24 abril 2012

Somos inquilinos da Câmara

Há pouco, num café desta terra de Alcochete, um alcochetano bem conhecido no nosso meio passou para as minhas mãos um papel das Finanças que logo vi tratar de uma reavaliação à sua casa, traduzindo-se isto em um aumento do valor patrimonial tributário.
Por umas contas mínimas e por alto que fiz ao meu amigo, ele concluiu que ia ter um aumento de 20 euros no IMI.
No meu caso pessoal, que alterei e ampliei uma casa velha, vou pagar de IMI dez vezes mais que pagava da referida casa velha.
Ao mesmo tempo que estou a escrever este texto, de fora estou a ouvir:
«Uma gaivota voava, voava
Asas de vento
Coração de mar
Como ela, somos livres
Somos livres de voar»
Eu pergunto: "somos livres de voar" ou de rastejar?
Do que tenho a certeza é que somos inquilinos da Câmara. Se alguma coisa voa é a propriedade para as garras de comedores. Isto mesmo se vai ver logo no Largo do Poço. O quê? Panem et circenses à custa dos pagadores de impostos...que é destes que eu tenho estado a falar.

NOTA: o que esta gente da Câmara está a fazer é que voltemos ao tempo da pia na cozinha para defecar e ao alguidar no quarto para tomar banho.
-Eh pá, leva-me a sério! Não estou a brincar!

Sem comentários: