07 novembro 2010

Inversão psicótica

Estou com preguiça de saber com rigor o nome daquele serviço da Câmara por baixo da antiga biblioteca no Largo do Troino.
Quando lá vou, bato por delicadeza nos vidros da porta que não está aberta e logo apressurada vem uma menina que a abre e especa-se frente a mim, ficando eu de fora a expor o meu problema como pedinte a pedir esmola.
Eu fingia não perceber este manifesto desprezo pelo munícipe para ver se conseguia levar a água ao meu moinho sem grandes agitações.
No fim da semana passada entendi proceder de outro modo. Uma vez no pátio de tantas brincadeiras da minha infância, cheguei ao pé da porta, abri-a e entrei, ao mesmo tempo que a mesma menina corria contra mim. O levantar da minha mão direita fê-la estancar e encostar-se à parede, desimpedindo-me o caminho. Quando cheguei ao antro disse:
-Esta casa não é minha, mas também não é vossa!
Logo um indivíduo que eu nunca conheci disse rispidamente:
-Identifique-se, faça favor!
Respondi:
-Meu nome é João José da Silva Marafuga e sou alcochetano.
Felizmente que do lado de quem me interpelou primeiro não tive mais palavra.
Vai a responsável pelo meu processo e pergunta-me o que quero como se eu quisesse alguma coisa que me fosse completamente alheia. Digo-lhe ao que venho. Diz-me que não está ali ocupada só com o meu processo. Que tem mais que fazer. Que a culpa do meu caso não é da Câmara. Que é do meu projectista...
Quer dizer, o que ela disse, é que, digo eu, a culpa pelo atraso do meu processo é minha porque a responsabilidade da escolha de quem escolhi para me fazer o projecto a mim pertence.

5 comentários:

arthur disse...

boa noite. eu sou do brasil e li o artigo sobre os manuscritos de josé estevam ( http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/02/onde-esto-manuscritos-de-jos-estevam.html ), e gostaria muito de saber se o dr. elmano alves falado no artigo é o dono do escritório f. elmano alves (rua antero de quental, 23, lisboa). por favor, essa informação é muito importante para mim. caso prefira, me envie um e-mail: arthur_severiano@hotmail.com

Unknown disse...

Estou impedido de construir a minha casa. Eles não deixam.

Unknown disse...

Sou um homem de 60 anos; professor na Escola Secundária Jorge Peixinho durante quase trinta anos; Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa; alcochetano.
Assumindo-me responsável único por todos os meus actos, DECLARO QUE SOU PERSEGUIDO PELOS COMUNISTAS NA MINHA PRÓPRIA TERRA POR RAZÕES POLÍTICAS.
Mas os comunistas, não chegando a minha pessoa para se cevarem nela, estendem o ódio deles à minha própria família, não escapando o meu próprio filho que, na atitude pueril mas também humana de dar de beber a uma cadelinha num bebedouro público, foi monstruosamente agredido pelo ex-vereador comunista de muitos mandatos e actual membro da Assembleia Municipal, António Luís Lucas Rodrigues.

Unknown disse...

Será que eu sou perseguido pelos comunistas nesta minha terra de Alcochete também por ser um cristão católico convicto e um militante do CDS-PP?

Miguel Saturnino disse...

Será GTL(Gabinete Técnico Local)?