03 novembro 2009

Andebol no Concelho de Alcochete

O andebol apareceu no concelho de Alcochete pouco tempo depois de 1974, chegou pela mão dum grupo de jovens milítares da Armada (segundo alguns relatos).
O andebol foi introduzido em Alcochete, precisamente no Futebol Clube Vulcanense, actualmente (Vulcanense Futebol Clube), onde inicialmente começou por participar nos campeonatos do Inatel do Distrito de Setúbal.
Durante muitos anos, esta modalidade no clube, teve os seus altos e baixos, como tudo na vida.
Para além do Vulcanense, outros clubes no concelho também possuiram a modalidade, devido há intermitente causa do Vulcanense. São Francisco, Imparcial Alcochete, NAA e GAJA, estes contribuiram à sua maneira para o eriquecimento e desenvolvimento do andebol em Alcochete.

Também alguns grandes eventos desportivos foram crescendo no concelho nesta modalidade, ajudando assim, que se fosse criando uma outra mentalidade desportiva, educativa e cultural, para além da turística. O Grupo Académico da Juventude de Alcochete, pioneiro neste tipo de eventos Internacionais, trazendo ao concelho dezenas de equipas vindas de todos os continentes. O Torneio Costa Azul, que se realizava na semana da Páscoa, era o ponto mais alto dos torneios realizados no mundo, estando classificado como um dos melhores em termos desportivos, culturais e turísticos.
Depois, também nasceu o Torneio D. Manuel I/ Predial Coimbra organização do Vulcanense em 1998, que se realizava na primeira semana de Junho. O GAJA, criou também o Alcochete/Cup no mês seguinte, é de salientar que actualmente o torneio Costa Azul, sobrevive no tempo mas, em moldes diferentes dos iniciais.
Sem dúvida que estes dois clubes contribuiram para a continuidade do andebol no concelho, que dura até aos dias de hoje. Muito contribuiu a direcção liderada por Carlos Policarpo que, em 1996, convidou um árbitro que pertencia na altura, aos quadros nacionais da (Federação Andebol de Portugal), para fazer parte dessa mesma equipa, com o objectivo de iniciar a secção de andebol, então extinta no clube há mais de sete anos.

A vertente feminina foi o arranque, devido á lacuna e falta de actividade desportiva feminina, enquanto que GAJA, mantinha os escalões masculinos. Uma divergência entre a autarquia e o Académico de Alcochete, proporcionou ao Vulcanense acumular os dois (femininos e masculinos).
Alcochete durante décadas forneceu vários atletas ás várias selecções, regionais e nacionais, sendo de destacar algumas Internacionais no sector feminino pelo (GAJA) e outras pelo Vulcanense. Para além dos vários torneios que participaram e venceram, também alguns titulos regionais e apuramentos para provas nacionais, onde clube, concelho e distrito sairam sempre prestigiados e dignificados.
Durante estes anos da implantação da modalidade de andebol no concelho, alguns árbitros nasceram e se destacaram nesta área desportiva, chegando alguns a pertencer aos quadros da Federação Andebol de Portugal, com grande relevo.

Actualmente a modalidade de andebol no Vulcanense, no concelho, não tem encontrado intermitência desde 1996 até há data de hoje, desde essa altura em que foram criadas estruturas de futuro, prova disso é a continuação de ex-atletas, que têm vindo dando continuidade ao projecto andebol com sucesso desportivo e écletico.
Os padrões iniciais continuam como um dia disse seu mentor:
"É na base da formação que está o sucesso desportivo, e o futuro da modalidade" - Melo 1997

Sem comentários: