24 abril 2008

O 25 de Abril e Alcochete


O 25 de Abril foi uma revolução?
Eu conheço algumas revoluções na História do Ocidente, quais sejam a nova concepção do tempo, da liberdade, do corpo, etc., trazidas pelo Cristianismo no dealbar da escravião (império Romano) para a servidão (Idade Média).
Agora o tempo é o caminho, a liberdade é empresa do homem, o corpo é para a ressurreição (espiritualização da carne).
Outras revoluções no decurso da nossa Civilização foram a passagem da visão teocêntrica para a antropocêntrica, dentro desta o Iluminismo, os grandes meios de transporte e comunicação, recentemente a electrónica, etc.
O 25 de Abril trouxe a mudança ao povo Português? Antes de responder a esta pergunta, nada melhor do que analisar o que se passa na comunidade alcochetana, um microcosmos típico de todo o Portugal.
Vemos que a Câmara comunista não cumpre as promessas eleitorais, nomeadamente a da criação do Conselho Municipal, espécie de senado interdisciplinar cujas deliberações se ergueriam em referência para os órgãos autárquicos.
Vemos que os autarcas não descem ao encontro do pulsar das populações, vivendo de costas para estas e considerando um grande passo em frente a deslocação das reuniões camarárias para edifícios das Juntas de Freguesia e outros lugares do Concelho.
Vemos que não há interactividade dos eleitos com os munícipes através das novas tecnologias, nomeadamente a Internet.
Vemos, finalmente, que o site da Câmara é um monturo de informação neutra que causa verdadeira repugnância a qualquer internauta exigente.
Onde está a mudança de mentalidades na nossa terra?
O 25 de Abril foi uma revolução?

1 comentário:

Fonseca Bastos disse...

Leiam-se as páginas 2, 3 e 4 do «Público» de hoje (25 de Abril).
Os generais dizem o que muita gente cala.