06 abril 2009

Mais 35% de desempregados num ano


Baseado em dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o gráfico acima (clicar sobre ele para ver versão ampliada) ilustra que, em Fevereiro do ano passado, existiam 383 desempregados em Alcochete (acrescento serem 211 mulheres e 172 homens). Em Fevereiro deste ano o número de desempregados subira para 520 (número de mulheres e homens era idêntico: 260).
O aumento de 35,7% no número de desempregados, em apenas um ano, parece-me justificar o alerta geral.
O gráfico também permite perceber que o fenómeno se agravou, nitidamente, a partir do Verão.
Por outro lado, o quadro que se segue
(clicar sobre ele para ver versão ampliada) evita longas explicações. Apresenta a decomposição, relativamente a Fevereiro de 2008 e de 2009, de detalhes como a duração da procura de emprego (há menos ou mais de um ano), se se trata de procura da primeira ocupação ou de novo emprego e ainda a idade e habilitações dos desempregados.


Ainda não vira estes números analisados localmente e, salvo melhor opinião, parece-me justificarem reflexão devido ao potencial risco de aumento de problemas sociais:
a) 35,7% de aumento do número de desempregados em apenas um ano é preocupante, embora a taxa de desemprego no concelho seja baixa;
b) Há dificuldades significativas para os mais jovens encontrarem a primeira ocupação profissional, que para a maior parte será precária;
c) À medida que a idade aumenta (mais de 35 anos) torna-se difícil encontrar nova ocupação profissional;
d) Desempregados com o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário completo são, numericamente, os mais afectados.

9 comentários:

Rogério Pedro disse...

Além da crise internacional (que de facto é real), os grandes culpados desta gravissima situação que se vive actualmente se vive no nosso país, são/foram os sucessivos governos PS e PSD que nos últimos 30 anos (des)governaram Portugal!
Agora, os sábios que argumentem o que quiserem...

Rogério Pedro disse...

QUIS ESCREVER: ...que se vive actualmente no nosso país,...

Unknown disse...

Você não tem vergonha de vir para aqui com o discurso mais rasteiro dos comunistas mais rasteiros?
Desconfio que o meu amigo não respeita a própria inteligência nem a dos outros.
A crise internacional e a crise que se vive no nosso País é a mesma.
Tudo isto é obra de políticas de Estado de cariz socialista: alto e rápido crédito para toda a gente ter casa e carro...Acha que isto não deve nada a essa mania socialista da igualdade? (Eu emprego o adjectivo "socialista" num conceito mais abrangente). Acha que uma política liberal (sentido europeu) e conservadora tem alguma coisa a ver com isto?
O mal disto tudo está nos Madoffs deste mundo, homens que se sobrepuseram ao mercado que os fez. Ora esta estirpe de homens, verdadeiros parricidas económicos, estão de mão dada com todas as esquerdas à escala planetária.
Há muita gente com uma mentalidade de esquerda no PSD. Quem não sabe isto? Eles, esses esquerdóides do PSD, escondem as suas ideias marxistas com a palavra "pragmatismo" a fim de que possam dizer aqui e agora o que amanhã poderão desdizer noutro sítio. Mas isto é justamente o que fazem todos os esquerdalhos de todos os espaços e tempos.

Unknown disse...

Volto ainda para dizer o seguinte: você julga que se as instituições dos EUA estivessem controladas pelas esquerdas, o Madoff estava preso?
Para as esquerdas, os Madoffs são ouro porque peças preciosas para a destruição do livre mercado.
Na verdade, o mundo está dividido em dois grandes blocos: de um lado os colectivistas, do outro o livre mercado.

Rogério Pedro disse...

