25 maio 2009

O Verdadeiro rosto do regime comunista de Alcochete

Na qualidade de autor do blogue Alcochetanidades estou a ser vitima de uma campanha brutal de difamação em Alcochete e na própria internet.
Efectivamente , um anónimo que se identifica como ALCOCHETEAFFICCION pôs a circular na internet o seguinte texto a meu respeito:

«Meus amigos, no momento que vos envio esta mensagem, ainda decorre a 16ª Feira do Cavalo, do Fado e do Forcado, realizada como de costume em Alcochete.Certamente, triste, cabisbaixo e enraivecido com o sucesso e dimensão que esta Feira está a alcançar, um tal de LUIS PROENÇA, vem agora a terreno afirmar que a verba despendida á entrada (2 euros) não é para a CERCIMA! Grande lata a deste gajo, que após dizer tanto mal da nossa Feira, teve a pouca vergonha e a ousadia de lá pôr os presuntos! Para este badameco, até podemos ir à OVIBEJA pagar 8 euros, podemos ir à MONTIAGRI pagar 5 euros, mas pagar 2 euros para ajudar a CERCIMA é que não pode ser…. Oxalá que ele nunca venha a necessitar dos serviços daquela Instituição! Aliás, com todo o respeito que os utentes da CERCIMA me merecem, existem lá doentes com mais tino e mais equilíbrio mental que este LUIS PROENÇA!Nós, os Alcochetanos, não nos vamos esquecer das afirmações dementes deste politico desequilibrado! A própria CERCIMA, por todo o respeito que nos merece por todo o trabalho desenvolvido em prol das crianças e adultos dos Concelhos de Montijo e Alcochete, também, estou certo que não esquecerá, e deveria vir a público agradecer de forma institucional, toda a ajuda que a Feira de Alcochete deu à CERCIMA!E não é a primeira vez que alguém com grandes responsabilidades ligado ao PSD (Partido Social Democrata) vem a público tentar denegrir o bom nome dos responsáveis, trabalhadores e utentes da CERCIMA. Já aconteceu no Montijo, agora acontece em Alcochete!Ligado ao PSD??? Sim! Porque este LUIS PROENÇA é candidato pelo PSD à Assembleia Municipal de Alcochete, nas próximas eleições autárquicas que ocorrerão em Outubro! Não esqueçam este facto!Se este gajo tivesse o nosso voto, estávamos todos f_ _ _ _ _ s!PASSEM ESTA MENSAGEM A TODOS OS VOSSOS AMIGOS!
VIVA ALCOCHETE! VIVA A NOSSA FEIRA! VIVAM AS NOSSAS TRADIÇÕES!»

Publico aqui o texto porque o mesmo é um exemplo evidente do que é o verdadeiro rosto do comunismo quando alguém se atreve a questionar os seu «modus operandi».

Publico aqui o texto como bandeira da minha satisfação porque esta reacção é a prova de que estou a fazer mossa na fachada do regime comunista de Alcochete

30 comentários:

Vitor S B Silva disse...

Devo dizer que não concordo com este tipo de linguagem, independentemente de ter sido, ou não, escrita por alguém de ideologia comunista, como acusa o senhor Luís Proença.
Terá provas para formular tal acusação? O senhor que até tem formação em Direito?
Com todo o respeito pelo senhor Luís Proença, que não conheço pessoalmente, apraz-me dizer que já li coisas bem piores e bem mais ofensivas no seu blogue, embora escritas de forma diferente. Numa linguagem mais cuidada, através de frases mais elaboradas.
Mas estes modos de escritas algo antagónicas, não produzirão a mesma causa/efeito?

Para mim o senhor João Marafuga, manteve uma postura digna e coerente com a sua linha de pensamento! Vetou a Feira do Cavalo, e ninguém o viu por lá...

Vítor S B Silva

Fernando Pinto disse...

Sem comentários - Um texto de nível demasiadamente baixo para merecer qualquer atenção!

Unknown disse...

O texto é VERGONHOSO!!! Lamento profundamente a utilização de uma instituição como a CERCIMA para se fazer este tipo de politica barata!!

Unknown disse...

Exmº Senhor Vitor Silva,

Opiniões valem o que valem e portanto não vou comentar a sua opinião , até porque suspeito que está a querer utilizar a coerência de outros para retirar dividendos politicos , o que me parece de legitimidade e gosto duvidoso.

De qualquer forma nunca me ouviu dizer que vetava a Feira do Cavalo ou que deixaria de lá ir pelo simples facto de ter denunciado a questão da cobrança dos ingressos e a sua realização em data coincidente com a da Feira de Maio na Moita.
Também nunca me viu apelar ao veto à Feira do Cavalo.
Pelo que não aceito ter havido qualquer incoerência da minha parte.
O curioso é constatar que arautos da coerência como o senhor não queiram (convenientemente) perceber que o tipo de preocupação que manifestei ( cobrança inédita de ingressos e coincidência de datas com outro evento numa localidade vizinha)incide sobre factos que poderiam condicionar o sucesso e a adesão à Feira.
Ou seja , se porventura eu me estivesse nas tintas para as tradições (como alguém já afirmou) bastar-me-ia ser cinico e aplaudir as decisões da câmara e limitar-se a aguardar pelo impacto das mesmas na adesão à Feira...
De qualquer forma constato com agrado que visita o meu Blogue. Reconheço que algumas vezes sou bastante acutilante nas criticas que faço , mas ninguém me pode acusar de não as fundamentar e de não apresentar propostas alternativas para Alcochete.

Unknown disse...

Sou subscritor do texto de Luís Proença imediatamete acima.

Fonseca Bastos disse...

Habituem-se porque isto são só os preliminares. Previ há muitos meses que a campanha autárquica será feia, desinteressante e desmobilizadora. Haverá mais e até bem pior.
O que me causa estranheza é o candidato social-democrata à câmara ter uma pós-graduação em marketing político e a reacção de Luís Proença me parecer politicamente errada. Para retirar dividendos políticos, casos destes merecem análise serena e uma resposta de alto nível.
A reacção ao texto apócrifo não é resposta mas vitimização indignada e politicamente inconsequente. Não capta votos de descontentes e deixa-os ainda mais desconfiados.
Serei ainda – a menos de cinco meses das eleições – o único a compreender que na fortaleza do poder existe óbvia estratégia de denegrir a concorrência com golpes baixos, no intuito de desmobilizar os eleitores desfavoráveis porque os seguros são suficientes para nova maioria?

Unknown disse...

Caro F.Bastos,
Discordo respeitosamente do seu ponto de vista quando diz que a publicação do texto representa vitimização. Pelo contrário. A cinco meses das eleições quis demonstrar que as suas advertâncias e previsões relativamente ao que se poderá passar durante a campanha eleitoral é verdadeiro e está já a acontecer.
Fica desde já este sinal que não passa disso mesmo , de um sinal da postura e da estratégia do poder em querer denegrir a concorrência.
Prova da minha lucidez e da minha serenidade é o facto de ainda hoje terem sido divulgados mais textos na internet no último dos quais sou abertamente acusado de ser «fascista» e «parasita».
Já não vou divulgar esses textos mas não prescindo de aqui divulgar o texto que pus a ciscular em resposta aos mesmos.
«Exmo. Senhor
A sua preocupação por Alcochete impõe que melhore a sua educação , que contenha a vontade irracional de insultar por insultar , de julgar sem conhecer e sem saber , e de presumir o que lhe apetece sobre quem lhe apetece sem conhecer.
Resumindo , é louvável a sua vontade e o seu gosto pela terra mas ainda não consegue dirigir essa sua animosidade de uma forma assertiva e positiva.
Provavelmente será por força da sua juventude.
Seria interessante ouvir a opinião de um tão grande apaixonado por Alcochete relativamente a questões como o ambiente , o urbanismo , a mobilidade , o turismo , a juventude , a cultura , enfim tudo o que há por fazer nesta terra que ambos tanto apreciamos.
Tenho ainda uma leve esperança que um dia tenha capacidade para o fazer e assim todos podermos dizer que estamos perante um Alcochetano de Valor.
Acredite que para seu bem desejo que isso venha a acontecer porque esta terra precisa de quem tenha paixão por ela e isso é inegável que o «amigo» tem.»

F.Bastos. Quer maior prova de lucidez , serenidade e anti vitimização?

Fonseca Bastos disse...

Caro Luís Proença:
Divulguem imediatamente o v/programa eleitoral e não se preocupem com o latido dos cães, que são espantalhos e não adversários.
Apresentem ideias sobre ambiente, urbanismo, mobilidade, turismo, juventude, cultura e tudo o mais que está por fazer nesta terra.
Quanto mais cedo o fizerem mais votos conseguirão captar.
Quem açula os cães não deseja discutir coisas sérias e apenas arma ciladas. Ai de quem cair nelas!

Vitor S B Silva disse...

Senhor Bastos,
Sinceramente não esperava que o meu primogénito e simples comentário, desse naquilo que deu!
Eu simplesmente emiti uma opinião! Não posso?
É lamentável que qualquer pessoa que emita uma opinião que não vá ao encontro dos ideais do senhor Luís Proença, seja logo apelidada de anti-social democrata ou comunista!
Isso demonstra uma visão mesquinha da liberdade de expressão! E não só… Talvez seja fruto da sua juventude!
Fiquem sabendo que sou politicamente apolítico, mas sabendo muito bem onde votar!
É também por isso que abundam as conversas nada abonatórias para o senhor Luís Proença e que já passaram largamente as fronteiras dos blogues!
Concordo plenamente com a teoria do senhor Bastos, quando afirma que esta vai ser uma campanha desmobilizante e de baixo nível! Pelo menos para alguns…
P.S.
Senhor Luis Proença, nunca afirme de forma soberba que "as opiniões valem o que valem", porque sendo o senhor um candidato ao mais alto cargo politico do nosso concelho, deve humildemente valorizar todas as opiniões!Porque os votos valem o que valem...
Um abraço democrático para todos e até outro dia!

Vitor S B Silva

Unknown disse...

Eu penso que as palavras de Fonseca Bastos imediatamente anteriores estão carregadas de razão.

Miguel Saturnino disse...

O Dr. Luís Proença faz muito bem em desmascarar estes estratagemas. O resto não passa de retórica.

Quanto a expressões como "abundam as conversas nada abonatórias para o senhor Luís Proença", elas nada mais fazem do que deixar transparecer uma velha estratégia comunista: fazer crer que a realidade lhes é mais favorável do que realmente é.

Bela regressão, para quem não tinha medo de nada senão dos próprios telhados de vidro.

Unknown disse...

É preciso saber que o político alcochetano, vale dizer, o cacique, assenta muito a sua estratégia no "silêncio". Esse político nefando aposta muito nas saídas pelas ruas, nas entradas nos cafés, cumprimentando este, sorrindo, batendo nas costas e piscando o olho àquele.
O cacique mal se expõe, redicularizando todos os concorrentes que têm essa audácia.
Luís Proença expõe-se sem calculismos, esses calculismos odiosos. Claro que quem tem a coragem de se expor, não pode pretender acertar sempre no alvo: dirá de vez em quando algumas coisas menos bem ditas. Mas este é mesmo o risco inerente a todos aqueles que renunciam conscientemente ser vis ratazanas e se erguem resolutos nas suas qualidades sem terem medo dos naturais defeitos. Estes, já se sabe, são aproveitados pelo cobarde para denegrir quem faz o legítimo exercício da cidadania.
As minhas discordâncias políticas face a Luís Proença prevalecem, mas eu respeito o homem que se bate pelas suas convicções com todas as armas que tem, embora possa reconhecer que lhe faltam algumas.
Mas ninguém tem todas as armas porque ninguém é perfeito. Eu, por exemplo, NÃO QUERO SER PERFEITO.

Vitor S B Silva disse...

E volto eu à mesma indignação! Agora pondo o senhor Miguel Saturnino na mesma bitola que o senhor Luís Proença!
E olhem que este senhor Miguel Saturnino tem cá uma latosa....
Será que ele esteve em Alcochete entre 2001 e 2005? Ou era um homónimo?
No que concerne ao que se diz sobre certa pessoa que há pouco referi num comentário.... É só o senhor Miguel Saturnino circular pelas ruas e cafés da nossa Vila! Pergunte ao povo, não pergunte a si mesmo!
E digo e repito que sou politicamente apolítico!

