06 fevereiro 2007

Parabéns ao Desportivo Alcochetense!


É da mais elementar justiça felicitar jogadores, técnicos e dirigentes do Grupo Desportivo Alcochetense pela actual classificação no Campeonato Nacional de Futebol da III Divisão, série E: após 16 jornadas, no início da 2.ª volta da competição, a equipa de seniores situa-se no segundo lugar, com 31 pontos, estando três pontos abaixo do líder (Caniçal) e dois pontos acima do 3.º classificado (Carregado).
Uma vez que subirão à II Divisão Nacional “B” os dois primeiros classificados das séries regionais, neste momento o Alcochetense está em condições de poder igualar um feito que não sendo inédito no seu historial é raríssimo.
Presentemente soma nove vitórias, quatro empates e três derrotas; marcou 22 golos e sofreu 14.
No próximo domingo defrontará O Elvas (12.º classificado), no estádio de Alcochete.
Segundo uma análise estatística, até ao momento o Desportivo tem a segunda melhor defesa da competição e só o ataque está a meio da tabela de produtividade.


Nas restantes categorias das competições distritais as classificações são modestas.

Em Juniores está em 9.º lugar ao fim de 14 jogos, abaixo do habitual em épocas anteriores.

Em Juvenis não se apresenta melhor: 8.º lugar após 13 jornadas.
E em Iniciados a classificação é ainda pior: penúltimo lugar após 13 jornadas.

8 comentários:

"Mister" Luis Proença disse...

Já tive aqui oportunidade de destacar a fantástica carreira que o GDA vem efectuando na corrente edição do Nacional da IIIª Divisão , «correndo o risco» de ter de subir de divisão data a excepcional regularidade que vem exibindo , fruto sobretudo do trabalho assinalável de um treinador e de um conjunto de jogadores e de uma direcção que tem pautado a sua gestão desportiva por critérios de rigor que permitem a consolidação e o aumento dos níveis de confiança do plantel.

O sucesso da equipa sénior do GDA acarreta contudo um risco colateral. A óbvia continuidade na secundarização da importância do futebol de formação , realidade que , ao contrário dos anos anteriores , é desta feita esbatida pelo sucesso da equipa sénior , que naturalmente centraliza mais do que nunca as atenções dos sócios e simpatizantes do clube.
No inicio da época estranhei a escolha de alguns nomes para o futebol de formação , tendo-nos parecido terem prevalecido critérios mais ligados ao factor "amizades" do que própriamente ligados à qualidade. Ressalvei contudo desde o início que teriamos de aguardar pelo final da época para proceder a uma avaliação do trabalho desenvolvido em competição no futebol juvenil. Mantenho que devemos manter a confiança nos nomes escolhidos pela direcção para orientarem as equipas do futebol juvenil do clube até ao final da época. Há contudo alguns sinais preocupantes , destacando a situação dos iniciados , cuja descida à IIª Divisão seria um gigantesco passo atrás na elevação do nível competitivo dos jogadores formados no clube ao arrepio de tudo o que sempre defendi enquanto fui treinador no clube e que defendo enquanto sócio no que concerne a um projecto para o GDA. No que respeita aos restantes escalões , também considero preocupantes as classificações modestas que ocupam , não só porque tenho conhecimento que actual direcção fez um esforço de melhoria das fracas condições de trabalho que tinhamos nas épocas anteriores , mas sobretudo porque o nível competitivo do campeonato de juniores e juvenis é esta época mais baixo do que em épocas anteriores. Mas , como referi , falta ainda muito campeonato , e como sempre digo aos meus ex-jogadores que vou encontrando por aí e que ainda estão nos juniores do GDA é preciso acreditar e partir sempre para os jogos com confiança nas suas capacidades , acreditando sinceramente que as coisas vão ainda melhorar em termos classificativos.
De qualquer forma é importante que a direcção não desvie os seus objectivos e promessas em função dos resultados do futebol sénior , aproveitando a oportunidade para endereçar a todos os treinadores e jogadores do GDA votos de sucesso para o resto da temporada.

Viva o GDA

Luis Proença
(ex treinador dos juniores do GDA de 2003/2004 a 2005/2006)

Fonseca Bastos disse...

Esperava esta reacção de Luís Proença e considero-a oportuna para retomar um debate interrompido há semanas. Nessa altura lancei um desafio ao presidente do clube, que ficou sem resposta talvez por ele não o ter lido. Por isso o renovo agora, na expectativa de que alguém lhe faça chegar a mensagem.
É natural que os seniores centralizem (como sempre, aliás) as atenções de sócios e simpatizantes do clube. Mas não entendo em que medida o sucesso da equipa sénior do GDA acarreta o risco colateral de secundarização do futebol de formação, se as camadas jovens são o alfobre natural dos escalões superiores e, sempre que os mais velhos têm sucesso, é habitual aparecerem mais miúdos interessados em tentar a sua sorte.
Verifico, por exemplo, que na actual equipa sénior há quatro ex-juniores do clube: Ivan, Ruben Campos (defesas), Valter Paulista e Paulo Mota (médios) e, curiosamente, é o sector recuado o que tem revelado melhor produtividade em campo.
Oxalá que, quanto ao futebol juvenil, a direcção não seja obrigada a desviar os seus objectivos e promessas em função dos resultados do futebol sénior, sob pena de o futuro ser muito mais complicado que o presente.
E convém ir lançando pistas sobre o dia seguinte – isto é, o que será necessário fazer em caso de subida de divisão – pois há coisas que devem começar a resolver-se hoje e não um mês antes.