O senhor professor é que deve sentir-se envergonhado e embaraçado por pertencer a uma classe politica que fomenta o capitalismo e a desigualdade social!
Já cá ando neste mundo há várias décadas, e sempre me lembro deste país andar em crise!
Sempre me lembro dos governantes e apologistas das politicas de direita (ver PS) fomentarem a corrupção, e sacrificarem os pobres para engordarem os ricos!
Em Portugal, se um pequeno/médio empresário tiver dificuldades de tesouraria e consequentemente não poder cumprir as suas obrigações fiscais, o Estado penhora-lhe a casa, o carro e o futuro!
Em Portugal, um grande empresário ou banqueiro, se por qualquer motivo não cumprir as suas obrigações fiscais, o Estado perdoa-lhe essa divida ou dá-lhe dinheiro, tornando o seu futuro ainda mais risonho!
Em Portugal podemos ser comprovadamente corruptos, pagar 5 mil eurozitos, porque logo de seguida somos nomeados para um cargo público (ver BragaParques)
Portanto senhor professor, admitamos de uma vez por todas, que somos um país de centenas/milhares de Madoffs encapuzados!
O senhor professor pode alegar, mistificar, contornar, provocar e até esperniar. Continuará sempre a ser parte do problema e eu parte da solução, como o senhor professor também foi um dia!
Passe bem!

Unknown disse...

Eu é que me sinto "...envergonhado e embaraçado..." por responder aos seus clichês comunistóides, verdadeira humilhação para mim.
Seja como for, não sou um homem envergonhado, mas de rosto erguido; não sou um homem embaraçado, mas livre.
Eu não pertenço a CLASSE política nenhuma. Faça o favor de não projectar sobre mim categorias marxistas.
Sim, estou a favor e defendo o capitalismo liberal, o único que dá liberdade e prosperidade às pessoas.
Sou a favor da desigualdade porque defendo com todas as armas a minha individualidade. Está a seguir-me e a perceber-me?
Nós não somos todos iguais se nos reportarmos ao plano individual. Por exemplo, aproveitando o facto de estarmos na Páscoa, para mim é uma evidência maior que dois e dois igual a quatro a verdade de que Cristo ressuscitou em carne. Não podia ser de outra forma se quisermos salvar a unidade corpo e espírito que o homem é. Por outro lado, fico a saber que o Cristianismo dá uma importância máxima ao corpo, templo do Espírito Santo, razão por que o não posso prostituir. Eu pergunto-lhe: quantos percebem isto? Infelizmente poucos. Somos todos iguais como indivíduos? Não! Até na espiritualidade há uma desigualdade entre os homens, embora ninguém esteja excluído do plano da salvação que Cristo, a Estrutura da Realidade, a todos oferece.
Quando o Sócrates protesta que é de esquerda (única verdade que eu lhe ouvi dizer aos portugueses) como é que o PS é de direita? Ora você!!!
Ouça, a corrupçãp está contra a lógica do livre mercado que o comunismo odeia e a direita defende. Então como é?
Sabe uma coisa? No fundo, o comunista e o revolucionário que há dentro de cada comunista o que quer é o carro topo de gama que pertence ao rico. Pode crer que esta é a verdade que todo o milhafre comunista conhece, mas que difarça para todos os idiotas úteis.
Eh pá, você é o mais belo cromo que eu já "vi" na minha vida com a vantagem sua de que sabe quem eu sou e eu estou a dirigir-me a quem não sei quem é! (Moral comunista!). Claro que uma política de esquerda como é efectivamente a de Sócrates ataca os pequenos e médios empresários porque são estes os verdadeiros representantes do capitalismo que dinamiza o mundo. É contra este capitalismo sadio que estão todas as esquerdas, destacadamente o comunismo. É este capitalismo que é a grande ameaça ao avanço do marxismo, "filosofia" do comunismo. Então você não consegue descobrir isto? Ora bolas!
Não poucos dos grandes empresários e banqueiros (megacapitalistas) estão de braço dado com as esquerdas de todo o mundo. Mas como o meu amigo não consegue ver estas coisas? Mas não desanime porque eu também já fui um alienado, sobretudo quando acamaradei com homens como você...ideologicamente falando! Se calhar, aposto que passo pelo meu amigo e nos cumprimentamos com grandes sorrisos e palavras giras.
Finalmente, lamento muito que diga que "...somos um país de centenas/milhares de Madoffs encapuzados». É nesta conta que tem o povo português? Deus lhe perdoe. Mas eu sei o que, com consciência ou sem ela da vossa parte, vos leva a pensar assim! Mas isso dava um discurso do tamanho do que acaba agora.

Rogério Pedro disse...

