03 abril 2007

Aceite convite para domingo

É especialmente a si, residente fora do concelho de Alcochete, que dirijo um fraternal convite para vir visitar-nos na tarde do próximo Domingo de Páscoa.

Realiza-se o cortejo do Círio dos Marítimos de Alcochete, festa por eles organizada desde a época medieval. O ano exacto de início é desconhecido, mas em 1512 já existia.

Depois de observar o filme abaixo inserido (faça dois clics sobre o símbolo ao centro da imagem para iniciar a projecção), oxalá se sinta tentado(a) a aceitar o convite.




O cortejo é organizado num terreno situado defronte da praça de touros de Alcochete e desfilará por várias artérias do centro histórico.
Se puder, na segunda-feira vá também à igreja da Atalaia (concelho de Montijo), assistir às restantes cerimónias.

Aos residentes locais devo ainda uma explicação: a animação contém dezenas de imagens digitais seleccionadas entre as centenas que captei entre 2003 e 2005.
É dedicada aos organizadores e aos protagonistas dos círios desses anos. Por muitas razões devia-lhes esta homenagem.

P.S. - Peço aos compositores locais que me enviem músicas instrumentais para ilustrar outras animações (ver Email na secção Contactos da coluna ao lado). Imperativamente, têm de ser autores dessas obras musicais.
Continuarão a ser legítimos proprietários das composições, que utilizarei exclusivamente neste blogue e para o fim indicado (os filmes são alojados no YouTube, sem o que não poderão ser vistos aqui). A autoria das composições será, naturalmente, identificada.
Formato de áudio digital: qualquer, mas preferivelmente MP3. Duração ideal de cada composição: entre quatro e seis minutos.

4 comentários:

Anónimo disse...

é simplesmente espectacular estas filmagens que nos proporcionou.
Um abraço em gesto de agradecimento em semana santa.

Fonseca Bastos disse...

Gostava de saber a quem agradeço a gentileza, mas paciência.
Grato na mesma à (ao) anónima(o), a quem retribuo o abraço.

Anónimo disse...

Gostei.E música é melhor pedir ao "chininá" no sábado quando chegar.

Quando eu era pequena e Alcochete tinha vapor (era assim que dizíamos) para e de Lisboa, no sábdo íamos ao barco das 3 hs. esperar os homens das gaitas de foles...Bons tempos!

Paulo Benito disse...

Este ano tive pela primeira vez o privilégio de participar em várias etapas do círio. Adorei!
Fiquei curioso relativamente a um conjunto de tradições que me foram comentadas. Quem pode ser festeiro? Juiz? Existe escrito algum documento de referência?
Gostava de saber mais.

Paulo Benito