13 novembro 2010

Ser de direita e combater a corrupção

Ser de direita e combater a corrupção não é tarefa fácil, razão por que devemos ter muito cuidado no pensar para que o fazer não se erga em ridícula contradição.
Uma das maiores bandeiras da direita sobre as utopias de todos os socialismos é o natural reconhecimento de que é imperfeita. Se assim é, como combater a corrupção que é uma imperfeição? Na verdade, o conceito abstracto de corrupção não se desliga desse outro bem concreto que é o corrupto. Ora este é sempre homem.
Se qualquer ser humano nasce com o mecanismo do mal entranhado em si, conforme defende toda a antropologia cristã, não é possível acabar com a corrupção de uma vez por todas à face da terra.
Contudo, é possível controlar a corrupção através de uma justa intolerância a fim de remeter mal tão nefasto para patamares que não prejudiquem a saúde dos regimes democráticos.
Eu defendo «...um enquadramento penal vigoroso em relação aos crimes de corrupção [...]. Estes crimes estão seguramente entre os mais graves por envolverem o desrespeito pela comunidade nos seus bens e expectativas [...]» (Programa do CDS-PP).
Só assim se torna exequível «...constituir uma sociedade onde os direitos de propriedade sejam eficazmente protegidos e democratizados ao maior número» (ibidem).

12 comentários:

Zeferino Boal disse...

João Marafuga, faz bem em trancrever o programa do partido e falar em combater a corrupção. Sobre este tema tenho o orgulho pelos princípios e valores que defendo puxar pelos meus galões de serviço à Pátria e testemunhar o que é dificil combater. Pergunto-lhe que contributo já deu para combater?
Está dsiposto a aceitar riscos e combates. Se um Presidente de Partido o tentar convencer para afrouxar um determinado em troca de benesses até porque o patido está envolvido noutros casos nebulosos, qual é a sua decisão João Marafuga?

Unknown disse...

E se a versão de «...um Presidente de Partido...» for outra?
E quanto a matéria de combates, penso que poderei dispensar as lições do Zeferino...com a devida vénia!

João Pinho disse...

Como imperativo ético, o combate contra a corrupção é transversal a todos os partidos e correntes de opinião.
Aos signatários dos comentários anteriores direi apenas que se torna irrelevante discutir o indiscutível...afinal combater a corrupção é dever e obrigação de todos nós!
Não gastemos energias com polémicas supérfluas, o combate dos democratas deste concelho consiste em tudo fazer para erradicar os comunistas do poder na autarquia e ajudar a afastar os socialistas do governo do país...
Ciente da v/atenção e com os melhores cumprimentos.

Zeferino Boal disse...

É verdade que o combate à corrupção é dever de todos nós enquanto cidadãos.
É verdade que é transversal aos partidos, infelizmente não se pode seleccionar ideológicamente.
Não são imperativos éticos, são missões de serviço público que nem todos têm coragem de o desempenhar porque causa muita perturbação na sua vida particular e entre outras condicionantes.
E também neste casos a solidariedade tornou-se uma palavra vã para muitos.
Aproveito para dar algumas notas a alguns comentários sobre a "Via Justa":
1. Somos todos militantes do PSD e não vamos abrir fractura em nada;
2.Entendemos que é mais ético, mais enriquecedor, mais transparente e dinamizador fazer a discussão pública do que grupo fechado;
3. Temos consciência e sabemos quais os órgãos do Partido, eu próprio tenho estado em sessões de debate no âmbito do GENEPSD e feito intervneções.
Espero que estas pequenas explicações acalmem alguns pensamentos mais negativos, pensei que alguns tivessem a frontalidade e a seriedade de me telefonar e pedir esclarecimentos antes de retirarem conclusões precipitadas.
Mas, já discutam o conteúdo e não a fórmula de apresentação. O país preciso de discussão, de debate e de conhecimento.

Unknown disse...

Sr. João Pinho, estou em pleno com o espírito destas suas palavras: «...o combate dos democratas deste concelho consiste em tudo fazer para erradicar os comunistas do poder na autarquia e ajudar a afastar os socialistas do governo do país...» sic.

Pedro Giro disse...

Alcochete é orgulho de todos, para os que sempre cá moraram e para os que vêm morar de novo...e as ultimas eleições foram a prova disso onde a mesa dos novos moradores cilindrou toda a concorrência.A construção está parada em todo o país e só quem vive a falar mal de tudo não vê isso..o partido comunista está para ficar está bem e recomenda-se...

João Pinho disse...

Sr Pedro Giro
Não estou a ver a relação entre a actual falta de dinamismo no sector da construção civil e a gestão do PCP e independentes no Município de Alcochete. Não quer explicitar melhor...como agora sei que o sr tem acesso a informação privilegiada em consequência de cargo ocupado por familiar, talvez queira explicar melhor a relação construção e PCP.
Fique ciente que o PCP não há-de eternizar-se no poder na autarquia de Alcochete, virão novos tempos de mudança...a tarefa actual dos democratas no concelho é apenas a de tudo fazer para acelerar a sua saída através de decisão soberana do povo. O Estado Novo também se perpetuou 48 anos no poder. A seu tempo chegará o momento dos comunistas...
Bem haja meu caro!

Pedro Giro disse...

Sr. João Pinho houve um lapso da minha parte pois era meu intento o meu comentário anterior ser colocado no Post anterior " Exercício do poder gratuito"
Claro que nada é eterno e o poder também não o é, unicamente quis citar, fruto do bom trabalho que houve um acréscimo da confiança dos Votantes de Alcochete no executivo Camarário em relação ao mandato anterior inclusive dos novos moradores e isto são factos que pode consultar. Quanto á informação privilegiada a que se refere com alguma ironia, respondo-lhe do mesmo estilo; se é privilegiada é mesmo só para os privilegiados!Boa Noite

Unknown disse...

Convém que eu diga que subscrevo inteiramente este último comentário de João Pinho (18/Nov./2010). Não podemos estar no mesmo combate e deixarmo-nos sozinhos uns aos outros.

João Pinho disse...

Sr Pedro Giro
De forma alguma quero utilizar expressões jocosas ou atentatórias da sua dignidade e bom nome...
Mas quero dizer-lhe que obter informação privilegiada dum agente no exercício de funções públicas é nepotismo...o que a ser verdade justifica o devido esclarecimento ou, então, a competente investigação.
Em Alcochete, a autarquia lança muitos concursos e faz inúmeros ajustes directos, pelo que havendo nepotismo nos serviços, isso é grave e deve ser erradicado.A Câmara até tem,para o efeito, um plano de combate à corrupção e infracções conexas...
Julgo que trata-se apenas de lapso de linguagem ou de pura ironia da sua parte, pois recuso-me a acreditar que isso se passe no nosso município.
Para finalizar,gostava que o sr aprofundasse o assunto relativo ao facto da construção civil estar parada em todo o país, consequentemente em Alcochete, e o que isso possa ter a haver com o PCP. Parece tema interessante...
Queira aceitar as minhas saudações pessoais e democráticas.

Pedro Giro disse...

Sr. João como lhe disse retorqui com ironia ao seu comentário e não esteja a querer inverter a verdade dos factos pois está aqui gravado e quem falou primeiro na palavra "privilegiado" foi você. Quanto á relação da autarquia com construção estar parada em Alcochete pergunte ao Sr. Marafuga pois ele é que no seu artigo:
" Exercício do poder gratuito" alude ao assunto.
Boa Noite e espero que este assunto esteja encerrado entre nós.

João Pinho disse...

Sr Pedro Giro:
Apesar de não ficar esclarecido mas respeitando a sua vontade, concerteza que o assunto fica também para mim igualmente encerrado.
Bem haja!