Vitor S B Silva

Unknown disse...

Importa esclarecer que serei candidato à Assembleia Municipal de Alcochete nas listas do PSD.O candidato do PSD à Câmara Municipal é o Dr.Jorge Borges da Silva.

Vitor S B Silva disse...

E não será o presidente da Assembleia Municipal de Alcochete, o mais alto cargo politico??

Miguel Saturnino disse...

Não quererá dizer "apartidário" em vez de "politicamente apolítico"?

Quanto à suposta indignação das gentes da terra em relação à pessoa do Dr. Luís Proença, não tem que se preocupar: as eleições dirão se o PSD sobe ou desce na votação para a Assembleia Municipal. O resto são conjecturas. Suas, minhas e de qualquer outra pessoa.

Mas ainda assim lhe digo: o PC só perde tempo com quem representa ameaça. E fazem bem, pois claro.

Unknown disse...

Eu tenho a impressão que nem um cão é apolítico...quanto mais um ser humano!
Já tinha reparado, Miguel, mas cada vez vou tendo menos pachorra para estas confusões!
Quando alguém diz que é apolítico, está a dizer que não é cidadão. Quem dá esta informação é o prof. Marafuga com a responsabilidade que lhe confere os estudos que fez em Grego tanto num seminário católico como, depois, na Faculdade.
Infelizmente, temos que puxar dos nossos "galões" na esperança de convencermos as pessoas.
"Politikè", do tema "polites", significa cidadão, o morador da cidade, "polis". Ora o prefixo "a", também de origem grega, é um prefixo de negação, razão por que quem diz que é apolítico está a dizer que não é cidadão!
Pior que tristeza, isto é ignorância da qual, como tenho demonstrado, não padece só o sr Vitor S B Silva. O que este cidadão pode ser naturalmente é apartidário, isto é, não filiado em partido político.

Vitor S B Silva disse...

Uma das conquistas do 25 de Abril de 1974 foram as eleições livres!
O povo que decida!
As conjecturas, essas, cada um também é livre de as fazer!
Continuo a dizer que sou apolítico e não apartidário!
Posso? Obrigado!
Com isto o senhor Miguel Saturnino, fugiu à essência da questão que coloquei neste blogue. Coisas de políticos...
Mestre João Marafuga a ignorância é relativa e mutante! O mestre João Marafuga já afirmou neste blogue que já foi militante do Partido Comunista e do Partido Socialista, sendo agora um confesso CDS! Em algum destes Estádios passou por uma fase ignorante?

Unknown disse...

NUNCA AO LONGO DE 60 ANOS DE VIDA CONFESSEI que fui militante do partido comunista. Nunca o poderia ter feito porque, de facto, nunca fui militante do partido comunista.
Fui militante passivo do partido socialista, e isto, sim, tenho declarado muitas vezes.
Eu fui um ignorante político durante quase toda a minha vida. Ainda assim, despertei a tempo de me salvar.
Afirmar que se é «...apolítico e não apartidário...» consiste em optar pela inversão da realidade em vez de reconhecer o erro, o que evidencia uma estrutura mental marxista.
Seja qual for a sua resposta, inclusive nenhuma, o que também já é uma resposta, eu fico definitivamente por aqui.

Vitor S B Silva disse...

Ok mestre João! Nunca foi militante comunista (foi só adepto), faço "mea culpa" por essa minha afirmação!
Mas fica provado que a ignorância é relativa e mutante...

Miguel Saturnino disse...

Há pessoas para as quais a ignorância não é relativa nem é mutante. É absoluta e imutável.

Fernando Pinto disse...

Meus caros Bloguistas,

Hoje sou um homem feliz!
E sou, porque de acordo com as informações proferidas pelo Jornal de Alcochete (papel e on-line) e site da edilidade local, a Feira de Alcochete foi um estrondoso sucesso em todos os níveis mas sobretudo no que concerne a bilheteira. Ora, sendo assim, estou em condições de afirmar que a Cercima vai receber uma verba nunca inferior a 25.000€. (Número de visitantes x ingresso de entrada)
Esta Instituição merece!
Aguardo pela comunicação oficial da entidade promotora pelo evento, nomeadamente a edilidade e como é óbvio pela comunicação não menos oficial desta Instituição de cariz social que, lembro uma vez mais, merece todo o nosso apoio, carinho e atenção.

Vitor S B Silva disse...

Tanta ironia...
Nomeadamente para com a CERCIMA.
Por parte de alguém que, infelizmente, poderá vir a precisar dela!

Miguel Saturnino disse...

Os cafés... essas referências máximas da vontade popular...

Segui o conselho do Sr. Vítor Silva e fui a um café em Alcochete, ávido de saber qual a mais forte corrente de pensamento em vigor, para rapidamente me alinhar.

Julguei eu que o tema principal seria a falta de obra do actual executivo. Enganei-me.

Depois pensei que se falaria do tempo e das férias que se avizinham. Errei novamente.

Nem sequer o futebol entrava na dança. Os populares, que têm os Paços do Concelho a 10 metros de distância, nem ousavam falar mal da câmara. Falavam apenas do Sr. Luís Proença.

Diziam que os 2 euros que deram para entrar na Feira de Alcochete representavam o melhor investimento que tinham feito na vida.

Diziam que a falta de obra em Alcochete era algo de muito positivo, porque ajudava a conservar as tradições.

Diziam que os artigos de opinião assinados por destacados membros comunistas no jornal local eram autênticas obras-primas da literatura nacional.

Diziam que o Sr. Luís Proença tinha afrontado o Partido Comunista de Alcochete e que isso deveria ser sancionado com pena capital, porque em Alcochete, quem não é comunista, não é alcochetano.

Entretanto, no auge do contentamento, o Sr. Vítor Silva acordou sobressaltado e caiu da cama.

Unknown disse...

Sr. Vitor,


Cumpre-me informar que ninguém no seu juízo perfeito faz ironia com a CERCIMA, limita-se simplesmente a concluir factos, se existiram 25.000 visitantes, no mínimo 25.000,00€ a Cercima irá receber. Eu tal como o Sr. Fernando Pinto, fico feliz por isso certamente o Sr. Vitor também deve ficar.
O que me entristece é ter uma edilidade que utiliza o nome de uma Instituição como a Cercima, para fazer publicidade barata a um partido em que os valores não existem, isso é que me choca como tenho a certeza que o deve chocar a si, porque tal como eu, somos “apartidários”.

Unknown disse...

Quero cumprimentar o Sr.António Manuel pela pertinência do seu comentário.
O Partido Comunista defende um dogmatismo sem sistema , o dogmatismo da brutalidade e da dissolução. É o partido da antidoutrina. Tudo o que o homem conquistou de elevação moral é subvertido pelo PC para formar a doutrina que não tem.
O caso Cercima é no plano da utilização despodurada do nome daquela instituição com propósitos politicos um bom exemplo daquilo que acabei de afirmar.

Fernando Pinto disse...

Senhor Vitor Silva,

O seu comentário é inoportuno, desajustado da realidade, extrapola completamente o contexto das minhas afirmações e tal só é possível proveniente de pessoas que se encontram fora do seu estado normal.
Longe de mim, ironizar fosse o que fosse com a Cercima. Não sei se o senhor sabe, mas posso informar-lhe que na minha familia já tive um utente da Cercima. Instituição que sempre considerei, sempre apoiei no que me foi possível e mais não digo porque não o devo ao senhor nem a ninguem.
Fui e sou um homem feliz, porque a dita Feira de Alcochete sempre serviu para alguma coisa de útil, ou seja, reverter a receita da bilheteira para a Cercima. Foi dito mais do que uma vez pela edilidade local que assim seria. Por isso, pelas minhas contas, a Cercima vai receber um valor nunca inferior a 25.000€. É por isto, Sr.Vitor, que sou um homem feliz e muitas outras pessoas seguem este estado de felicidade perante tal oferenda a uma Instituição com as caracteristicas da Cercima. O senhor tambem deveria ser!

Vitor S B Silva disse...

