06 março 2011

Zeferino Boal: A Paixão e a Iniciativa

Zeferino Boal é um dos administradores e autores deste blog, o "Praia dos Moinhos". Residente e figura bastante conhecida em Alcochete. Sportinguista assumido, num tempo em que o Sporting Clube de Portugal atravessa um dos períodos mais conturbados da sua gloriosa história, tomou a iniciativa de se candidatar à presidência daquela instituição.
De todos nós, autores e comentadores, aqui no blog, que reflectem sobre Alcochete e suas gentes, merece desde já uma palavra de saudação e estímulo. Pela coragem e audácia que revela. Associadas a uma incomensurável paixão. Paixão pela causa desportiva e por querer colocar no devido lugar uma das grandes referências do desporto no país. Um clube eclético, com património situado no concelho e de reconhecida dimensão internacional. Em suma, uma grande instituição.
Não faço parte do círculo de amigos de Zeferino. Tenho o privilégio de o conhecer pessoalmente embora de forma superficial. Mas a sua ousadia de se disponibilizar para servir o seu clube, para ser uma potencial solução no futuro, num momento em que este, por razões de natureza vária, vem definhando, seja no plano da competitividade desportiva, seja no contexto económico ou seja
ainda na sua base social associativa (menos de 40.000 sócios pagantes), justifica o nosso incondicional apoio.
Vê-se que tem estratégia. O périplo pelos núcleos e as abordagens bem documentadas que desenvolve sobre o futebol profissional do Sporting (a sua grande mola real) demonstram que não está na corrida por mero protagonismo. Sabe aquilo que quer para o clube.
Todavia, não é uma tarefa fácil. Nem mesmo sei se conseguirá levar por diante, até ao fim, a sua candidatura, para a qual tem que reunir um conjunto de requisitos prévios. Bastante exigentes, aliás. Desde logo, arranjar um número assinalável de assinaturas, uma equipa competente e credível, além de um programa exequível e mobilizador.
Sei que é um "outsider", situado fora dos grupos de interesse e "baronatos" malidicentes que enxameiam os "mentideros" e "tertúlias"
do Sporting, onde muito se comenta mas pouco se contribui para a busca de soluções. Erradicá-los, como LFV fez no Benfica, será também uma tarefa complicada mas imperiosa.
Este arrojado empreendimento implica, antes do mais, enorme capacidade de gestão e alguma capacidade financeira (designadamente como avalista junto da banca e demais parceiros), condição, a última, que não sei se Zeferino reúne. De todo o modo, ele e Pedro Baltazar (este com meios financeiros próprios, através da "Nova Expressão", uma outra "entourage" e maior experiência na administração de SAD"s) corporizam uma lufada de ar fresco nas ideias e propósitos. Para um Sporting de futuro. Não são felizmente mais do mesmo. Do que até agora se tem visto à frente do clube.
Pelo facto de residir em Alcochete, se calhar, muitos de nós, seus concidadãos, não o julgarão com envergadura para tal desafio. Muitas vezes temos por hábito menorizar aqueles que nos estão próximos. Vendo neles defeitos e limitações para os projectos e missões a que se propõem. Designadamente quando se constituem difíceis de concretizar e tem ampla repercussão mediática.
Ganhe, perca ou nem sequer vá a votos...valeu, pelo menos, a intenção de ser candidato. Projectou o nome de Alcochete para a ribalta. Aqui, do "Praia dos Moinhos", que laboriosamente tem ajudado a divulgar e manter, fica o nosso apoio a um conterrâneo. O seu sucesso, o sucesso de um alcochetano, será também o nosso sucesso. Todos estamos consigo, sejam sportinguistas, benfiquistas ou do Desportivo. Nesta causa a cor pouco importa.
Força Zeferino...

14 comentários:

Anónimo disse...

Sr.João Pinho,este texto, é aquilo que o bom senso, chama de demagogia, roça um acto vergonhoso.Os assuntos do Sporting, são para os Sportinguistas e socios.Aqui deve falar da sua politica, ou já não nada para dizer sobre Alcochete.

Miguel Saturnino disse...

Ricardo Araújo Pereira não diria melhor.

Anónimo disse...

Zeferino Boal= showoff sem ponta por onde lhe pegar.Uma autêntica nulidade como candidato à presidência do SCP.

Zeferino Boal disse...

Ponderei se deveria escrever algum comentário neste espaço depois de ter validado os anteriores.
Entendi fazê-lo, por respeito ao autor do artigo, a quem agradeço as palavras simpáticas.
Às anormalidades e faltas de coragem respondo pelos meus actos, princípios e valores.
Só quem está por dentro de certas matérias saberá avaliar porque se escolhe determinadas estratégias.
Aos invejosos e aos medíocres como Miguel Saturnino, respondo com a coluna vertical e com a partilha de informação exercendo todos os direitos e deveres de cidadão.

Miguel Saturnino disse...

Zeferino, estavas a escrever com um espelho à frente, com certeza. Esqueceste-te foi de mais alguns adjectivos, como parasita, reformado do estado desde os 39 anos, etc.

João Pinho disse...

Apenas uma achega aos três primeiros comentários.
O "Praia dos Moinhos" debate ideias e assuntos relacionados com Alcochete e suas gentes.
Ora, quando uma pessoa, há muito residente em Alcochete, conhecido no seu pequeno meio social e empenhado na vida pública local decide candidatar-se a um clube português de forte projecção internacional, torna-se evidente que o tema interessa ao blog pois trata-se de gente de Alcochete que assume protagonismo a nível nacional. Por outro lado, mal seria se nenhum autor residente do "Praia dos Moinhos" não viesse saudar a iniciativa e o arrojo de Zeferino, sendo este um dos seus administradores. A solidariedade e fraternidade são valores que devem ser preservados entre todas as pessoas de bem. São valores de cidadania e imperativo cívico.
Chamar a um registo de apoio, como aquele que publiquei, um texto demagógico e acto vergonhoso, revela ausência de adequada percepção em relação aos acontecimentos que à nossa volta vão acontecendo.

"Os assuntos do Sporting são para os sportinguistas e sócios", diz o primeiro comentador. Interessa, felizmente, a muito mais gente. Vejamos então:
1. O Sporting Clube de Portugal é uma instituição de utilidade pública desportiva, que interessa aos seus parceiros financeiros e aos accionistas da SGPS e da SAD, muitos deles nem sócios nem simpatizantes;
2. O Sporting interessa aos seus fornecedores e prestadores de serviços;
3. Interessa à clínica CUF e aos proprietários do Alvaláxia que, conjuntamente com o clube, detentor do estádio de Alvalade XXI, partilham todo o conjunto edificado em regime de propriedade horizontal;
4. Interessa a Alcochete que o Sporting tenha uma academia dinâmica e moderna, aproveitando o concelho as sinergias que se possam estabelecer;
5. Interessa aos cidadãos em geral e à cidade de Lisboa em particular como veículo de promoção da cidade;
6. Interessa ainda pelo apoio social e cultural que as suas organizações adjacentes, caso dos "Leões de Portugal", casas e núcleos do clube, prestam à comunidade.

Como vê, o Sporting não interessa só aos seus sócios e simpatizantes. E se vier a dar mostras de definhar até pode ser comprado e aí já nem a massa associativa tem voz autónoma. Além se que os seus adeptos e simpatizantes são o mesmo que eu: meros consumidores que gostam do clube. Embora eles mais que eu.
Só por aqui se constata que os assuntos do Sporting extravazam o âmbito dos seus sócios e simpatizantes. Apesar de ser a massa de sócios que escolhe quem irá gerir o grupo, isso é verdade. Conquanto na sua gestão também já se verifiquem muitos condicionamentos externos.
Em síntese, um Sporting pujante e actuante interessa a todo o Portugal e à diáspora portuguesa no mundo que nele se revê e afirma a sua portugalidade.
É aqui que entra Zeferino. Cidadão de Alcochete, candidato a presidente dum clube prestigiado, repleto de paixão e vontade em contribuir para o seu progresso e sucesso. Assim sendo, porque não falarmos dele num blog que pensa e fala sobre Alcochete?
Peço-lhe que reflicta bem sobre a questão e, se o fizer, há-de concluir que é razoável falarmos do candidato Zeferino e do próprio Sporting. Atentamente...

Por limitações de espaço, vou continuar numa próxima intervenção, abordando o segundo e comentário...

Miguel Saturnino disse...

Once again: "Ricardo Araújo Pereira não diria melhor".

João Pinho disse...

(Continuação)
Julgo que resposta ao primeiro comentador serve igualmente para o segundo comentador. Lamento o tom pejorativo que o mesmo imprimiu ao seu comentário. Comparar uma intenção de candidatura séria e credível, onde as propostas e propósitos se apresentam viáveis e exequíveis, com brincadeira e humor...francamente. Parece-me de mau gosto. Não abona o autor!

O terceiro comentador roça o insulto soez. Mas a candidatura de Zeferino é uma nulidade porquê? Quer explicar? As outras são mais sérias e capazes? Como pode afirmar uma coisa dessas quando ele ainda não teve a possibilidade de o provar?
O que se conhece é que algumas pessoas de outras candidaturas, porventura mais mediáticas, estão ou estiveram no Sporting vários anos e veja a situação desportiva e económico-financeira a que o clube chegou. Zeferino não tem direito sequer ao benefício da dúvida? Bruno Carvalho, por exemplo, um outro candidato, bastante jovem, segue à frente das sondagens. Alguém, fora do núcleo de amigos de camarote e alguns mais ligados às claques, o conhece? A grande massa de adeptos e simpatizantes conhece-o? Claro que não! Vai ser conhecido a partir de agora. Porquê então esta arrogância toda contra Zeferino? Porquê todos estes anti-corpos quando os seus conterrâneos o deveriam apoiar nesta tão nobre missão? Não compreendo!
Concluindo, não sou advogado de defesa de Zeferino, nem ele necessita, mas o que afirmou é uma calúnia abjecta. Por favor, seja mais comedido. É bom para o diálogo e debate. A injúria não aproveita a ninguém.
É tudo. Com a afabilidade possível...

Anónimo disse...

Perplexo digo: A ser verdade que este sr. está reformado do estado desde os 39 anos e recebe uma pensão sem nada fazer, isto sim: É UM INSULTO. Não para Alcochete, mas para todo o país e até com inclusive com uma determinada projecção internacional. Espero então seriamente ter lido neste blog nada mais que uma mentira... Pois de outra forma teria que concordar com o adjectivo utilizado, nomeadamente aquele que remete para quem vive à conta de outros.

Zeferino Boal disse...

Atendendo que os comentários aqui expressos merecem uma explicação, mesmo quando são de natureza medíocre. Prestarei os esclarecimentos devidos após as eleições no Sporting Clube de Portugal.

Anónimo disse...

Independentemente de duvidar das condições do Sr. Zeferino Boal para presidir um clube que é somente o com mais títulos em Portugal, julgo que para esta função tem que ser alguém que tenha grande conhecimento desportivo e uma relação de proximidade com importantes patrocinadores e banca. Quanto á questão do mesmo ser reformado desde dos 39 anos, se a sua candidatura foi aceite é porque tem as suas quotas em dia e cumpre todos os aspectos requisitados para a candidatura, e se assim o é, tem o mesmo direito que os outros e como o Sporting é um clube livre todos têm o direito a alegar as suas ideias, embora no debate televisivo que assisti, acho que foi aqui que este candidato desaproveitou.

Anónimo disse...

Boa tarde sr. João Pinho, sou o anónimo do primeiro comentário.Peço desculpa, mas tenho que dizer que o sr. num acto de puro lirismo tentou limpar-se,mas não o consegui-o,limpou-se com lama e ainda mais se sujou.

João Pinho disse...

Meu caro anónimo:
Relativamente ao seu último comentário, tenho a dizer-lhe que reitero tudo o que anteriormente escrevi.
Conheço mal Zeferino Boal mas a sua intenção de se candidatar ao Sporting foi, para mim, desde logo, merecedora de aplauso. Porque tinha relevância em termos de Alcochete.
Hoje, sabe-se que Zeferino desistiu mas, integrando as listas do Juíz Abrantes Mendes, é candidato ao cargo de presidente do Conselho Leonino, cargo igualmente prestigiante em termos de Sporting.
Desconheço as razões de tanto ódio para com Zeferino mas em relação a mim pode estar ciente que não sou lírico, não me sujo por comportamentos impróprios ou falhas de carácter.
Aqui, não existem encomendas nem compadrios...era o que faltava! Por isso não há "lama" nenhuma. Neste comentário, desde o príncípio, sempre estive de boa fé... apesar de saber perfeitamente que, em muitos casos, "só tem a consciência limpa quem tem má memória". Será o seu caso?
Quanto ao seu tom agreste, lamento-o mais por si do que por mim. Bem haja...

João Pinho disse...

Para concluir a minha intervenção neste "post", venho dar os parabéns a Zeferino Boal pela sua eleição como membro do Conselho Leonino. Desejo que este Orgão dos Corpos Sociais do Sporting, de natureza plural porque incorpora eleitos de todas as sensibilidades que se apresentaram a eleições, consiga ajudar o Conselho Directivo a inverter o rumo de degenerescência que o Clube vem paulatinamente trilhando nos últimos tempos.
Espero que o Clube consiga passar a falar a uma só voz e que essa voz seja a de um líder forte e determinado. E que Zeferino dê o seu contributo para que o sucesso e a boa governança regressem aquela casa.
Portugal e a portugalidade precisam de um Sporting pujante e respeitado.
Oxalá isso aconteça...