E porque estamos na páscoa, tenho cá para mim que Jesus Cristo na sua época adoptou uma postura de vida ideológicamente semelhante àquilo que viria a ser a filosofia Marxista.
Jesus Cristo, foi um homem diferente, que pugnou por lutar pela liberdade, pela igualdade entre os homens. Adoptando esta postura, Jesus Cristo, contrariou sériamente os interesses dos capitalistas/sectaristas instalados nessa época. Aliás, foram esses mesmos interesses instalados, que tudo fizeram para que o mesmo fosse humilhado perante aqueles, pelos quais tanto se sacrificou, e posteriormente morresse crucificado.
Neste epílogo, não esqueçamos o papel fundamental do seu "amigo" Judas.
Na actualidade, temos muitos homens (Sócrates) que abraçaram/abraçam partidos de ideologia esquerdista (PS) para depois aplicarem politicas de direita. Não serão eles também Judas dos eleitores que neles confiaram?
Concluindo, estou plenamente convicto que se Jesus Cristo vivesse nesta época, certamente seria seguidor da verdadeira esquerda Marxista!
Continuo a afirmar os regimes capitalistas (EUA) e seus seguidores (Portugal de hoje) sugam e conduzem a seu belo prazer os destinos do mundo!
Agora, temos sempre duas opções, ou lutamos para alterar esse estado de coisas, ou não lutamos...
Não conheço o senhor professor pessoalmente, sendo possível que me cruze consigo na rua e lhe diriga palavras bonitas. Não o faço certamente por questões de igualdade, faço-o, porque além de sempre cumprimentar as pessoas que conheço, cumprimento também quem não conheço e me cumprimenta!
Passe bem!

Unknown disse...

Este é o último comentário que faço a textos seus.
Infelizmente, já passei, há muitos anos, pelo estádio intelectual que o meu amigo vive agora.
Separam-nos anos luz.
Então acha que o Evangelho da Cruz poderia piscar o olho ao marxismo? E onde é que nesta ideologia verdadeiramente patológica cabe o Pai de Jesus Cristo?
Se o marxismo é a inversão da realidade, como poderá coadunar-se com a Realidade Suprema que é Cristo, senhor pela Criação?
Ouça, o espírito do capitalismo está intrinsecamente ligado ao espírito da civilização judaico-cristã. Quando se diz, "Não roubarás", está-se a dizer que todos deveremos comer com o suor do nosso rosto e que, como disse São Paulo, "quem não trabalha, não come!.
Portanto, se não posso roubar, eu tenho que fazer qualquer coisa que posso trocar com outra qualquer coisa que outro faça. Levo a cabo essa troca, se eu valorizar aquilo que o outro faz e que eu quero. Eis uma pálida imagem do que é o livre mercado.
Você não percebe! O Sócrates é um homem de esquerda que está à frente dum partido de esquerda que, obviamente, leva a cabo políticas de esquerda.
Por exemplo, o asfixiamento das pequenas e médias empresas é uma política cuja dinâmica tem a ver com as práticas de esquerda de todo o mundo. As pequenas e médias empresas são a espinha dorsal do capitalismo tradicional, esse que as esquerdas à escala planetária quer destruir.
Você até pode ver o PC defender pequenos e médios empresários, mas isso é uma estratégia conjuntural para o alcance do poder.
O partido comunista só visa o poder, ainda que não tenha pressa nenhuma. O que o partido comunista quer é aquilo que agora tem o PS, isto é, o poder. Então vá de fazer e dizer tudo para, perante uma opinião pública fragilizada, sacar o máximo de votos aos xuxalistas. Como você não vê isto?

Rogério Pedro disse...

Senhor professor,
Posso extrair do seu texto que:
Quem não chora não xuxa!

Já agora dou-lhe conhecimento que São Paulo não tem razão! Conheço muita muita gente trabalha muito e não come nada, e muita muita muita gente que "come muito" e não trabalha nada!
E parece-me ser esta constatação que o senhor professor defende e preconiza!

Imagine, como eu disse à pouco, que Jesus Cristo vivia no nosso tempo, e que era candidato à Câmara Municipal pelo Bloco de Esquerda...
Queria ver como o senhor professor descalçava esta bota...

Passe bem!