21 novembro 2009

A Droga e A Juventude

Caros condóminos foi-me solicitado pelo senhor Pedro Giro, o texto que transcrevo na íntegra, porque revela muita das preocupações dos pais deste concelho.

Sr. Ângelo Melo sugiro que como comentador possa divulgar publicamente o seguinte assunto:
Acho que era de usufruir do Blog "Praia dos Moinhos", pela sua popularidade no concelho para nós adultos e alguns de nós, pais de adolescentes como é o meu caso, rebater-nos sobre um flagelo que cada vez mais se aviva entre os nossos jovens, a "Toxicodependência).
Ontem junto à escola na zona dos barris, no túnel de acesso a umas garagens, deparei-me com um grupo de adolescentes com cerca de 12/13 anos de idade a fumarem "HAXIXE" no local, o que me deixou bastante preocupado e me levou a reflectir sobre o assunto.

Será que a educação de dedicamos aos nossos filhos são suficientes para evitarem que os mesmos caíam na tentação, sabendo que os mesmos hoje têm em adquirir esses estupefacientes?

Hoje os jovens têm quase mais comodidade em conseguir drogas que em comprar cigarros, Será que as autoridades do concelho não poderão dispensar uma maior fiscalização principalmente, nas zonas envolventes às escolas?

Normalmente os pais quando se aprecebem que os filhos optaram por essas condutas menos correctas, já estes normalmente estão numa situação de dependência, eu sou a favor e é uma opinião pessoal, que se deveriam periodicadamente e aleatoriamente em todas as escolas em que frequentem alunos entre os 12/18 anos, fazere rastreios à urina, como se faz no desporto, com o intuito de detectar substâncias proibidas.
assim deste modo os jovens talvez receassem mais o consumo e em caso de rastreio positivo só os pais os encarregados de educação seriam directamente informados sobre a situação do seu educado. A inserção de cãmaras de filmar nas zonas mais discretas era também na minha opinião uma forma de evitar essa e outras situações.

Hoje devido à internet e a um Portugal cada vez mais "AMARICANIZADO", acho que nós adultos deveríamos reforçar a nossa atenção sobre este conteúdo, acho que andamos todos muito preocupados com a gripe A e muito distraídos, assim sendo, tendo deste modo despertar as autoridades do concelho, assim como todo o pessoal da acção educativa e pais sobre este drama que cada vez mais se arreiga entre a nossa população mais jovem.

7 comentários:

Angelo Melo disse...

Este tema da toxicodependência é de extrema gravidade. O Pedro assistiu como também eu tenho presenciado nos bancos de jardim, vãos de escada, nas imediações da escola El Rei D. Manuel I.
Onde os "ABUTRES" cação as suas presas e as devoram até ao tutano...
Não acham que é hora de alguém fazer alguma coisa?
O que se puderá fazer?

Unknown disse...

Nunca vi tanta alienação no tratamento do tema "droga" como neste texto do Pedro Giro e no comentário do Melo.
Nem se poupa os leitores de que a culpa é da América, isto é, do capitalismo.
Isto é a completa inversão da realidade, ou seja, o mal.
Então não sabemos com toda a segurança que regimes comunistas e forças revolucionárias da América Latina têm alianças estratégicas com cartéis de droga.
E por que razão Pablo Escobar, o maior traficamte de cocaína do mundo, quando se viu entalado, pediu ajuda à ONU? O homem seria maluco a esse ponto? Ou teria lá as suas razões?
Será que me estou a fazer entender? Ou querem um desenho?

Sérgio Silva disse...

Os senhores já ouviram falar do projecto "escola segura"?
Se quiserem passem pela Escola secundária orge Peixinho no montijo e vejam pelos vossos próprios olhos...
Onde anda a GNR quando é precisa?...

Angelo Melo disse...

Carríssimo Professor:

Será que a sua doença não o deixa ver a realidade da vida?

Quando o meu caro, deveria solidariazar-se contra este flagelo, ora o senhor, simplesmente faz o inverso.
Agora culpa o comunismo por todos os males deste mundo...
Não me diga, que também o comunismo tem culpa de tanta corrupção que ex-governantes estão envolvidos (supostamente)...
Não será o senhor também um dos grandes culpados, no exercício da sua profissão?
Todos somos um poucos responsaveis (como pais), porque na maior parte das vezes nem trinta minutos damos de atenção aos nossos próprios filhos.
Tenho ou não razão professor?

Pedro Giro disse...

olá Professor!! fico feliz em saber que recuperou do " ramadão pós eleitoral" e voltou ao seu "Macartismo" Anti-comunista!.Deixe lá isso dos desenhos...só há uma coisa que me faz confusão...senhor você vê politica em tudo...será que quando está a comer um belo cozido á Portuguesa quando vê o chouriço de sangue imagina aqueles compridos chapéus pretos da antiga URSS..lol!!
Srº Sérgio quanto á sua resposta foi realmente muito engenhosa!! Quase acreditei...

Unknown disse...

Deixem de fazer o que fizeram todos os regimes comunistas no mundo desde Estaline: considerar doentes os oponentes.
O que vocês devem fazer é refutar as minhas afirmações sobre o comunismo.
Respeitem a inteligência dos outros. Mas como podereis respeitá-la se os totalitarismos são também o ódio à inteligência?

Anónimo disse...

Olá. Em relação ao consumo de drogas. Também me preocupa. Desde a minha geração que tem vindo a expandir-se a cada vez mais jovens e em maior número. Acho que quando somos adultos e temos consiência das nossas decisões, ninguém deve interferir. Mas estamos a falar de crianças, que como disseram, conseguem mais facilmente drogas do que tabaco. Tornou-se moda e é "cool" fumar erva. Para quem não sabe há uma grande comunidade "Trance" na zona e estão por toda a parte e não consomem apenas drogas leves. Eles incentivam ao consumo de estupefacientes, pois é o seu estilo de vida. Pessoalmente, não tenho nada contra e considero que a legalização das drogas leves seria uma mudança mais positiva do que negativa, na medida em que a informação fluiria e seria "informação informada". Assim, sou da opinião de que, a par de outros temas considerados tabu na nossa sociedade, se aborde nas escolas a temática. Se fale sobre os problemas associados, as consequências e mostrar que se pode ter boas sensações sem necessidade de drogas. A par dos charros, tem aumentado o consumo de álcool, que também é uma droga, mas legal. Legal, isto é, maiores de 18 podem comprar álcool. Não são raras as vezes em que se encontram pré-adolescentes acompanhadas de adolescentes (18) a comprar bebidas alcoólicas nos supermercados da zona em redor das escolas. Toda a gente sabe que são fases em que se quer experimentar e se quer conhecer, o problema nunca está nos "nossos" filhos, mas sim no "mundo lá fora". Pois eu sou da opinião de que a mudança deve começar nos "nossos" filhos. Preparando-os para se defenderem daquilo que é aliciante e estarem conscientes daquilo que fazem. A fase em que o cérebro humano aprende mais facilmente é enquanto é ainda jovem. Não esperem pela altura certa para que eles percebam para falarem com os vossos filhos sobre determinado assunto.
Associado a este tema está o aumento da criminalidade, não se esqueçam.
A educação e transmissão de conhecimento é a base.