27 maio 2008

Multiculturalismo

Por todo o lado se ouve gente desqualificada falar de multiculturalismo, convicta de que este traduz a ideia de acolhimento face a todas as culturas.
Nada mais falso!
O multiculturalismo é mais uma ideologia contra os valores nucleares da Civilização Ocidental.
Na verdade, pode-se denegrir o Cristianismo à vontade, mas, crêde-me, tudo se vai preparando para que, por exemplo, uma ofensa ao Islão seja sancionada dentro de um prazo mais breve do que muitos possam imaginar.
Aceito falar de multiculturalidade, melhor dito, talvez, pluralidade de culturas, sem considerar que estas, defendo eu, devam estar todas sobre o mesmo plano.
Quando estive na ex-colónia da Guiné a cumprir serviço militar obrigatório, apercebi-me de que o animismo estava espalhado por toda a parte, mesmo entre as etnias convertidas ao Islão, que o canibalismo ainda remanescia pontualmente, que a excisão do clítoris era prática mais ou menos generalizada, etc. Ora traços culturais deste tipo, afirmo eu, jamais estou disposto a aceitá-los.
Como diz Jeffrey Nyquist no artigo Fighting for Freedom, «civilization exists because of standards. These standards refer to right and wrong. If there is no objective right and wrong, recognized as a basis for the rule of law, civilized society cannot long endure» (http://www.financialsense.com).

Sem comentários: