11 dezembro 2010

The Soviet Story - Socialismo: por que matar é essencial?

3 comentários:

João Pinho disse...

A retrospectiva histórica aqui apresentada convém não cair no esquecimento. É sempre conveniente termos presente no que resultaram as teses de Marx/Engels levadas à prática. O materialismo dialéctico e o materialismo histórico como concepções de modelos de sociedade, de estrutura económica e de compreensão da evolução da humanidade foram indubitavelmente o sonho de muita gente desde meados do século XIX até aos nossos dias. Só que foi um sonho que originou genocídios, subdesenvolvimento e retrocesso social. A ditadura do proletariado deu naquilo que deu e foram os povos que sofreram e continuam sofrendo. Lenine e Staline já foram julgados pela história , outros ditadores, alguns ainda vivos, sê-lo-ão igualmente.
No entanto,por outro lado, quero aqui referir que Marx deu um forte contributo para a percepção do pensamento económico moderno, designadamente com os volumes do "Capital". Ainda hoje as teorias sobre o "valor" e a "mais valia" são conceitos perfeitamente actuais.
Igualmente, livros como "a Origem da Família, da Propriedade e do Estado", "Anti-Duhring","Do socialismo utópico ao Socialismo científico", contém uma concepção dialéctica da história e do caminho da humanidade desde os primórdios aos nossos dias, que é de todo o interesse apreender.
De notar ainda que, actualmente, a prática e o pensamento ideológico comunista abandonaram a pureza das teses de Marx/Engels. Falam e defendem o Estado Social sem se preocuparem em criar riqueza para o sustentar, condenam a iniciativa privada,etc, mas a mortandade, a ditadura pura e dura são,entre outros, conceitos abandonados. Hoje são os valores do Eurocomunismo que sustentam a ideologia "low profile" dos comunistas europeus e é nesse enquadramento que têm que ser combatidos. A prática comunista de há cem anos hoje é apenas história,serve apenas para estudo.
Medo desse tempos já não tenho, meu caro sr Marafuga.
Perdoe-me mas estes vídeos no blogg estão um pouco descontextualizados e são até um pouco chocantes. O seu afã contra o PCP parece-me um pouco excessivo...contra o Bloco de Esquerda já não descortino tanto empenhamento.
Creia-me cordialmente seu...por razoes óbvias o texto foi um pouco longo...

Unknown disse...

Sr. João Pinho, há um ano e tal atrás eu debatia-ma aqui com o Dr. Luís Proença através de longos textos (com a devida vénia, não tão longos como os seus).
Se se dignar fazer neste blog uma pesquisa, encontrará esses textos que lhe darão, quase tenho a certeza, prazer ler.
Mas eu agora não vou repetir a mesma experiência. Talvez também porque o novo papel de que estou revestido no seio da comunidade alcochetana me obrigue a ser mais comedido.
Meu amigo, sou eu que lhe digo, o seu comentário imediatamente acima é uma confusão tremenda que eu nunca supus que pudesse vir de si. O sr. João Pinho, se mais tarde a nível do concelho de Alcochete tiver responsabilidades autárquicas de relevo, vai ser um desastre. Se fosse um socialista que me dissesse o que o sr. João Pinho me disse, tudo bem! Mas sendo um social democrata, ainda que eu saiba que o PSD, no dizer de Pacheco Pereira, é um ornitorrinco, não lhe perdoo.
Sr. João Pinho, só agora acabo de o conhecer. Eu pensava que fosse um liberal-conservador. O sr. João Pinho, com mais ou menos consciência, elabora o discurso da esquerda. Não pode ser.
Sr. João Pinho, daqui para a frente vamo-nos respeitar como pessoas porque a isso estamos indefectivelmente obrigados, mas tomar café à mesma mesa é que nunca o poderemos fazer.
Finalmente, responda lá o que responder a este texto, eu não tomarei a iniciatica de retorquir.

João Pinho disse...

Meu caro, o senhor força-me a repôr as coisas no seu devido lugar.
1.No meu texto não existe confusão alguma mas nos seus existe muita e uma grande intolerância e radicalismo para com outras correntes de opinião. Os seus dislates são de tal monta que nem se apercebe que quase roça o insulto, atentando contra a liberdade de escolha dos outros. Desculpe, mas tenho de lhe dizer que o senhor, com o seu ultra conservadorismo, prossegue um caminho errado...com as posições que toma e como não o conheço, chego a questionar-me se alguém o leva a sério.
2.Se sou um desastre,como afirma, a minha vida pessoal, profissional e social fala por si, mas sempre lhe digo que premonições não faço, o futuro a Deus pertence...todavia parece que o prestidigitador é o senhor! Certamente que estou nas suas antípodas em termos de Administração Pública...
3.O PSD é um partido plural e nas sedes próprias debate-se todo o tipo de matérias...e do passado do PSD local tenho o máximo respeito por tudo o que os meus companheiros fizeram.
4.De qualquer modo, tomar café com o líder do CDS/PP local para mim seria um privilégio e uma honra, tal como seria com os líderes de outras forças politicas, porventura muito mais urbanos e menos conflituosos que o senhor.
Meu caro, a urbanidade e a cordialidade cultivam-se e aprendem-se, ainda está a tempo...acabe com esse azedume e deixe-se dessas atitudes de confronto.
5.Dizer-lhe desde já, pois parece-me que ainda ninguém lhe disse: vai no rumo errado quando se dirige às pessoas com esse tom altivo. Olhe, para mim vem de carrinho...porquanto receio do senhor, deixe-me rir...
6.Se fui deselegante e baixei o nível do debate, peço desculpa e compreensão a todos os que consultam o blogg mas o texto deste senhor é um insulto à minha pessoa e a sua presunção teria necessariamente de ter resposta adequada.
Com os meus melhores cumprimentos...