10 outubro 2010

VENCER SETÚBAL


Recebemos a intervenção enunciada pelo Presidente da Secção Concelhia de Alcochete na I Convenção do Distrito de Setúbal:

"Companheiros e Companheiras,
É difícil ser PSD neste Distrito!
Temos um Distrito maioritariamente governado por comunistas, que com base num velho paradigma de que “os comunistas gerem bem as autarquias”, se tem perpetuado no poder desde o já longínquo 25 de Abril de 1974, contribuindo para o atraso e fraco desenvolvimento da região, como será fácil constatar:
Gestão pouco exigente facilitista, apelativa do laxismo e lenta nas decisões.
Uso de uma linguagem demagógica e constante propaganda, cujo único objectivo é perpetuarem-se no poder.
Incapacidade de implementarem uma politica de acção assente no princípio de excelência, tornando os serviços mais eficazes e capazes de responder prontamente às necessidades e anseios dos munícipes.
Preocupação exclusiva em assegurar o pagamento mensal doa salários e o serviço da divida com as instituições bancárias.
Desinteresse em descentralizar competências para as juntas de freguesia, limitando a concessão de meios financeiros e humanos.
Insuficiência da aplicação de boas práticas governativas e administrativas no modelo de gestão que vêm seguindo.
Desconfiança dos investidores locais, nacionais e da iniciativa privada em geral em canalizar investimentos para um Concelho gerido por autarcas, cujo pensamento ideológico não acredita na livre iniciativa, na criatividade, na inovação e na afirmação da sociedade civil perante o Estado.
Inépcia na adopção de medidas que estimulem a geração de novos empregos no Concelho.
Incapacidade de combater o empobrecimento generalizado de largos sectores da população e da própria autarquia.
Políticas de apoio social que visam manter cada vez mais pobres dependentes da ajuda pública da autarquia, mantendo-os sobre a sua esfera de influência e sem possibilidade de retomarem uma melhor qualidade de vida.
Políticas urbanísticas de ordenamento que estão a transformar o Concelho num local indiferenciado e suburbano; Por outras palavras em mais um dormitório de Lisboa.
Critica sistemática à União Europeia e à sua matriz ideológica, quando são os diferentes programas e fundos comunitários que asseguram os apoios e os meios necessários aos planos de desenvolvimento e consequente aumento da qualidade de vida da população do Concelho.
Pouca intervenção no combate à degradação do parque escolar, desinteresse e atraso na requalificação do que existe e na organização atempada de novas instalações; Alcochete tem o seu parque escolar esgotado e em péssimas condições de conservação.
Inexistência de um plano estratégico para o desenvolvimento turístico do Concelho, actividade esta com elevado potencial, tirando proveito de um vasto património ambiental, histórico e cultural (criação da “Marca Alcochete”, certificação de produtos e promoção do Sal e das salinas).
Por tudo isto é importante que o PSD se afirme como via par a mudança!
O velho paradigma de que os comunista são bons na gestão autárquica, terá de ser alterado para um novo, e podemos sair daqui hoje e dizer:
Os comunistas são maus gestores da coisa pública, delapidam o património e atrasam o desenvolvimento dos concelhos que governam.
Outro ponto sobre o qual quero também deixar um pensamento tem a ver com a frase com que frequentemente somos confrontados e que é esta:
“O PSD é o partido dos ricos”
Pois, de facto o que nós somos é gente de trabalho e de iniciativa.
Somos um Partido plural e interclassista de raiz eminentemente portuguesa, cujos militantes e simpatizantes estão longe de ser “gente rica”.
Muitos estão associados à actividade agrícola, ao comércio a pequenas empresas operando nos sectores da indústria e do terciário, que acreditam no mérito do seu trabalho e nas potencialidades que uma economia de mercado oferece a quem tem iniciativa e criatividade.
Gente de poucas posses dependentes do seu trabalho que tem a convicção de que apenas a livre iniciativa, a inovação e o esforço do seu trabalho podem gerar riqueza para si e para a comunidade em geral.
Torna-se assim imperioso desmistificar o conceito de que no Distrito de Setúbal, o PSD é composto por gente rica, porque para além de não ser verdade, esse é um slogan que a CDU vem usando, de forma capciosa contra o nosso Partido, levando as pessoas a afastarem-se dos nossos valores, princípios e opções não nos concedendo uma oportunidade para podermos transformar e modernizar o Concelho e o Distrito."