"Mister" Luis Proença disse...

Caro F.Bastos ,

O ideal seria efectivamente aproveitar o sucesso do futebol sénior para captar mais recursos humanos de valor para o GDA. Quando me refiro ao risco de secundarização do futebol juvenil, estou precisamente a reportar-me à concentração de mais recursos financeiros no escalão sénior , seja fruto do investimento que será necessário para estruturar uma equipa para competir numa 2ª divisão , seja por força da dinâmica que naturalmente se gera em torno daquela equipa , com a possibilidade de uma menor atenção às necessidades do futebol de formação e respectiva importância num desenvolvimento minimamente sustentado do clube a médio/longo prazo.
Noto ainda que refere o nome de três ex-juniores do GDA que integram actualmente o plantel sénior. Relembro então os nomes dos ex-juniores que integraram o plantel do GDA está época para além dos três referidos no seu comentário: Ricardinho, Jorge Dias , Tiago Ferreira , Paulão , Augusto Manso , João Bolota (todos campeões distritais de juniores em 2003/2004) e ainda Diogo Duarte. Ou seja , no início da época integravam o plantel 10 jogadores que integraram as equipas de juniores que treinei entre 2003 e 2006. Sei que Ricardinho tem sido suplente utilizado. Os restantes desconheço o paradeiro. Foram emprestados a outros clubes para rodarem na perspectiva de poder ser considerado o seu retorno ao clube? Abandonaram? Ainda estão no plantel? Certamente que estas questões nada interessam no actual momento de sucesso da equipa... Como seriam importantes tais questões noutras circunstâncias...

Luis Proença

Fonseca Bastos disse...

A minha fonte de informação foi esta: http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3548&epoca_id=136
Se a fonte é fidedigna ou não, ignoro. No sítio do clube não fui melhor sucedido.

"Mister" Luis Proença disse...

Caro F.Bastos,

Conheço a fonte que refere e também não posso afirmar se corresponde à realidade. De qualquer forma não estou , nem nunca estive à espera de esclarecimentos da Direcção , nem foi esse o propósito do meu comentário. Nada tenho contra o silêncio da Direcção em relação a estes comentários sobre o clube. Respeito-o pois admito que não pretendam discutir questões da vida interna do clube fora do respectivo contexto espacial e temporal. É legitimo. De qualquer forma , ainda que assim não fosse , o mais provável é que o simples facto de eu intervir nestes comentários sobre o GDA , justificaria um «blackout» directivo. Partilho com o Sr. Presidente da Direcção as ideias e promessas que sustentou para o GDA em sede eleitoral . Repito que mantenho algum optimismo em relação ao seu cumprimento. Contudo , há diferenças significativas entre mim e alguns membros da actual Direcção no que respeita à forma de estar no futebol e no que respeita à forma de defender os interesses do clube , que criaram anti-corpos ao longo dos anos em que estive no clube como treinador. É por qualquer dessas razões que , apesar de acreditar que o Sr. Presidente da Direcção do GDA tem conhecimento destes comentários , jamais responderá aos mesmos.

Luis Proença

Fonseca Bastos disse...

Deus me livre de pedir explicações à Direcção do GDA!
Apenas sugiro que nos ajude a ajudá-la, se quiser e for útil.

Alcochetano disse...

Não podemos esquecer o futebol de sete. Tudo acima está correcto, mas escapam as informações relativamente aos escolinhas e infantis, este ultimos na segunda fase do campeonato com excelentes resultados.

Também posso salientar, como assiduo frequentador de jogos, que no plantel senior deste ano, além dos ex-juniores recentes, existem jogadores de mais idade formados no GDA, como Ricardo (Zé Gordo), Fernando (Zé Baba), Jorge, Massaroca, elevando o numero dos formados entre portas.

Fonseca Bastos disse...

Não me referi a Escolas e Infantis apenas porque, no sítio da Associação de Futebol de Setúbal, essa informação estava em actualização.
Ainda agora nada encontrei sobre Infantis no Alcochetense e, quanto a Escolas, a equipa B está em 6.º lugar entre 10 equipas da série H (com um jogo a menos) e a "A" está em 2.º lugar no Torneio Complementar, série C, com duas vitórias e um empate.