18 junho 2009

Ruy de Sousa Vinagre

Ruy de Sousa Vinagre foi presidente da Câmara Municipal de Alcochete nos meados do séc. XX, fase de pouca disponibilidade para o cargo da parte dos notáveis locais segundo testemunho do Eng.º Ferreira do Amaral (Pai) ao autor destas linhas.
Sem ser alcochetano, Ruy de Sousa Vinagre foi o melhor presidente camarário que Alcochete teve na segunda metade do século passado. Diríamos que este administrador, empregado bancário de profissão, revolucionou Alcochete, pois montou as bases para a rede de esgotos, distribuiu água ao domicílio, electrificou, calcetou, ajardinou, etc. Por tudo isto, muito justamente, o seu nome foi dado a uma rua em Alcochete.

4 comentários:

Renato P M Ribeiro disse...

"Sem ser alcochetano, Ruy de Sousa Vinagre foi o melhor presidente camarário que Alcochete teve na segunda metade do século passado".

Como disse?
"Sem ser alcochetano"?
Então o que era?

Unknown disse...

Detesto quando me obrigam a explicar tudo até ao mais ínfimo pormenor.
Não estou obrigado a ser neste blog o que sou em aula.
Quando digo "Sem ser alcochetano", quero dizer SEM SER NATURAL DE ALCOCHETE, isto é, a mãe de Sousa Vinagre não o deu à luz nesta terra de Alcochete.
Claro que este emérito administrador era alcochetano de coração.
Até com um colega nosso podemos perder a cabeça!

Renato P M Ribeiro disse...

Prof Marafuga,
Pode ser um ínfimo pormenor, mas pode ser também revelador dos conceitos que temos sobre as coisas!
Lamento, sem querer queixar-me, antes fazer uma constatação: em Alcochete há um forte "dupli-pensar" sobre o que significa "Alcochetano".
E um dos significados desse conceito não é, digamos, hospitaleiro.
Repare que no seu texto, podemos sentir isso. Na citação que fiz do que escreveu, parece que a personalidade que homenageou teve de vencer uma barreira extra: a de não ser natural de Alcochete.
Paranóia minha?

Unknown disse...

Aqui só tem razão numa coisa: o adjectivo "alcochetano" pode ser ambíguo e arma de arremesso para excluir o outro.
Mas não pense que só os forasteiros são alvo dessa exclusão.
Eu próprio nasci em Alcochete, numa casinha que ainda lá está do Largo Marquês de Soydos. A família do meu pai é de Alcochete desde, pelo menos, do séc XIX. Pois se perguntar no Rato, no Largo do Poço, no Largo da Praça, no Largo do Troino, nas Barrocas, no Rossio...se o Marafuga é alcochetano, muitos torcer-lhe-ão o nariz e dirão que não, que não sou alcochetano.
Eu para ser verdadeiro alcochetano tinha que defender a minha terra sem pôr a nu as partes menos boas. Por exemplo, teria que estar do lado dos caciques desta terra que tanto a têm prejudicado e ainda prejudicam.
Com a homenagem a Ruy de Sousa Vinagre eu quero dizer que um candidato a presidente de câmara que não seja natural de Alcochete poderá talvez ser o melhor. A história local assim no-lo comprova.