13 comentários:

Unknown disse...

Aqui está um discurso com o qual me identifico plenamente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Não obstante se tratar de um discurso algo inflamado (talvez até seja preciso na presente conjuntura que vivemos), a verdade é que eu estou em absoluto do lado das coordenadas mais gerais deste desabafo.

Melo disse...

Meu caro amigo de pseudónimo (Matos)

È de lamentar o seu vocabulário usado, porque afinal o senhor demonstrou ser pior que aqueles que em sede os julga.
Até porque a cobardia de difamar os familiares de quem ocupa lugares políticos, deveria isso sim, em cada manhã ao se levantar olhar-se ao espelho e dizer:
Aquilo que pensa de si...
É triste vir com essas conversas só porque as suas capacidades literárias ficaram espelhadas no seu texto.
Desde já faço das suas as minhas palavras… como elogio a todos os verdadeiros comunistas que construíram este país para agora gente como o senhor o estragar
(sem comentários)
Saudações Alcochetanas

Unknown disse...

O Sr. Ângelo Melo quando tiver oportunidade diga-me quais são os verdadeiros comunistas que construíram este país, pois tenho 54 anos e não me consigo lembrar de nenhum. Quando à remoção do meu comentário apenas posso entender que a censura continua ainda a ser um instrumento de esquerda para que as mentes não acordem. Relativamente ao difamar familiares o Sr. Ângelo Melo deve estar ou enganado ou as suas habilitações literárias devem remeter para o ensino secundário, pois o artigo escrito é de opinião, e cada qual tenha a sua e escreve no formato com o qual melhor se identifica. Pois não referi nomes nem famílias... Retratei sim como é que o comunismo ainda se mantém vivo em Portugal, quando na Europa essa praga doutrinária já há muito foi extinta! E quanto ao vocabulário chamar filho da p*** a um seu amigo que cobardemente atacou com violência um cidadão por unicamente ser de cor política diferente É INACEITÁVEL E ESPELHA O VOSSO MODUS OPERANDUS onde a palavra filho da p*** é mais que JUSTA neste caso!

Quanto ao nome André Matos não é pseudónimo, sou de Almada (Cova da Piedade) e visito frequentemente esta bela vila de Alcochete, que caso não se lembre é de TODOS OS PORTUGUESES, e não só da sua família comunista que infelizmente ainda aí vive. Portanto deixe-se de ilusões e manifestações e ACORDE para o mundo real em que vivemos, onde o sucesso depende da formação e do trabalho, e não do subsídio e da conivência politica! Há décadas que o povo de Alcochete vive no limiar da miséria pela condição oferecida pelos sucessivos executivos do seu partido, onde as empresas e o trabalho escasseiam, a exploração do turismo é nula, e as infra-estruturas crescem gota a gota. Felizmente Portugal e o Mundo estão a ficar fartos de políticas de esquerda e Alcochete já se encontra em mudanças pois graças a Deus o isolamento mental dessa belíssima vila terminou aquando da construção da ponte Vasco da Gama.

Unknown disse...

Não sei quem é o pseudónimo Matos, mas não estou de acordo que se eliminasse o respectivo comentário.
Na verdade as palavras de Matos eram inflamadas, mas no contexto do que se vive em Alcochete, feudo de "...verdadeiros comunistas..." (Melo, 12/Out.), talvez fossem compreensíveis.
Por exemplo, quando eu tenho um projecto para a contrução de uma casa na câmara de Alcochete há nove meses e estou sem licença para obras, se eu escrevesse qualquer coisa na linha de Matos, não seria compreensível?
Espero que este tipo de censura não aconteça muito neste blog porque eu sou de direita mas não fascista nem comunista.

Sérgio Silva disse...

