03 abril 2007

E se novo aeroporto fosse perto?

Li esta notícia no DN de hoje e, finalmente, parece-me que o "sim" à Ota passou a ser um "nim".
Quanto à questão de saber se as alternativas serão Faias ou Poceirão – visto que, por razões ambientais, Rio Frio e Campo de Tiro de Alcochete parecem-me hoje hipóteses arriscadas – os especialistas que se pronunciem.
Entretanto, tenho verificado que, em Alcochete, há divisão de opiniões quanto à possibilidade de haver por perto um aeroporto internacional.
Segundo uns, quanto mais longe melhor. Para outros, seria importante pólo de desenvolvimento económico de que o distrito carece há décadas.

Sobre isso tenho uma única opinião firme: que nunca haja um aeroporto internacional no lugar da Base Aérea de Montijo, nem o sobrevoo de aeronaves a baixa altitude perto de aglomerados habitacionais significativos.
Conheço alguma coisa da contestação europeia ao ruído oriundo de aeroportos construídos próximos de cidades e bom será que tal sirva de exemplo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há muitos, muitos anos quando se falou pela primeira vez num novo aeroporto vir para Rio Frio e sei, de fonte segura, que o Ministério da Defesa (nem sei se seria esse o nome na altura) pôs logo grandes obstáculos à localização.Acho que os mesmos continuam a subsistir. E até porque no momento o Campo de Tiro tem uma área muito superior à de então.

Não sei se a Ota é o local indicado, mas pelo grande interesse de alguns (muitos) senhores tem de haver grandes jogatanas pelo meio...

O aeroporto de Frankfurt fica a uma distância considerável, nesste momento nem sei exactamente os Kilómetros, mas sei, pelas muitas viagens que fiz do aeroporto para a cidade que levávamos cerca de 1/2 hora,mas atenção, por auto estradas espectaculares!

Para quem não sabe, muita gente que vai a Frankfurt para reuniões por vezes nem à cidade vai, pois junto ao aeroporto já há quase outra cidade...só os hóteis são mais do que muitos, bem como edifícios de escritórios.

Assim, a não ser os tais "lucros" especiais de uns e não de outros é que vão comandar as tropas...