23 maio 2007

Toiros

Devido a qualquer razão que não atinjo, há pessoas que julgam ver contradição na defesa, levada a cabo por um cristão, da Festa Brava e origem pagã desta.
Não há contradição nenhuma.
Apontemos uma das grandes distinções entre paganismo e cristianismo.
Para o pagão, o destino está por cima dele, dos próprios deuses e é inexorável, vale dizer, o homem não pode fugir ao ditame de forças incontroláveis. Os próprios Gregos, pais da nossa Filosofia, pensavam assim. Era a moira à qual nem sequer Zeus escapava.
Para o cristão é o homem que faz o seu próprio destino, vale dizer, para o cristão, se há um destino, é o da liberdade orientada a Deus, máximo Bem. Isto, no fundo, é o que em Teologia se chama livre arbítrio, negado pelo marxismo, filosofia do comunismo.
Em conclusão, eu cumpro o sentido da Cruz de Cristo se me apropriar do legado pagão da cultura taurina e redimensionar os traços antropológicos desta num quadro de vivência cristã.
Assim, o caos (desordem) da cultura taurina desde tempos arcaicos virou cosmos (ordem) por força da acção civilizadora do cristianismo.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Em conclusão, eu cumpro o sentido da Cruz de Cristo se me apropriar do legado pagão da cultura taurina e redimensionar os traços antropológicos desta num quadro de vivência cristã."

Hummm... Apropriação da cultura pagã para convertê-la ao Cristianismo, e assim ultrajar o povo...
Incrível! Temos um novo Santo Agostinho entre nós, e é de Alcochete! Chama-se JMarafuga!!!
Estou orgulhoso por vivenciar um novo Renascimento, o do século XXI.

Anónimo disse...

Tanto disparate junto só pode vir de um espirito demoniaco.

Anónimo disse...

Creio que a essência do cristianismo pressupõe acima de tudo a recusa da violência inclusivé contra os animais, a tauromaquia tem como finalidade ferir o touro, o qual é cruelmente agredido, apenas para demonstrar a virilidade do homem, este pode demonstrá-lo, pelo facto de ser um ser inteligente, e por conseguinte a sua superioridade está no uso livre arbítrio para prosseguir no bem , como diria santo agostinho, "ama e faz o que queres"

não nos podemos esquecer que na antiguidade não se podia ser cristão se se exercesse certas artes como a guerra, ou relacionadas com as actividades circenses, desde que as mesmas fossem violentas.
Muitos soldados romanos que se converteram~pagarãm com a vida o facto de se recusarem a pegar em armas.
De referir que a cultura da vida defendido pelo cristianismo só admite o recurso á violência em caso e legítima defesa.
Nem se pense que a tauromaquia seja um elemento que possa obstaculizar o marxismo, na minha perspectiva é o inverso, porquanto a festa brava, ao reforçar no homem os seus instintos mais primários está a torná-lo permeável a uma doutrinação que invesate acima de tudo no colectivo, a festa b~rava como festa colectiva seria ideal para propagandear a obra marxista leninista, etc...