 24 equipas (cinco de Alcochete), nas quais estão incluídos, entre outros, o campeão nacional de estrada em atletismo. Inscreveu-se também um atleta nacional olímpico da marcha.
No passeio de 5km foram inscritos três vereadores e o presidente da Câmara Municipal de Alcochete.
Domingo, 1 de Junho, a equipa da organização terá mais de uma centena de membros.
As provas principiarão às 09h30, na avenida fronteira ao Freeport.
Falta ainda saber – porque as contas não estão encerradas no momento em que escrevo – quanto reverterá para a Santa Casa da Misericórdia de Alcochete e para o Centro Social de São Brás de Samouco, entidades às quais se destina a receita apurada em taxas de inscrição. Inscrições que – convém recordá-lo – para a marcha de 5km eram gratuitas para crianças e jovens até aos 16 anos e menos jovens reformados ou com mais de 65 anos.
Será necessário mais para demonstrar que, quando alguém decide abanar o sistema, Alcochete responde e aceita desafios? Que Alcochete tem imensas potencialidades inaproveitadas?
Dizem-me ainda que Alcochete a Correr não ficará por aqui. Em 7 de Junho de 2009 haverá mais e com novos patrocinadores comprometidos. Também me disseram que o lote de prémios aumentará em quantidade e valor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje vai ser mais um grande dia para Alcochete, parabéns à organização, parabéns à C.M.A., parabéns ás empresas envolvidas e acima de tudo, parabéns aos "ateletas".

3 votos negativos:

1º - Para aqueles que nada fazem;
2º - Para aqueles que só dizem mal.
3º - Para os "importantes", que nada fazem e só dizem mal.

Boa festa