01 junho 2009

Critérios de gestão discutíveis

Hoje é o Dia Mundial da Criança e agradeço a quem me forneceu matéria para assinalar a data.


Pouca noção temos da verdadeira realidade local – excepto o que o pombal da
boataria amplifica – e o dia-a-dia continua marcado por festança e foguetório enquanto a democracia vai gangrenando com problemas iludidos ou varridos para debaixo do tapete.
Conforme há dias assinalei aqui, recentemente, para golpadas
de propaganda eleitoral e promoção de vaidades pessoais, queimaram-se em quatro dias os impostos anuais cobrados a mais de meia centena de esforçados alcochetanos.
Mas porque as crianças não votam, a poucas centenas de metros de
distância são tratadas com desdém e descuidam-se pequenas reparações que deveriam merecer atenção ingente e urgente.
Através de
alguém que presumo ligado à Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB1) N.º 1 de Alcochete – vulgo escola do Monte Novo, situada entre as artérias da Repartição de Finanças e da estação dos CTT, no centro da vila – acabo de receber a seguinte colecção de imagens que, com profunda mágoa, deixo à consideração geral.



Isto deveria ser um bebedouro!





Fui à escola do Monte Novo e confirmo que as imagens são actuais e correspondem à realidade. O panorama brada aos céus e dizem-me durar há demasiado tempo.
Restam ainda cinco semanas de aulas no presente ano lectivo e da câmara alguém respondeu aos pais preocupados estarem em preparação obras de remodelação do piso, que decorrerão durante as férias estivais.

Até lá nada há a fazer para remediar estes e outros problemas? Crianças de seis a nove anos de idade podem, diariamente, continuar a correr riscos?
Gastaram-se 45.000€ numa feira eleitoral pimba e não há sequer uma fracção disso para cuidar da integridade, da segurança e da qualidade de vida de nossos filhos e netos?

Desafio-o(a) a si, leitor(a), a interrogar directamente os seus representantes eleitos no executivo da autarquia, já que a mim e aos autores deste blogue, em geral, apenas respondem jagunços embuçados, acima dos quais paira um poder receoso e enclausurado em torre de marfim, sem dignidade nem coragem para fornecer explicações e apresentar desculpas ao povo de que depende.
Desafio-o(a) também, leitor(a), a oferecer os seus préstimos à associação de pais da escola do Monte Novo, a qual deverá solicitar à autarquia autorização para que um grupo de cidadãos se disponha a fazer depressa o que aquela ignorou durante demasiado tempo.
Pouco ou nada percebo de construção civil mas depressa aprenderei a colar ladrilhos e a associação pode também contar comigo para o que for preciso.
A este poder opaco, que resume o essencial da vida do município à festança e à distribuição de um bodo quinzenal suportadas pela gamela dos nossos impostos, deve cobrar-se o mau uso da representação política.
Um município não é uma pia misericórdia de futilidades e o nosso, cuja origem se perde na poeira dos tempos, para valer a pena terá de ser dignificado com actos e gestos administrativos cuja dimensão humana sobreleve a promoção pessoal de alguns figurões.

4 comentários:

Unknown disse...

Oportunissimo «post» de FBastos. Mais uma prova da gestão terceiro mundista da autarquia que temos denunciado de peito aberto.
Já agora a situação é igual na escola do Passil e seria idêntica noutros estabelecimentos de ensino locais se não fosse uma empresa privada sediada no Concelho a ofertar os equipamentos.
Relembro que para o ano de 2009 , Luis Franco e os comunistas fizeram aprovar um orçamento municipal que aumentou em 540% o valor dos subsidios («cheques eleitoraliços»)ao associativismo local.
Ainda este fim de semana um cacique local do PC me acusou em plena via publica , de fazer no Alcochetanidades politica reles e de baixo nível...
As imagens hoje publicadas no Praia dos Moinhos são só por si a prova de quem é que faz politica reles e baixo nível em Alcochete.
Já agora quando é que sabemos qual o montante a entregar à Cercima produto da cobrança dos ingressos na Feira do Cavalo?

Unknown disse...

Em primeiro lugar estou ao lado do sr. Bastos nas oportuníssimas denúncias que faz a favor dos pequeninos no Dia Mundial da Criança.
Também estou do lado de Luís Proença no seu "post" imediatamente acima.
Os comunistas não podem ficar com a impressão de que estas pessoas estão sozinhas.
Finalmente, ao candidato do PSD à Assembleia Municipal de Alcochete eu devo dizer que já fui insultado várias vezes pela comunagem «...em plena via pública...». Eu já aprendi a viver na terra onde nasci com tais enxovalhos. Um destes foi presenciado por um dos autores deste blog.

Unknown disse...

A JSD já avisara em Dezembro de 2008 que a situação da escola do Monte Novo era grave

Ver em:

http://jsdalcochete.blogs.sapo.pt/2008/12/

De qualquer forma , aqui fica o texto assinado por Rute Figueiredo:
«JSD DENUNCIA UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE ESCOLA EB1 N.º1
(Monte Novo)
A Escola é por excelência o estabelecimento em que se ministra as ciências, abrangendo o universo restrito de professores, alunos e demais auxiliares educativos.
A realidade de Alcochete é contudo bem distinta.
Já nos tinha sido denunciado pelos moradores vizinhos, que a escola EB1 N.º 1 de Alcochete (Monte Novo) se encontra a ser indevidamente utilizada, durante os fins-de-semana.
Efectivamente constata-se que o espaço de recreio é utilizado como jardim público por jovens e adultos, que procuram aquele espaço para actividades de entretenimento diverso.
É do conhecimento geral que havia quem frequentemente forçasse o portão da referida escola, para utilizar este equipamento escolar. Face a essa situação, o Sr. Vereador da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Alcochete optou pelo mais fácil.
Deixar o portão aberto da referida escola e sem vigilância, fora do horário do estabelecimento, o que facilita a sua deterioração e degradação, de um espaço que devia ser reservado e preservado para a sua comunidade escolar.
As questões que se levantam ao assistir a uma situação destas são:
Não haverá espaços públicos suficientes para a prática de desporto e outras actividades?
Será necessário utilizar meios escolares pagos pelos contribuintes e reservados aos mais pequenos?
Será que o Sr. Vereador não acha perigoso que as crianças brinquem num local, onde não se sabe que tipos de objectos foram lá deixados?
Como é que o Sr. Vereador assegura que as areias onde as crianças brincam estão em boas condições de salubridade?
Pois é…mais uma vez se constata o facilitismo com que esta Câmara Municipal trata os assuntos. Para além de não criar os espaços adequados para o lazer da população, deixa-nos fortes preocupações na forma como defende a segurança e a saúde pública das nossas crianças.
Rute Figueiredo
Presidente JSD/Alcochete»

Sérgio Silva disse...

Aos meus colegas da Associação de Pais do Monte Novo, não desistam de fazer pressão junto da autarquia para a resolução dos problemas das escola,...Mas se querem um humilde conselho, ponham mãos à obra, recrutem pais e amigos, e aproveitem o final do Ano escolar para fazerem uma festa de angariação de fundos, com os quais podem pelo menos comprar o material para a reparação... depois de terem o material na escola, arranjem umas cadeirinhas para esperarem pelo menos 1 ano para que a CMA disponiblize a mão de obra para colocar o material....
Ou seja, se querem a escola arranjada, juntem dinheiro, amigos, primos, pais e afins... pois se estão há espera da Câmara, bem podem esperar sentados.... pelo menos com este executivo.
Não é que eles não façam.... É preciso é chatear muitas e muitas vezes!