09 dezembro 2006

Símbolos (8)


A raiz é símbolo do passado, das origens, das tradições...
O passado que arrasta o rosto dos nossos pais e avós, as origens que nascem do chão, as tradições que cristalizam normas, todos decorrem de uma ordem que templo é por cima de nós.
A destruição do templo deixar-nos-ia sem abrigo à mercê de intempéries e bestas esfaimadas.

ALCOCHETE

Alcochete, meu amor,
A raiz do meu cantar,
Tu menténs o meu verdor,
Tu do mundo és meu altar.

Alcochete, meu reduto,
Minha gente, minha igreja,
Teu condão me fez adulto
Como int'ressa que homem seja.

Alcochete, já chorei,
Por ti choro ainda agora
Feito homem que p'la grei
Uma lágrima devora.

Alcochete, dura via,
A força do meu viver,
Se de ti fugisse um dia
Matava todo o meu ser!

Alcochete, dá-me a graça
Duma cova no teu chão,
Por convir que jus se faça
Ao amor de coração.

João Marafuga

RAIZ

Recorda, alcochetano, o teu passado,
Memória que estrutura vero ser
Contra a ruína atroz do parecer
Por gente distraída ambicionado.

Da árvore que se ergue rumo ao céu
A raiz a segura firme ao chão
E o vento nela investe fúria em vão
Como se a protegesse forte véu.

A raiz a defende, alcochetano,
De ilusão preparada por matreiro
Portador luzidio de fundo engano.

Amor à nossa terra a terapia
De mim, de ti, do povo todo inteiro
A favor do equilíbrio cada dia.

João Marafuga

Sem comentários: