10 dezembro 2007

Aeroporto: processo a seguir (19)

Depois de ler a última edição do «Sol», suponho que alguma gente deve andar já a pensar em erigir uma estátua ao ex-ministro socialista e distinto residente Augusto Mateus.
A rotunda do Entroncamento seria boa localização, porque essa porta de entrada no concelho de Alcochete continua com aspecto terceiro-mundista.
A menos que, por ser "estrangeiro", haja quem não lhe reconheça esse direito.

Será que a esse também dirão, qualquer dia, "vai para a tua terra"?

2 comentários:

Alcochetano disse...

Não sinto qualquer surpresa ao ler os posts em que a frase “Vai para tua terra” aparece. Não sinto qualquer surpresa, em ler este tipo de frase de ódio e consigo até ver as caras de quem é capaz de o dizer.

Nasci em Alcochete e sim, fico envergonhado quando estas situações acontecem.
Faz-me pensar no ando a fazer…


Por tudo isto, recomendo Tratamento Para a Xenofobia, aos meus caros irmãos Alcochetanos (e não só para os menos letrados)

Para o tratamento da xenofobia são normalmente utilizados os métodos da terapia comportamental. O principal princípio desta terapia no que concerne às fobias, é o da exposição ao objecto ou situação fóbica. No caso particular da xenofobia, será a exposição do doente a situação estranhas que activam sua fobia. Assim sendo, o sujeito vai descobrir que tal situação aterrorizadora, não representa qualquer perigo ou ameaça como ele imaginava. Para ser possível este tipo de encontros, o sujeito vai aprender determinadas técnicas para lidar com a ansiedade ou angústia que sente em relação ao encontro com pessoas desconhecidas. De todos os métodos comportamentais, a dessensibilização sistemática parece ser o que melhor resulta no tratamento da xenofobia, uma vez que a exposição à situação ou objecto fóbico é gradual.


Bairrismo é a defesa exacerbada das alegadas virtudes de um bairro, ou, por analogia, da terra natal de alguém. O termo quase sempre possui uma conotação negativa, pois ao bairrismo está vinculada uma visão estreita de mundo que menospreza tudo aquilo que vem de fora.


Vasco Graça Moura já comparou o sentimento de bairrismo a um complexo de inferioridade.

Um complexo de inferioridade, nos campos da psicologia e da psicanálise, é um sentimento de que se é inferior a outrem, de alguma forma. Tal sentimento pode emergir de uma inferioridade imaginada ou real por parte da pessoa afligida. É frequentemente inconsciente, e pensa-se que leva os indivíduos atingidos à super compensação, o que resulta em realizações espectaculares, comportamento anti-social, ou ambos. Diferentemente de um sentimento normal de inferioridade, que pode actuar como um incentivo para o progresso pessoal, um complexo de inferioridade é um estágio avançado de desalento, frequentemente resultando numa fuga das dificuldades.

Unknown disse...

Venho assinar todas as palavras de "Alcochetano".
Alcochetano sou eu e alguns da minha terra já me dirigiram frases estruturalmente iguais a essa outra: "vai para a tua terra". Por isso, todos os meus tios (4) saíram de Alcochete menos o meu pai; todos os meus irmãos (5) saíram de Alcochete menos eu.