29 março 2011

JSD/ALCOCHETE : A FORÇA DA JUVENTUDE NUM PROJECTO DE MUDANÇA

A JSD é actualmente a maior estrutura nacional de juventude partidária com quase 40.000 militantes, tendo uma já longa história de combate politico na defesa dos jovens portugueses. Detém ainda um papel determinante na formação dos quadros políticos do futuro, assim como no lançamento de novas causas e projectos de matriz social democrata.
As novas gerações de militantes do Partido aspiram a uma sociedade aberta com uma outra narrativa social. Nas suas causas lutam pelo bem estar geral e por uma melhor qualidade de vida inter-geracional, tudo construído num regime de tolerância, responsabilidade e autonomia.
Na JSD, os jovens pretendem imprimir uma outra orientação às politicas ultimamente dominantes e, sobretudo, mudar Portugal.
Serve este intróito para dizer que, em síntese, a JSD assegura o futuro do PSD, das suas politicas, colaborando também na afirmação da Social Democracia no nosso país.

Não admira assim que a JSD seja, no presente, a única juventude partidária a operar e a funcionar em Alcochete, a única força partidária organizada que aqui pugna pelas causas em que acredita e pela consciencialização dos jovens face à importância das questões politicas na vida de todos nós. Combatendo o desinteresse pela Politica e pelos Partidos.
Mobilizar a juventude em torno dos valores tradicionais do PSD e divulgar, principalmente junto das escolas, nas redes sociais, outros espaços públicos, etc, tudo aquilo que diferencia os sociais democratas das demais ideologias constitui o ponto fundamental da intervenção politica da JSD no concelho. Uma tarefa árdua que pressupõe uma grande responsabilidade cívica e social. Mas que o orgulho e o sentimento de pertença comum a esta grande organização tudo ultrapassa, tornando pequenas as enormes adversidades. Principalmente neste concelho, onde os sociais democratas tem desafios extremamente difíceis pela frente.

Contrariamente a muitas franjas da juventude portuguesa, cuja participação e sobressalto cívico se resumem à mera contestação e defesa de interesses individuais, aqui no concelho, a JSD assenta a sua acção numa cultura de exigência associada a uma cultura de contributo. Nunca uma sem a outra.
A JSD quer mais mas para isso contribui. Quer andar à frente no seu tempo e dar exemplos de uma conduta responsável na protecção dos valores que a caracterizam. Com irreverência, arrojo e frontalidade. E são exactamente esses princípios éticos e postura cívica que os sociais democratas defendem para a sua juventude.

A JSD está presente em Alcochete desde os anos 90, muito por força do empenho e entusiasmo de alguns jovens que, ainda hoje, continuam persistentemente a servir o PSD e a lutar pelos seus desígnios e objectivos. A nossa "jota" possui um longo trajecto percorrido e tem sabido conviver, serenamente, com os sucessos, infortúnios e dificuldades que ao longo do tempo foram acontecendo.
Entretanto, passadas vicissitudes várias e algumas intermitências, a JSD veio a renascer em 2007. Soube renovar-se e trazer para o seu seio novos rostos e novas formas de trabalhar. Assim, à frente dos seus destinos no actual mandato, iniciado em Outubro do ano transacto, encontra-se Miguel Tomás, um jovem trabalhador, residente no concelho, com responsabilidades familiares assumidas e grande devoção ao Partido, que soube organizar, sob a sua liderança, um grupo coeso, com espírito de iniciativa e capacidade para mobilizar a juventude local à volta de um projecto que a consiga fazer interessar-se pela actividade politica. Além de servir de suporte ao PSD no lançamento das suas várias iniciativas e de constituir o seu "braço armado" nas acções de rua e campanhas porta-a-porta que ainda assumem inegável relevo no contexto do combate politico.
Daí ser indiscutível o seu contributo no presente e para o futuro do PSD em Alcochete. Os quadros e dirigentes da "jota", comungando dos valores transmitidos pela "escola social democrata", são o decisivo garante de que uma nova geração de militantes há-de assegurar a continuidade do nosso ideário e enfrentar com saber os desafios que o porvir irá colocar.

A JSD move-se pelo propósito de servir Alcochete, no integral respeito pelos princípios que norteiam o PSD e que o caracterizam como um partido de raiz eminentemente portuguesa.
O seu compromisso com o nosso concelho passa pela afirmação dos jovens na sociedade, nela intervindo com a sua criatividade e generosidade; passa pelo diálogo, concertação e partilha de ideias; passa pela preocupação com a inclusão, solidariedade e garantia de igualdade de oportunidades; passa pela abertura à pluralidade de opiniões e participação na vida pública; passa, por último, pela valorização da livre iniciativa e incentivo ao empreendedorismo dos mais novos.
São estas as escolhas e opções que fazem da nossa "jota" uma organização juvenil dinâmica e diferente das demais. Porém, tem de ser competente e eficaz a passar a sua mensagem, fazendo a juventude de Alcochete emergir da letargia em que se encontra. Alterar o actual estado de coisas.
E, levando a bom termo a sua missão, dará uma preciosa ajuda ao PSD para que seja possível terminar com a denominada "tradição de esquerda" no concelho.
Em Alcochete, a JSD é integrada por uma geração de jovens preparados para a mudança. Por isso, o PSD conta com a JSD, tal como a JSD pode contar com o PSD. Em torno desta identidade e partilha se constrói o futuro.






Sem comentários: