30 maio 2007

Vamos à verdade!

Pilatos, quando pergunta a Cristo o que é a verdade, não obtém resposta. Desta entrada, passemos para algo aparentemente desrelacionado.
Uma pessoa não pode ser um vereador apoiado e chegado ao poder pelo Partido Comunista e simultaneamente ir à missinha todos os domingos.
Ao contrário do espírito evangélico, será que o dito vereador ama dois Senhores ao mesmo tempo? Mas é o próprio Cristo que nos diz isso ser impossível.
Se não se pode amar dois Senhores ao mesmo tempo, engana-se um deles. Quem engana o vereador em foco? A Igreja ou o Partido Comunista? Enganar este último está fora de qualquer hipótese porque ninguém faz o ninho atrás da orelha de organizações políticas cuja ideologia é o marxismo-leninismo. Deste jogo só pode a Igreja sair prejudicada porque é uma estrutura que representa a fragilidade do Crucificado contra as estruturas de pecado.
O projecto de todo o católico consciente é bater-se pela zona da luz-vida que jorra dos Evangelhos e denunciar a zona da treva-morte que se opõe à progressão da primeira. Mas esta denúncia não passa pela tentativa de converter Satanás, pretensão que se opõe ao sentido da Cruz de Cristo. De facto, amar o universo de Deus e não odiar o do diabo só pode resultar no ganho deste último à custa do primeiro.
Em conclusão, Cristo não responde à pergunta de Pilatos porque quer ressaltar o antagonismo dos mundos em confronto.

Sem comentários: