16 outubro 2008

A Teoria do Assobio pelo deputado municipal Jorge Giro

Desde há algum tempo a esta parte que leio com curiosidade o espaço de política reservado ao deputado municipal do PCP de Alcochete Jorge Giro no Jornal de Alcochete , a quem aproveito para cumprimentar cordial e democraticamente.
Para além da esperada e habitual apologia da «obra» camarária , constato , também sem grande espanto , que o politico comentador ( não confundir com comentador de politica) Jorge Giro usufrui de quilometragem ilimitada naquele jornal no que respeita à extensão das suas crónicas , nem que para isso os caracteres tenham de ficar reduzidos ao tamanho de «letra de Bíblia» , impossibilitando praticamente a sua leitura sem o recurso aos óculos ou mesmo à lupa.
A este propósito não prescindo de assinalar que a edição de hoje do Jornal de Alcochete (15.10.2008) mais parecia a edição do «Pravda de Alcochete» , pois as três primeiras páginas e parte da quarta foram literalmente reservadas para dignitários da nomenclatura local do Partido Comunista , mais concretamente para Miguel Boieiro com uma extensíssima croniqueta sobre a Figueira-do-inferno , e para o referido Jorge Giro que rivaliza com o seu camarada em extensão do texto e tamanho da letra , para além de uma destacadíssima noticia sobre a última sessão de câmara na qual foi anunciada a intenção da Câmara Municipal em construir um centro escolar em São Francisco , rubrica decorada com uma foto do Sr. Presidente da Câmara e por fim a publicação do comunicado do PC sobre a problemática das verbas do QREN a que tenho dedicado a minha atenção nos últimos «posts».
Voltando ao texto assinado por Jorge Giro na edição de hoje do Jornal de Alcochete , intitulado «São Francisco já merecia saber» , constata-se que o deputado municipal encerra a sua peça com um «APLAUSO» e com um «ASSOBIO» .
O «ASSOBIO» do Jorge Giro visa o PSD/Alcochete por ter ousado fazer oposição ao PC local , quando questionou , com toda a legitimidade politica para o fazer , as razões que estão na base da reprovação das candidaturas municipais às verbas do QREN.
A esse propósito Jorge Giro acusa o PSD de tentar tirar proveito politico de uma situação altamente prejudicial para o Concelho.
Na verdade estamos todos de acordo quanto à gravidade da situação decorrente da reprovação das candidaturas camarárias , mas parece-me a mim que o Jorge Giro se está a esquecer de um detalhe importantíssimo quando tece aquela acusação.
O que despoletou esta polémica foi precisamente a forma oportunista como o Sr. Presidente da Câmara tentou tirar proveito político da situação na última edição do Boletim Municipal IN-Alcochete , imputando sem provas concretas , o falhanço das candidaturas da Câmara Municipal ao QREN a uma pretensa cabala do PS contra Alcochete.
Nessa medida o Jorge Giro devia abster-se de tentar dar lições de moral e de ética política aos outros partidos , na medida em que foi precisamente o seu partido , o primeiro e o único a tentar tirar proveito politico dessa situação , facto que prontamente foi denunciado no Praia dos Moinhos e pelo PSD/Alcochete. A prova do que acabo de referir está na Nota de Abertura desse Boletim Municipal assinada pelo Sr. Presidente da Câmara.
Era portanto um imperativo politico e ético devolver ao Jorge Giro o «desplante» que ele imputa a outro partido , ou será que para o deputado municipal em causa o exercício da oposição democrática é um «desplante»? Cuidado…
Esta tentativa do Jorge Giro de se fazer notar pela Teoria do Assobio redundou pois num fracasso.
Não me importo que o Jorge Giro assobie. Ao contrário dele até não acho um desplante o assobio, nem condeno o direito à critica subjacente ao som estridente saído da conjugação de movimento dos lábios com o ar que nos vai cá dentro.
O que eu acho que não fica nada bem a um deputado municipal é não conseguir disfarçar publicamente o incómodo que lhe causa o exercicio à oposição politica , não hesitando em recorrer ao espaço que o Jornal de Alcochete lhe defere , para , à custa de uma contrita renúncia aos princípios da ética politica e da convivência democrática , acusar os que fazem oposição ao seu partido de prevaricarem com comportamentos dos quais o seu partido foi , pelo menos nesta questão , o percursor e o exemplo negativo.
Olhar para o espelho de vez em quando é um exercício que recomendo vivamente ao Jorge Giro.

