22 janeiro 2007

O pintor Augusto Rodrigues

Faleceu o pintor alcochetano Augusto Rodrigues (D.N.-23/01/1920 - D.F.-14/01/2007), mais conhecido entre nós por Augusto Gaguinho.
A última vez que falei com o Augusto foi numa tarde do Verão passado à entrada da ponte-cais. Pareceu-me que o emérito pintor dialogava com o pôr-do-sol porque só deu pela minha aproximação quando o saudei.
A cor era o fascínio deste homem sempre jovial que pintou durante décadas centenas de embarcações lançadas aoTejo. Os fragateiros pediam-lhe que pintasse os temas da devoção deles nas anteparas da popa. Milagrosamente apareciam Nossa Senhora da Atalaia, Nossa Senhora da Vida, o padroeiro São João Baptista, etc. Foram estes painéis que converteram Augusto Rodrigues num verdadeiro celebrante pictórico de tudo o que é canto nesta nossa terra.
Quando são dados os nomes mais estapafúrdios a artérias de Alcochete, seria bom que os autarcas se envergonhassem e num rasgo de corajosa lucidez baptizassem uma rua com o nome do artista querido de todos os seus conterrâneos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi com pesar que tomei conhecimento do falecimento de Augusto Gaguinho. Tive oportunidade de privar algumas vezes com o pintor e fiquei com impressão de que se tratava de mais um caso de notória falta de reconhecimento geral por um trabalho de décadas sobre Alcochete. Urge pois repor a justiça e homenagear um artista na forma proposta por João Marafuga , a qual subscrevo por inteiro.

Luis Proença

Anónimo disse...

Acho que foi a coisa mais acertada que eu alguma vez li por João Marafuga! Realmente Alcochete não sabe reconhecer os seus valores mas isso é o mal de todos os portugueses e não apenas nosso. Há nomes de ruas em Alcochete que não lembra a ninguém mas isso é também um facto que apenas é culpa dos governantes que por ignorância ou por desmanzelo isso acontence visto que se deixam ir pelos seus tecnicos camarários. E nós alcochetanos não podemos fazer nada quanto a isso? Gostaria muito de ver o nome deste grande alcochetano numa rua...