24 janeiro 2007

Até as crianças, senhores!


Sempre que vejo cenas como a ilustrada acima – dois miúdos sobre patins, brincando em plena via pública – lembro-me que os autarcas desta terra, supostamente gloriosos pelos elefantes brancos que por aí plantam, nunca foram crianças nem se preocupam o suficiente com a juventude.

Observo inúmeros miúdos no meio da rua – em patins, em trotineta, em "skate" e a brincar com carros telecomandados, como se fosse esse o sítio seguro para o fazer – por não haver espaço adequado a tais actividades lúdicas.

Há muitos terrenos devolutos e já deveria ter sido construído um parque seguro e adequado a essas e outras actividades de lazer dos mais novos, possivelmente no eixo das três freguesias para que o maior número pudesse usufruir desse equipamento.

Lamentavelmente, os autarcas de Alcochete não notaram ainda que, entre 1997 e 2004, por força das licenças de construção que têm emitido às mãos cheias, a população abaixo dos 15 anos cresceu mais de 60%.

A miopia tê-los-á ainda feito ignorar que, no caso da população com mais de 64 anos, no mesmo período o aumento foi muitíssimo superior: mais do dobro!

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim de relance:
a) Também foram esquecidos os ciclo fãs que pedalam muitas vezes em vias dedicadas aos veículos motores esburacadas e inadequadas por falta de uma ciclovia.

b) Não foi previsto um espaço definitivo devidamente infraestruturado onde se realizem feiras,certames e exposições de empresas e actividades económicas locais.
c) A falta de planeamento urbanístico redundou na implantação de alguns equipamentos colectivos embora de modo desgarrado, desconexo e casuístico.

Luis Pereira