24 outubro 2008

Aos sócios do Aposento e aos alcochetanos

Pede-me Fernando Pinto, presidente cessante da Direcção do Aposento do Barrete Verde, a publicação dos documentos abaixo reproduzidos.
Com gosto acedo ao pedido, quer pela consideração que me merece a pessoa em causa, quer pela relevância da instituição na comunidade alcochetana.

NOTA DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO

Gente da minha terra,
Tudo na vida possui um princípio, meio e fim.
E verdade seja dita, é necessário alguma sensibilidade e fundamentalmente coragem e bom senso para reconhecermos que chegou a hora de passar o testemunho. Estamos a terminar o nosso mandato e não queria fazê-lo sem tecer aqui alguns comentários, que me parecem de todo oportunos.
Primeiro, sentir-me orgulhoso e repartir convosco a honra e prazer que me deu servir o Aposento do Barrete Verde e Alcochete, até porque em todos os meus discursos nunca deixei de aliar ao nosso Aposento a nossa terra – ambos se confundem no manancial de histórias que perduram no tempo.
Depois, dizer-vos que de um modo geral todas as iniciativas que organizámos, com especial incidência, as Festas do Barrete Verde e das Salinas, sempre o fizemos com amor, total dedicação e empenho e com verdadeiro espírito alcochetano, demonstrando uma enorme transparência nos actos que praticámos defendendo intransigentemente os supremos interesses do Aposento.
Ser Director do Aposento do Barrete Verde não é fácil, nada fácil creiam, mas também é verdade que as vitórias “suadas” são aquelas que possuem maior sabor.
Pela humildade com que tenho pautado a minha vida, não vou estar aqui a referenciar tudo o que a equipa, que eu tive o privilégio de liderar ao longo destes 4 anos, fez de positivo para o Aposento.
Fizemos o melhor que sabíamos e podíamos!
No entanto se houver quem não se lembre ou tenha dúvidas, eu farei o favor de avivar as memórias mais esquecidas.
O Aposento é uma grande casa, é a nossa história, é o recanto dos nossos pais e avós. Ao Aposento devo gratidão por tudo o que me proporcionou ao longo destes anos, esta tornou-se muitas das vezes a minha segunda casa, sorri em muitos momentos, mas também aqui derramei várias lágrimas, foram muitas as emoções vividas, e já a saudade e a nostalgia invadem o meu coração, deixando-o destroçado. Mas a vida é mesmo assim!
Ao longo destes dois mandatos que efectuámos, foram muitos os que partilharam o nosso caminho, que acreditaram no nosso trabalho, e que muitas das vezes surpreendentemente se revelaram como apoio incondicional à nossa árdua tarefa. A esses, os verdadeiros amigos do Aposento, tenho-os no coração.
Estou reconhecido por todo o carinho e apoio que sempre demonstraram.
Aos outros, que apenas buscam o maldizer, a critica fútil e sobretudo sempre demonstraram uma enorme falta de compreensão e nalguns casos de respeito inclusive, lembro apenas que o Aposento não merece isso.

“Os homens passam e as Instituições ficam”.

Nunca se esqueçam que o Aposento é e será sempre o que os seus associados quiserem.
Saio com o sentido de dever cumprido e acima de tudo de consciência tranquila. Nem todas as decisões foram correctas, errar é próprio do homem, e reconhecer o erro é uma virtude.

Obrigado Aposento – estarás eternamente num lugar muito especial do meu coração.

Por fim, e tendo em conta que a Assembleia Geral Ordinária se realiza já a 31 do corrente, aproveito pela última vez para lançar um apelo à participação de todos os associados. É precisamente em sede própria que se discutem os assuntos do nosso Barrete Verde e sobretudo com quem de direito.
Chegou a hora e o momento de se retirarem todas e quaisquer dúvidas, aqui e como sempre ao longo destes 4 anos, estamos disponíveis para abordar todo e qualquer assunto.
Para que o futuro desta nossa Casa continue risonho como o presente, importa a sua presença nesta Assembleia, afinal o Aposento do Barrete Verde é tudo aquilo que os seus associados quiserem.

O Presidente da Direcção
Fernando Pinto

CONVOCATÓRIA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Ao abrigo da alínea b), do artº. 35º, do Regulamento Geral Interno, convoco a Assembleia Geral Extraordinária do Aposento do Barrete Verde para reunir, na sua sede social, no próximo dia 31 de Outubro de 2008, pelas 20h00, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único – Atribuição a titulo póstumo da distinção de Sócio de Mérito, a João José Viana Ferreira Noronha.

Não comparecendo número legal de sócios para a Assembleia poder funcionar à hora indicada, a mesma realizar-se-á uma hora depois com qualquer número de sócios presentes.

Alcochete, 1 de Outubro de 2008.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim Pires Júnior

CONVOCATÓRIA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Ao abrigo do Artº 34º do Regulamento Geral Interno, convoco a Assembleia Geral Ordinária do Aposento do Barrete Verde, para reunir na sua sede social no próximo dia 31 de Outubro de 2008 pelas 20.30 horas, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da Direcção e respectivo parecer do Conselho Fiscal, relativo ao exercício de Outubro de 2007 a Setembro de 2008.

2 – Eleição dos Órgãos Sociais para o Biénio 2008/2010.

3 – Outros assuntos de interesse.

Não comparecendo o número legal de sócios para a Assembleia poder funcionar à hora indicada, a mesma realizar-se-á uma hora depois com qualquer número de sócios presentes.

Alcochete, 01 de Outubro de 2008
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim Pires Júnior

1 comentário:

Unknown disse...

Se deduzo bem, o Fernando Pinto retira-se desta liça.
Todos sabemos que o Fernando é um homem de grandes princípios morais que fez o melhor pelo Aposento do Barrete Verde.
Os outros elementos da equipa que trabalharam ombro a ombro com o Fernando a favor do Aposento e de Alcochete também estão de parabéns.
Quando se ocupa cargos como o que acabou de ocupar o Fernando, há sempre quem se entretenha a magoar os que desinteressadamente servem as instituições, mas os que têm uma perspectiva um pouco mais elevada das coisas dão o justo valor a quem o merece.
Provavelmente outras frentes de batalha pelo colectivo esperam o Fernando.
Seja qual for o espaço que veja este bom alcochetano a servir a terra, que todos reconheçam que Fernando Pinto é um homem de valor a impor-se por mérito próprio ao respeito da comunidade.