16 abril 2008

João Marafuga a Jorge Giro


Jorge

Lá vão os tempos do professor João Marafuga e do aluno bem comportado e respeitador Jorge Giro.
Nessa altura estavas bem longe de imaginar que um dia pudesses ser um deputado municipal apoiado pelos comunistas.
Vais conseguindo transformar a tua escrita num processo cada vez mais submisso ao teu pensamento que muito deve à ideologia e pouco ao rigor de uma análise objectiva às coisas.
Não posso estar aqui a discorrer circunstanciadamente sobre o que é direita e esquerda, duas categorias políticas que para mim fazem todo o sentido, mas sempre te vou dizendo que num governo de esquerda temos a preponderância do Estado sobre a sociedade; num governo de direita já a sociedade vem à frente do Estado.
Ora tudo o que tu denuncias na edição de hoje do Jornal de Alcochete é exactamente o que diz a SEDES e que citas no teu artigo: "O Estado tem uma presença asfixiante sobre toda a sociedade". Então, Jorge, o Governo Sócrates está na área da esquerda, daquela à qual tu pertences.
Como descalçarás esta bota sem faltares ao respeito intelectualmente a ti próprio?
Eu conheço-te, Jorge. Tu não estás a pensar uma coisa e a escrever outra. Este teu antigo professor já passou por esse estádio mental. Felizmente tive a coragem de me evadir dele. Foi doloroso, mas a alegria e liberdade que sinto hoje é do tamanho do céu.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ao contrário de ti, o Jorge é livre. Tu, tu sim, vives amarrado à tua própria criatura que um dia te prendeu.

Caminha de peito aberto, não vivas de olhos vendados, liberta-te!!!

Anónimo disse...

"O Jorge é livre" dava um bonito título para um filme Russo. Considero o Sr. Marafuga um excentrico da escrita mas desta vez tenho que concordar com ele. Onde anda aquele Jorge que adorava divertir-se... que no Carnaval se mascarava... que já há muitos anos fazia as declarações do IRS a muita gente e cobrava uma nota preta? Acorda Jorge...Olha que já andas a dormir há tempo de mais:Ou talvez não! desempregado deves ter visto na política a tua tábua de salvação. Porquê Jorge? Porquê o PCP ? Eras tão bom rapaz e agora ficaste agressivo e conflituoso! Jorginho...meu filho! Se realmente é o regime comunista que queres porque é que não vás para a Russia! Ou para Cuba (mas não de férias) trabalhar. Estou certa de que voltavas na hora e dizias...PORTUGAL É UM PARAISO.
BEIJOCAS GIRO

Anónimo disse...

Sr FBastos, como leitora do seu blog, há coisas que não sendo politicas ofendem certas injustamente pessoas. Eu, como tenho muita estima pelo Jorge (que o trato quase como um filho) agradecia-lhe que publicasse o seguinte comentário:


O comentário proferido pela "pseudo protectora do Jorge" deve-se referir naturalmente a outro Jorge, se o seu comentário se referiu a este Jorge que conheço e ao qual o Marafuga se refere também, a Senhora está cheia de má fé!
O Jorge é aquele que o Marafuga tão bem falou e conheceu nos tempos da relação professor/aluno. Parece é que as pessoas por vezes olham os outros de maneira diferente, quando estes tomam opções contrárias às suas ideias ou ideologias.
Deixe-me que lhe diga que o Jorge é um excelente rapaz, nasceu e ficou até casar, na rua onde actualmente (com 66 anos)ainda resido, e onde por todos é estimado.
Ainda este ano o vi (bastante divertido) trajado a rigor no desfile de Carnaval integrado no curso da Fundação João Gonçalves Júnior, que percorreu as ruas da Vila. Recentemente o vi com um grande grupo de amigos, onde estavam todos muito divertidos.
Sei que o seu pai era uma grande Comunista e um grande trabalhador (excelente vizinho e pessoa muito estimada e respeitada neste Concelho).
Não sei se o Jorge é comunista ou independente, penso que acima de tudo (tal como eu) partilha e defende as politicas e as pessoas do actual executivo camarário.
O Jorge, garanto-lhe, desde que a Fabrica do Alúminio encerrou há uns anos, se estabeleceu por conta própria. Nunca o vi desempregado! Dúvido até que exerça algum cargo ligado à politica que seja remunerado.
Já que parece conhecer (?)o Jorge, é deve-lhe ter alguma intimidade (para lhe chamar Jorginho), porque não fala com ele e dá-lhe todos esses conselhos e avisos pessoalmente?
Não é correcto, o facto de você, maldosamente o querer enviar para Cuba ou para a Rússia e proferir públicamente falsas declaraçãoes sobre a sua pessoa. O Jorge é um jovem que estando num pais (ainda) livre toma as opçõpes que entende.
Uma coisa lhe garanto, o Jorge (e porque o conheço muito bem) é pessoa muito conhecida, muito conhecedora, muito respeitada, muito respeitadora, muito trabalhor, amigo do seu amigo e que tem muitos amigos e conhecidos que o apoiam! Como ele não é capaz de dizer não aos amigos, estes estarão certamente sempre com ele!
P.S.
Falo em leais e reais amigos e não em interesseiros ou oportunistas!

M.J.Costa

Anónimo disse...

Só agora li estes comentários e não conheço, nem sei quem é o Jorge, porém a resposta não podia ser mas clara. Segundo M.J.Costa "ele não é capaz de dizer não aos amigos" por isso mesmo é que aceitou fazer parte das listas da CDU. Não conseguiu dizer Não.