Um punhado de interessados, lançou uma grande onda de confusão sobre a Feira do Cavalo versus CERCIMA!

Até sei com que interesses...

Uma coisa é certa, nunca ouvi alguém das partes interessadas, se pronunciar oficialmente sobre este assunto.
Portanto, até que isso aconteça, isto não passa de polémicas aproveitadas por alguns, para novamente, alcançarem determinados objectivos políticos!

Eu paguei para entrar na Feira, adorei, diverti-me, e se tivesse pago 5 euros, também eram bem gastos!
Agora se o valor das entradas reverte na totalidade ou em parte para a instituição CERCIMA, não sei!

Relativamente à minha pessoa, digo ao senhor Fernando Pinto, que certas afirmações que ele proferiu no passado e no presente é que são dignas de alguém que se “encontra fora do seu estado normal”, mas essas estão escritas e possivelmente recordar-lhas-ei mais tarde!
E por aqui encerro o assunto Feira do Cavalo!

Fernando Pinto disse...

Para que não restem dúvidas sobre o valor a atribuir à Cercima agradecia que tomassem conta das seguintes notas informativas provenientes de entrevistas efectuadas pelo Jornal de Alcochete ao Verador Paulo Machado da edilidade de Alcochete, ao Sr. João Neto - Presidente da Associação Equestre de Alcochete e igualmente de um Press Release do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Alcochete:

«««O ingresso custa 1,50 euros durante o dia e 2 euros à noite, valor que reverte a favor da Cercima, uma Instituição Particular de Solidariedade Social. “Para uma pessoa que venha à feira divertir-se e desfrutar daquilo que vamos oferecer, 1,50 euros por dia não é assim tão significativo”, afirma João Neto.»»»

««« A entrada no certame implica a aquisição do bilhete solidário no valor de €1,5 ou €2, se for adquirido durante o dia ou à noite, respectivamente que reverterá a favor da CERCIMA para a construção de um lar residencial – Casa dos Duques.
Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Alcochete»»»

«««Paulo Machado, vereador da Cultura da Câmara Municipal, disse que a primeira edição da Feira d`Alcochete “deu corpo à ideia de que Alcochete tem efectivamente um capital simbólico muito forte sobre o qual pode assentar não só a manutenção dos laços identitários de Alcochete, como o desenvolvimento de outras potencialidades de carácter económico associadas a este capital simbólico”.
Com o novo modelo de organização toda a feira ganhou nova vida - melhor estruturada e com mais pontos de interesse para os visitantes. O grande número de expositores e os espectáculos de qualidade levaram as pessoas a pagar de bom grado os bilhetes de entrada (apenas de dois euros), cujas verbas revertem a favor da Cercima.»»»

Após esta tão extensa explanação, julgo que está por demais evidente, que a Receita da Bilheteira na Feira de Alcochete reverte integralmente a favor da Cercima.
Ponto final - Parágrafo!!

Unknown disse...

Sr. Vitor,

Desculpe mais uma vez aborda-lo desta forma, tenho que lhe pedir desculpa porque não sou adepto de abordagens pessoais em blogs.
Permita-me que lhe diga para quem é apartidário consegue ter sempre uma boa desculpa para a Edilidade, mas como confio nas pessoas espero mesmo que não passe de um simples texto de desabafo da sua parte, porque nesta altura do campeonato meter em causa a verba da CERCIMA é de facto preocupante.
Quanto aos 2 euros que pagou e que agora afirma que até pagava 5 euros se fosse necessário, tem sorte, porque não pertence aos muitos desempregados, empregados a ganhar ordenados mínimos e reformados deste Pais que além de mais pagam os mesmos impostos que o Sr. Vitor mas não conseguem ter os mesmos direitos, porque este ano ao contrario de anos anteriores a nossa Edilidade resolveu cobrar a entrada para a FEIRA do CAVALO como também resolveu gastar uma choruda verba, pertencente aos nossos impostos, que em tempo de crise parece-me uma excelente decisão???!!!! Por respeito a todas estas pessoas que referi acima, não se vanglorie, guarde para si esses comentários.
Quanto aos ataques pessoais, os mesmos são sempre fúteis, desnecessários e demonstram falhas consideráveis de inteligência.