05 dezembro 2006

Cultura da casca


Há dois anos gastaram-se mais de 76.000 euros na remodelação do Largo Unidos Venceremos, no Bairro 25 de Abril, em Alcochete. A obra foi acertada.
Três anos antes, eu apontara a frieza e desumanidade dessa artéria, situada no outrora denominado Bairro das Caixas de Previdência – entre a escola básica do Valbom e o Hotel Alfoz – definindo-a como exemplo negativo de espaços de recreio e lazer no concelho.

Finalmente, em 2004, a câmara deita mãos à obra e, no Outono, gastos mais de 15.000 contos, devolve à população um espaço supostamente mais humano e agradável... se a vegetação lhe emprestasse ambiente refrescante e acolhedor.
Gosto de acompanhar o evoluir de obras pagas com o meu dinheiro e o que observei agora está patente nas imagens acima.

Os canteiros são vergonhosos e neles é bem visível que a cultura da casca continua a prevalecer, em detrimento da do verde e das flores que noutros tempos era timbre dos espaços públicos alcochetanos.
Quanto às árvores, as que ainda não secaram estão em estado praticamente idêntico ao do dia da plantação, o que em nada abona a sua qualidade.
Chamar àquilo arranjo paisagístico é gozar com os residentes no largo. E até com os munícipes, em geral, porque todos pagaram uma obra inútil.

Sem comentários: