05 outubro 2010

Escola El Rei D. Manuel I, Superlotada!

A Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Alcochete está a rebentar pelas costuras, uma escola denominada de T-30 (30 turmas), está neste momento a funcionar com 46 turmas, e já teve que enviar alguns 7º anos para a Escola Secundária de Alcochete.
Esta é uma situação cada vez mais insustentável para os Alunos, Pais e Corpo Docente e Não Docente.
Quem é o responsável por esta situação, é a pergunta a que se torna imperioso responder…
Quando começou o ano lectivo, assisti nas televisões a Professora Isabel Alçada (Ministra da Educação) e o Eng.º José Sócrates a afirmar que a abertura do ano lectivo foi um sucesso, e que todas as escolas do país abriram com todas as condições exigíveis para uma escola de excelência.
Será que Alcochete fica em Espanha????
Pois é..., a nossa única escola no concelho do 5º ao 9º ano, tem 16 turmas a mais, um refeitório com capacidade para 80 alunos (cerca de 8 turmas!), falta de pessoal não docente (previsto pelo Decreto Lei 144/2008 do Ministério da educação – que pode consultar aqui), e muitas mais carências.
De uma vez por todas vamos falar claro e com verdade, a responsabilidade desta situação é do Ministério da Educação, tutelado pela Ministra Isabel Alçada, que tem vindo a fazer orelhas moucas a todos os relatórios, pedidos e solicitações que tem sido enviadas pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete.
Gostaria no entanto, de lançar o repto ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco, que interceda junto do Ministério da Educação, no sentido de fazer a necessária pressão, quer directamente, quer através dos órgãos de comunicação social, e exija a rápida solução deste grave problema.
Aos outros Partidos Políticos com assento na Assembleia Municipal peço o vosso maior empenhamento na tentativa de resolução desta grave carência que nos afecta directa ou indirectamente, mas sobretudo, em defesa de uma verdadeira “Educação de Excelência”.

As Crianças Merecem!

4 comentários:

Unknown disse...

Sr. Sérgio Silva,
Não precisa de colocar o meu post, apenas quero colocar-lhe uma dúvida porque não tenho qualquer conhecimento, a lei que enumera no seu texto, prevê que o governo transfira para os municípios a competência de gestão de pessoal não docente, definindo apenas a sua formula de calculo.
No nosso Município isso já acontece?
Obrigado

Sérgio Silva disse...

Caro António Manuel,
Neste momento, a transferência de competências ainda não se verificou, uma vez que não basta passar a "batata quente" para o municipio, sem garantir a forma de financiamento minimamente necessário ao correcto funcionamento da escola.
No entanto, na minha opinião pessoal, essa transferencia de competencias já deveria ter ocorrido, pois sou a favor da descentralização de poderes, pois seria muito mais facil, quer ao Agrupamento de Escolas, quer às Associações de Pais, a mobilização reivindicativa junto do Largo de São João, do que na 5 de Outubro em Lisboa. No entanto compreendo a posição do actual Vereador da CMA, Dr. Paulo Machado, em relação a esta temática, pois é impossível fazer "omoletes sem ovos", se é que me estou a fazer entender....

Unknown disse...

boas! o sr vereador paulo machado nao tem tempo para isso , mas sim para festas, vestir-se á marialva e espatifar carros da autarquia em viagens particulares fazendo transporte escolar com os filhos. Quem paga isso tudo , o povo que anda cego

Unknown disse...

Obrigado pelas informações prestadas. Concordo em pleno com o Sr. João, o Sr. vereador não tem tempo para assumir tal responsabilidade, é muito mais importante andar a pavonear-se e assim sempre podem dizer que a Culpa é do Governo!!! Ou melhor tudo o que não acontece no Município de Alcochete tem um culpado o "GOVERNO".