20 dezembro 2010

Degeneração Urbana de Alcochete

Na publicação de propaganda camarária "Regeneração Urbana de Alcochete" fala-se de estacionamento a propósito da requalificação do Miradouro Amália Rodrigues; da Rua do Norte e Largo da Misericórdia; da Avenida D. Manuel I; da Rua Chão do Conde e Rua Carlos Manuel Rodrigues Francisco; da Rua João de Deus e Rua do Catalão; do Largo Coronel Ramos da Costa e Largo João da Horta, mas certamente que estes autarcas não pretendem inculcar-nos a ideia de que as requalificações em causa resolverão os problemas do estacionamento automóvel.
Por mais que se requalifique e ainda que haja alguma recuperação de espaço, tais factos não suprirão as dificuldades crescentes de parquear automóveis em Alcochete.
Desde o tempo do Tágides e ao longo de todo este blog, várias pessoas, eu incluído, têm sugerido a criação de alguns parques de estacionamento periféricos à vila, solução que se nos afigura mais económica e salubre que as tenebrosas cavernas modernas, ideia que nunca teve a mínima receptividade por parte da Câmara.
Fecho este meu texto, desejando vivamente que a "Regeneração Urbana de Alcochete" não se vire na degeneração desta nossa querida vila de Alcochete.

1 comentário:

João Pinho disse...

Iremos ver se a TOTALIDADE dos projectos inerentes à designada Regeneração da Frente Urbana de Alcochete serão efectivamente concretizados.
Apesar da bondade da ideia, acho que não...Estou céptico porquanto desconfio da capacidade, competência e sagacidade do executivo CDU para levar a cabo um desígnio desta envergadura.
Além disso, o conjunto de programas, ora apresentado, não passa, neste momento, de um mero projecto de intenções po parte da autarquia, sem que as necessárias comparticipações comunitárias ou do governo central se encontrem asseguradas. Por isso, por saber das dificuldades de financiamento próprio da autarquia e pelas conhecidas dificuldades do executivo em lidar com Bruxelas (dizem mal da comunidade a toda a hora)não vejo o executivo com condições para concluir todas as intervenções constantes no projecto.
De resto, em minha opinião, este projecto, tal como o famigerado PEDA, mais não é do que uma acção publicitária( alguns diriam propaganda) destinada a dar ainda maior visibilidade ao discurso oficial... as opções da CDU visam sempre projectar para o futuro coisas que em muitos casos eles sabem que não são exequíveis mas que funcionam como marketing politico junto da comunidade, permitindo-lhes irem-se perpetuando no poder. Em manifesto prejuízo de Alcochete...só que em Democracia prevalece o arbítrio dos eleitores.
É assim a vida e constitui dever dos democratas pugnarem pelas suas propostas e credivelmente apontarem rumos alternativos.
De qualquer forma, a ideia aqui proposta merecia a devida ponderação por parte da autarquia pois não parece de todo descabida...