23 dezembro 2010

Bom Natal e Ano Novo


Para todos os autores deste blog e visitantes um bom Natal e Ano Novo.

A unir-nos está o facto de sermos todos filhos do mesmo Pai, verdade verdadinha a ser relembrada a todos os esquecidos.

O Natal é o Menino Jesus que é Deus para nos salvar o ser.

5 comentários:

Anonymous disse...

Desejo-lhe também um bom Natal e um próspero ano novo.

João Pinho disse...

Como não podia deixar de acontecer quero aqui deixar-lhe pessoalmente uma palavra de saudação, com votos sinceros de um Feliz Natal e que o Novo Ano lhe traga tudo aquilo a que aspira.
Que a tradição humanista cristã o acompanhe e o inspire na sua incessante busca por um mundo melhor...afinal é sempre esse o motivo porque persistentemente lutam os homens bons, mesmo quando escolhem os rumos menos certos.
Eu, por mim, que sou laico, republicano, social democrata, não socialista e que abordo o devir da humanidade numa perspectiva dialéctica (paulatinamente vamos ultrapassando as nossas contradições, atingindo estádios de desenvolvimento de patamar superior, numa busca contínua de superação), tenho, contudo, muito respeito pelos combates que desenvolve na defesa das causas em que acredita apesar de, na maioria dos casos, entender que as mesmas são sem sentido e destituídas de fundamento...mas são as suas. De qualquer forma, o seu esforço e empenho merecem, da minha parte, a consideração e o apreço que são devidos a quem manifestamente se inquieta e não se acomoda perante as vicissitudes e as questões que a vida em sociedade coloca.
Divergindo de si, discordando muitas vezes do seu pensamento,
mas sempre no integral respeito por quem é e como se apresenta, o meu bem haja e votos de Boas Festas...provavelmente para o ano cá estaremos!

Unknown disse...

Sr. João Pinho, sou cristão e sei por que o sou.
De facto, a mensagem da Cruz é uma mensagem de união: Eternidade e tempo; Transcendente e imanente; Espíriro e carne, etc.
A mensagem do Natal incide na união do Espírito e da carne, do inteligível e do sensível, da razão e do coração. Platão, de alguma maneira, já tinha vislumbrado ISTO com a ideia do LOGOS, o tal VERBUM (Palavra) dos Evangelhos.
O Natal é a festa do Verbo Encarnado, isto é, a festa do Sentido, descida de Deus, que nos habita.
Eis por que eu não procuro "...um mundo melhor..." para o homem, mas um melhor homem para o mundo. A partir daqui, o discurso de cada um de nós põe-se de costas!
Também sou laico, mas não do laicismo, senão da laicidade. Quero dizer, sou pela autonomia da Igreja face ao Estado, mas este tem que se submeter à moral comum e por cima da cabeça de todos.
Se sou republicano, é no sentido mais conservador do que ser republicano quer dizer. Eu sou, política e conscientemente, um conservador. Seria capaz de ir buscar inspiração ao Partido de Ronald Reagan ou a uma das monarquias constitucionais do norte da Europa.
Não sou social democrata porque o PSD é demasiado pragmático, ou seja, o que diz e faz hoje pode não ser o que dirá e fará amanhã.
Logicamente, muito menos poderei ser dos socialismos porque estes, para mim, são o MAL.
Seguidamente, João Pinho faz comigo o que eu sei que nenhum outro autor deste blog se atreveria a fazer, vale dizer, a dar-me uma pequena lição de marxismo, ideologoa que reputo de assassina. Sr. João Pinho, de uma vez por todas lhe venho pedir nas vésperas da Natividade que nunca mais faça uma coisa dessas comigo porque isso me causa vómitos até à regurgitação. Eu tenho que ser abjecto para o que também é abjecto.
Uma vez, na Universidade, numa aula de António José Saraiva (pai do Director do «Sol»), defendia eu que o misticismo, caracterizador da Cultura de "nuestros hermanos", também poderia ser encontrado na nossa Cultura. Fui buscar passagens de Camões, de poetas e poetisas barrocos, até de um certo Garrett, etc. Os ânimos acenderam-se ao ponto de um colega, perdida a capacidade de defesa, exclamar: "você é louco!". Vai outro, levantado, disse: "Cuidado, um louco não fala assim!".
Todos riram e o Mestre mandou-nos sair.

João Pinho disse...

" Não sou social democrata porque o PSD é demasiado pragmático, ou seja, o que diz e faz hoje pode não ser o que dirá e fará amanhã." Este frase do sr Marafuga, dita no seu comentário anterior, é, perdoe-me a expressão, uma tremenda alarvidade, porventura fruto de alguma ignorância ou desconhecimento, relativamente aquilo que, aos dias de hoje, constituem os valores do PSD e as especificidades que o caracterizam como partido de raiz eminentemente portuguesa.
Como tal frase justifica a devida notação e consequentes esclarecimentos para reposição da verdade, úteis ao próprio, passo a referir os valores e opções fundamentais que fazem do PSD um partido com importante base sociológica e impacto junto da sociedade:
-O PSD afirma o princípio do Estado de Direito, respeitador da dignidade da pessoa humana;
-Defende os Direitos, Liberdades e Garantias dos portugueses e dos seus agrupamentos;
-Assegura o pluralismo das ideias e das correntes politicas;
-Luta pela afirmação da sociedade civil;
-Pugna pelo diálogo, concertação e participação por igual na sociedade;
-Defende a Justiça e a solidariedade;
-Respeita o direito à diferença como condição inerente à condição humana;
-Valoriza a Paz como objectivo essencial da acção politica.

E os valores e especificidades enunciadas radicam, tome nota, no facto do PSD ser:
-Um partido personalista, para o qual o fim da politica reside na pessoa humana;
-Um partido de forte pendor nacional;
-Um partido que valoriza o liberalismo e a livre iniciativa;
-Permeável à criatividade, à imaginação e aberto à inovação e mudança;
-Um partido dialogante , não confessional, plural, defensor da convivência pacífica e avesso a qualquer tipo de XENOFOBIA (compreende sr Marafuga);
-Empenhado na construção europeia;
-Um partido interclassista que aposta na cooperação entre todos para a realização do bem comum;
-Que valoriza o reconhecimento do mérito e capacidade de afirmação pessoal, privilegiando o humanismo bem como os grandes príncípios da justiça, liberdade e solidariedade.

Sr Marafuga, é este o legado politico do PSD para Portugal, o qual dá expressão aos mais profundos sentimentos do povo português e representa os sectores mais dinâmicos e criativos da sociedade portuguesa.É a este partido que eu tenho orgulho de pertencer. Ser seu militante!
Perante a sua incorrecta fraseologia, dita com uma ligeireza que não podia ficar em claro, era imperativo para mim, pedagogicamente, fazer-lhe o devido reparo, apresentando-lhe aqui tudo aquilo que o PSD personifica...afinal estamos sempre a aprender, mesmo aqueles que são professores! Eu, por mim, estou sempre a aprender, seja com comunistas, socialistas, democratas cristãos e de outras correntes de pensamento.
Creia-me cordialmente seu...

João Pinho disse...

Com a explicação anterior, espero que o sr Marafuga tenha compreendido aquilo que é o PSD, poupando-se a dislates como seja aquela sua afirmação de dizer que o PSD diz e faz hoje uma coisa, amanhã outra.
Evidentemente que não conseguiu alcançar tudo aquilo que o PSD protagoniza e apresenta para Portugal...por isso optou pelo CDS. A meu ver... infelizmente.
Cumprimentos...