8 comentários:

Unknown disse...

Eu não sei como é que o PC local deixa o Jorge escrever para o público, uma vez que a este deputado municipal faltam muitas defesas intelectuais, o que descarna aos olhos de todos o "modus cogitandi" dos comunistas.

Anónimo disse...

Será que ainda existem dúvidas sobre a liberdade do jornal de Alcochete? Coragem a de alguns comentadores do "Ei-los a sair da toca"
Quanto ao "Jorginho" como alguém há tempos lhe chamou neste blog é de facto um "bom menino". Provávelmente quando estudou teve como prof.,de Português, o Sr.Marafuga que pouco ou nada lhe ensinou, o que o leva a que de facto não seja muito bom em escritas... Mas em Política tal como no amor e na guerra "Vale tudo".

Unknown disse...

É na escrita que o Jorge é melhor. Mas a expressão deste meu ex-aluno está ao serviço de uma ideologia que lhe foi emprestada, razão por que a bota não joga com a perdigota.
Os do partido têm nítida consciência do que eu digo, o que explica que não tenham ainda iniciado o Jorge nos "mistérios". Estes estão reservados para altura que não leve o Jorge a regredir depois de ver toda a hediondez do comunismo.
Claro que o Jorge, depois de ler estas palavras, fica a pensar, pois conhece-me e sabe que não sei falar gratuitamente.
Este benefício da dúvida que terei sempre do Jorge está em desfavor dos comunistas.

Anónimo disse...

Pois é Sr.Marafuga! Primeiro ataca e depois quando é atacado ...ala que se faz tarde...agora o Jorge já saba o que diz e a culpa é dos outros...Respeite as ideias dos outros e não queira que a sua seja a verdadeira.
Os meus Pais sempre me ensinaram:
"RESPEITA OS OUTROS SE QUERES SER RESPEITADO" e mais não digo!

Unknown disse...

Quando respondo a um anónimo, sei que estou num plano por baixo do meu interlocutor.
É a vantagem da cobarde anonímia! Evidentemente que o anónimo que aparece aqui não percebe o que eu estou a dizer, invertendo tudo o que eu digo.
O que eu quis dizer é que o Jorge até se desenrasca bem no processo da escrita. Isto mesmo já eu lho disse pessoalmente.
O que o Jorge não sabe é o que é o comunismo.
O Jorge só vai saber o que é o comunismo quando não puder fazer inversão de marcha.
E pronto. Já chega de falar sobre o Jorge. Fechei.

Anónimo disse...

Não é o Jorge quem escreve: é a esposa!!! Dele é só a diarreia mental!

Anónimo disse...

De quando em vez, dou uma "ronda" pelos blogs da Margem Sul, apesar de residir bem distante. Mais precisamente, em Aveiras de Cima.
Não conheço nenhum dos intrevenientes do blog, nem sei até se gostaria de conhecer!
Pelo que me é dado ler há um professor, um aluno etc...A conflitualidade gerada pelo Exmº.Sr. J.Marafuga, que, se a minha leitura não me atraiçoa, é o Professor, é brutal e dá origem a comentários como o do último anónimo.
Também sou Professor (e Universitário) mas não devemos nem temos o direito de ofender os
demais.Cuidado Sr.Profesor; a sua terra(Alcochete) é também a terra de milharas de pessoas boas sejam elas do Partido A,B ou C. Mais contenção é o que lhe peço.
Respeitosos cumprimentos
Angêlo Sousa

Anónimo disse...

É de SERES HUMANOS como o Sr.Angêlo Sousa que a nossa terra precisa.
Não tenho dúvidas de que tudo seria diferente.
Até ver...tudo isto me deixa muito desiludido.
Alcochete merece melhor!
Vamos a isto meus denhores..