Sr. Melo
Diga-me por favor o que foi que construiram neste país os "verdadeiros comunistas"???
A Lisnave??? A Siderugia Nacional??? A TAP??? A RTP??? a Reforma Agrária??? e todas as empresas selvaticamente Nacionalizadas pelos Governos do PREC. Todos sabemos onde levou essa construção meu amigo, à Falência ou à subsidio-dependencia,
Alias todos os regimes comunistas do mundo entraram em colapso, o ultimo foi o de Cuba, admitido na primeira pessoa pelo "grande" El Comandante Fidel.
Portanto Sr. Melo, chega de hipocrisia... Já não há comunistas mas sim "oportunistas"....

Unknown disse...

Um comentário eliminado e o segundo enviado hoje não foi publicado... Sr. Melo diga-me por favor quem são esses verdadeiros comunistas que construíram este país pois não conheço nenhum! E páre com a censura neste blog e publique por favor o meu comentário enviado na data de hoje! Tenho o direito à minha resposta/defesa bem como à minha opinião e deixe de dizer que a remoção se deve à linguagem utilizada! Ponha as convicções de lado e respeite a opinião dos outros, pois de outra forma muito brevemente farei eu a publicação num novo blog chamado "Praia dos Moinhos - As coisas que não se podem dizer". Sabe é que os blogs são gratuitos e cada um pode ter o seu!

Sérgio Silva disse...

Sr. Matos
O Sr. Melo no "praia dos moinhos" apenas é autor do blog, ou seja, apenas tem permissões para publicar os seus próprios textos e
comentários, apenas têm premissão para validar todos os comentários, os dois administradores do blog, que no caso sou eu, Sérgio Silva e o Zeferino Boal.
Se quiser leia o meu comentário à Nota editorial - 2, está lá explicado o porquê da não validação dos seus dois comentários anteriores.

Melo disse...

Com outra pergunta respondo às vossas.
Quem foi que colocou o país da forma que está?
Será que foi o PCP?
Caros amigos, afinal onde está a hipocrisia?
Relembro aos senhores que o país sempre foi governado pelos dois maiores Partídos do país, logo haja algumas personalidades que queiram que o orçamento seja viabilizado.
Talvez para esconderem alguns podres que se têm vindo a acumular há decádas...
Ou será que querem que este distrito vire à direita?

Saudações Alcochetanas

Sérgio Silva disse...

Sr. Melo,
Segundo a Deco, o distrito de Setubal é o distrito com o pior indice de qualidade de vida do país... Será que é por ser quase totalmente governado por Comunistas???
Veja o link: http://www.deco.proteste.pt/direitos/qualidade-de-vida-inquerito-em-76-cidades-s487991.htm

João Pinho disse...

Pelo que conheço da excelente intervenção do Presidente da Comissão Politica Concelhia do PSD/Alcochete efectuada no dia 18SET2010 durante a Convenção Distrital do Partido em Montijo,essa intervenção aqui neste Blogg não aparece na sua totalidade, o último parágrago não consta no texto publicado,certamente por um lapso ocasional.Assim, seria útil a sua integral reprodução até para que todos neste espaço de debate e pluralidade se apercebam da qualidade do que foi transmitido e do que na realidade vai acontecendo no Concelho,designadamente ao nível de práticas públicas de gestão.Aqui deixo esta indicação à consideração de Sérgio Silva e Zeferino Boal.
Por último,aproveitando o espaço,apraz-me registar que o pensamento e a visão estratégica de Luíz Batista,associados à competência,experiência, capacidade e espírito de iniciativa que a nova Comissão Politica Concelhia/Alcochete tem vindo a patentear nestes poucos meses de actividade,permitem pensar que Alcochete tem futuro e que há gente capaz de implementar nesta vila uma politica de gestão autárquica assente no primado da excelência.Servir Alcochete,erradicar o "modus operandis" actual e dar ao Concelho uma oportunidade de mudança parece ser para o PSD um desafio para o devir. Oxalá tenham sucesso...

Sérgio Silva disse...

Caro João Pinho,
Já foi corrigido o lapso, agradeço desde já a chamada de atenção que atentamente teve a amabilidade de fazer.