05 dezembro 2010

O canto dos sereios


É do conhecimento público que o PS local se encontra esfrangalhado. Na génese deste facto está o último presidente socialista da Câmara que assumiu, qual messias, a encarnação de um projecto político para Alcochete.
O resultado mais dorido tivemo-lo nas últimas autárquicas que foi retumbante a favor dos comunistas. Estes, desde aí, fazem pouco de quem querem impunemente.
Quem entra num partido, entre humilde e a passo curto. De outro modo, mais nada faz do que dar continuidade à política podre deste País.
Foi por não querer nada dentro do CDS-PP/Alcochete que fui escolhido para presidente da Concelhia desta estrutura política. Sempre vi, em consciência, que eu não poderia ser o último a chegar ao Partido e imediatamente me pôr em bicos dos pés. Isso mete nojo a todo o homem e mulher capaz de sentir nojo.
Sim, eu estou a mandar recados. A quem? A todos os democratas de Alcochete que se queiram unir em torno de um projecto vencedor para as próximas eleições autárquicas.
Eis por que devemos extrair a conveniente lição do que há mais de cinco anos sucede ao PS local. Alcochete precisa de uma direita que tome plena consciência de si própria e arrede complexos injustificados. Sem pressas mas firme, o CDS-PP/Alcochete palmilha agora a seu caminho; quanto ao PSD local, é meu desejo que resista ao canto dos sereios.

5 comentários:

João Pinho disse...

"quanto ao PSD local, é meu desejo que resista ao canto dos sereios", é com esta expressão que o comentador, militante do CDS/PP, termina o seu texto de opinião. Confesso que não entendo o alcance da mesma, nem se ela encerra algum sentido subliminar.
De qualquer forma, sempre quero dizer ao signatário deste comentário que o PSD local soube renovar-se em tempo oportuno, respeitando o legado que os antecessores deixaram, reconhecendo o caminho que percorreram e o trabalho que realizaram em momentos e circunstâncias deveras difíceis. Hoje, com outra liderança que corporiza um projecto consensual e cuja visão e estratégia todos os companheiras/os igualmente perfilham, o PSD sabe qual o rumo a prosseguir e quais as opções a tomar para estabelecer relações de confiança com a comunidade em geral, para tentar erradicar do poder autárquico a actual força dominante e, principalmente, para conseguir afirmar no Concelho os princípios e valores da Social Democracia.
Se o conseguimos ou não, isso é outra questão.
No entanto, aos dias de hoje, não nos preocupam os eventuais complexos da direita nem a deriva socialista local. Para os sociais democratas os seus desafios actuais são apenas estes:
-Marcar uma posição que defenda e dignifique a identidade e os ideais Sociais Democratas;
-Dar voz aos anseios daqueles que confiam no Partido;
-Manter os militantes e simpatizantes unidos em torno de um projecto politico consistente;
-Ter a ambição de SERVIR ALCOCHETE, apresentando propósitos sérios e objectivos claros no sentido de que lhe seja dada uma oportunidade para executarem tudo aquilo a que se propõem e que se acham capazes de realizarem com competência e empenhamento.
Depois desta síntese programática dirigida especificamente ao comentador deste texto com a finalidade de lhe transmitir uma perspectiva daquilo que é hoje o PSD local, quero ainda dizer-lhe que o líder deste partido em Alcochete e a sua comissão politica agradecem os conselhos mas dispensam-nos, pois tem propósitos bem definidos e sabem exactamente qual o caminho que querem trilhar.
Por último, apenas reiterar que não consigo entender, de forma alguma, o que quer dizer no final do seu texto...
Cordialmente seu...

Sérgio Silva disse...

Eu consigo caro amigo João Pinho...

Unknown disse...

Sr. João Pinho, se não entendeu porque respondeu?
Garanto-lhe que há muita gente que viu à légua o que eu quis dizer. Quem eu queria que falasse, calou; quem eu queria que calasse, falou!
Bom, não vou perder mais tempo: o meu texto "O canto dos sereios" insurge-se contra a "Via Justa do PSD".
Parece que estou a ouvir: o que tens a ver com isso? Esta pergunta, a ser feita, causa-me vómitos. Sou português! Sou liberal, democrata e cristão! Sou munícipe de Alcochete! Como posso ficar indiferente?
Se o lobo ameaça hoje a casa do meu vizinho, como posso ter a certeza que amanhã não ameaçará a minha?
Sr. João Pinho, vamos humildemente perceber os meadros mais recônditos da política local. Eu até penso que somos duas pessoas entre as quais poderá haver intercâmbio com ganho bom para ambas.

João Pinho disse...

Sr Marafuga, agora percebi!
Entenda que quando fala ou se dirige ao PSD, eu pessoalmente sinta a necessidade de ser esclarecido quando não percebo, pois sou militante deste Partido.
Por motivos que decerto serão ponderosos, o sr falou, dirigiu-se ao PSD local em linguagem figurada e eu, não compreendendo, pretendi marcar apenas a posição do meu Partido. Agora foi claro...e para mim este esclarecimento foi útil.
No entanto, quero que fique ciente que eu, quando não perceber, irei sempre solicitar informação adicional...afinal a ignorância não serve a ninguém nem ajuda ao debate.
Grato pela atenção...

Sérgio Silva disse...

Pois é professor, é pena que quem devia falar continua calado...
Cá estaremos para ver até onde vai o joguinho...