03 junho 2009

O sistema é irrelevante?

O mais importante em política tem a ver com os direitos e as condições que as pessoas de uma dada sociedade podem desfrutar. Todavia, esta asserção não nos deve levar a pensar que o sistema é irrelevante para a consecução dos referidos direitos e condições.
Assim, num sistema de inspiração marxista, o direito à propriedade privada está ameaçado sob a forma de impostos cada vez mais pesados. Ora sem o direito à propriedade privada eu penso que estão atacados esses direitos maiores que são os direitos à liberdade e à vida.
O exemplo que vou dar é de trazer por casa, mas insere-se bem na lógica e práxis de toda a economia de mercado: quem fez uma sementeira de batatas e cebolas e teve boas colheitas, se é um agricultor livre, troca os seus bens pelos de outro agricultor que tivesse semeado repolhos e cenouras porque o primeiro não pode viver só de batatas e cebolas nem o segundo só de repolhos e cenouras.
Em conclusão, urge denunciar comunismos e socialismos porque, progressiva e compulsoriamente, transformam a propriedade privada em coisa pública, limitando e até pondo fim à iniciativa individual, à liberdade e à própria vida.

Sem comentários: