07 junho 2009

Assim vai a votação

Uma amostragem de três mesas de voto em Alcochete (zona ocidental da vila) indicava que às 11h00 tinham exercido o seu direito entre 9,2% e 9,9% dos eleitores aí inscritos.
Observação directa no local, realizada poucos minutos antes das 12h00, indiciava que os eleitores das três mesas chegavam à média de dois por minuto.
A experiência de Alcochete diz-me que a afluência é sempre superior no período da tarde.
Às 12h00 a afluência média nacional às urnas era de 11,84% e a afluência europeia – em países onde o acto decorre em simultâneo – era de 9,31%.


P.S. - Peço a quem exerça o seu direito de voto nas freguesias de Alcochete, Samouco e São Francisco que me ajude a actualizar os valores. Nos quadros negros das salas de aula estão, normalmente, afixados os números respeitantes à afluência das horas precedentes.

4 comentários:

Unknown disse...

Depois do desdobrável da Câmara Municipal de Alcochete ter sido estratégicamente distribuido nas caixas do correio de Alcochete na véspera de eleições , eis que a CDU vai mais longe. No próprio dia das eleições está a ser distribuido pelas caixas de correio um desdobrável intitulado « Em Portugal e na Europa a CDU faz toda a diferença».
Mais comentários para quê quando o despudor e a falta de vergonha passam por cima da lei eleitoral sem qualquer problema. É assim no regime comunista de Alcochete.

Fonseca Bastos disse...

Citando a lei eleitoral:
"Artigo 141.º
(Propaganda depois de encerrada a campanha eleitoral)

1. Aquele que no dia da eleição ou no anterior fizer propaganda eleitoral por qualquer meio será punido com prisão até seis meses e multa de 500$ a 5000$.
2. Aquele que no dia da eleição fizer propaganda nas assembleias de voto ou nas suas imediações até 500m será punido com prisão até seis meses e multa de 1000$ a 10.000$".



Também já vi, em pelo menos um local, não estar a ser legalmente cumprido outro preceito: "É proibida qualquer propaganda dentro das assembleias de voto e fora delas até à distância de 500m".

Cabe à Comissão Nacional de Eleições apreciar denúncias e reclamações.

Zeferino Boal disse...

Os portugueses já atingiram a maturidade suficientemente democrática para que exigir rigor, transparência em todos os actos.
Temos Leis que são obsoletas, apesar de compreender o seu significado não são eficazes porque não produzem efeitos práticos na punição.
Compete aos responsáveis politicos locais, distritais e nacionais agirem e fiscalizarem o processo eleitorl assumindo as responsabilidades de todos os actos.

Carla Graça disse...

Às 18h20m, na Assembleia de Voto nº 7 da Freguesia de Alcochete, tinham votado 36% dos eleitores. Teremos sem dúvida um elevadíssimo nível de abstenção não só em Alcochete, mas em todo o país.