27 junho 2007

Ai a água, a água!

Em 2005, na vila de Alcochete, três análises à água de consumo humano apresentaram resultados que violavam os valores-padrão legalmente estabelecidos.
Quem tiver dúvidas consulte estes relatórios do IRAR (Instituto Regulador de Águas e Resíduos), particularmente o quarto volume.
Mais uma vez, só dois anos depois tal vem a saber-se e desde que se consulte o Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal. Coisa que a maioria não fará, seguramente.
Estas coisas – ao contrário de outras apenas do interesse de senhores e senhoras do sistema e por isso difundidas de todas as formas possíveis e imagináveis – deveriam saber-se em tempo oportuno, por todos os meios disponíveis, e ser devidamente esclarecidas.
Todavia, enquanto as pessoas não se organizarem nem o exigirem, veementemente, continuarão a sabê-las tarde demais.
Este é um assunto recorrente e daqueles em que uma só pessoa nada conseguirá alterar.
A cada um cabe decidir se deseja seja tratado como cidadão, beduíno ou camelo e agir em conformidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai a água, ai a água!Andamos todos a "meter água".Com informações relativas a 2005, só mortos deveríamos estar...

Tenho uma pessoa amiga que vive na Rua da Liberdade e que não consegue beber a água da torneira e mais, devido ao cheiro (que ela classifica como de bafio)tem dias em que até tomar banho é difícl.

Fonseca Bastos disse...

São tantos os problemas com a água que já nada me surpreende. Começo a crer que alguém anda a fazer a cama para nela se deitar...