03 maio 2012

Aeroporto Complementar de Lisboa (2)

À semelhança do que aconteceu em Alcochete e Montijo, a Assembleia Municipal da Moita, com os votos de todas as esquerdas, também reprovou o apoio ao Aeroporto Complementar de Lisboa na BA6.
No meio disto tudo, o meu problema é só um: compreender as coisas.
Independentemente da minha visão política, eu compreendo a atitude das esquerdas: face a tudo o que fuja a uma lógica de sobreposição do Estado à sociedade, as esquerdas enquistam-se. Tenho deixado bem claro, ao longo dos meus textos, que isto é o mal que toda a pessoa consciente deve combater porque ameaça a liberdade dos nossos filhos e netos.
Assim colocado o problema, mudemos o curso ao discurso: sendo eu natural de Alcochete, conhecendo eu bem a história do meu concelho nos últimos 120 anos, fazendo eu parte e estando consciente da idiossincrasia dos grupos autóctones, estudando eu a micro-cultura alcochetana há quase 40 anos, como poderia apoiar esta "ideia" dos PSDs na nossa sub-região? Desprovido de realismo político, apoiá-la-ia se estivesse ao serviço de um partido político e de costas para as populações. Mas isto com o Marafuga não é possível. Eis também porque nunca servirei a gente da minha terra como gostaria de fazer, sobretudo na área da cultura. É a minha sina.

7 comentários:

João Pinho disse...

...não posso deixar de comentar apesar de não o desejar fazer!...este senhor comentou levianamente um assunto da maior importância para toda a margem sul, designadamente para os concelhos a norte do distrito, revelando uma ignorância de pasmar...aliás, não os comenta, "apalpa o terreno" em relação ao PSD local como foi referido em comentário anterior!...O PSD/Alcochete defende a instalação do projecto "Portela+1" na Base Aérea 6 pelo impacto económico, fomento do emprego e desenvolvimento que isso traz à região...nem é preciso debater com muita profundidade; numa breve análise SWOT, as vantagens para esta zona superam em muito eventuais aspectos negativos que a proposta contenha, aspectos de pormenor, diga-se de passagem...bem sei que existem sempre "os velhos do Restelo" em oposição aos ventos da modernidade...neste âmbito, pelo que aqui se insinua, até me parece que simpatizantes da "direita radical", caso deste senhor, se mancomunam com " a velha esquerda conservadora", afectos à CDU, para contrariar o "motor da história" que inexoravelmente conduzirá os democratas à liderança do Poder Local em Alcochete, cumprindo-se um velho sonho de "velhos companheiros de luta" aqui do concelho: " Um Presidente, Um Parlamento, Um Governo, Uma Autarquia, tudo de inspiração Social Democrata...
Em síntese, lutar pelo projecto "Portela+1" constitui um objectivo pelos quais os democratas do concelho se iram bater "contra ventos e marés", contra todos aqueles que tem a veleidade de se opor a um projecto desta natureza...certamente que o PSD/ Alcochete terá a satisfação de ver reconhecido o seu esforço em ter contribuído para que o aeroporto complementar seja uma realidade, paredes meias com o nosso Munícípio!...

Unknown disse...

Pinho, para já, não é "...se iram bater...", mas sim "se irão bater". Claro, o mais substancial do seu comentário ao meu texto não é este reparo que lhe faço.

Unknown disse...

"Um Presidente, Um Parlamento, Um Governo, Uma Autarquia, tudo de inspiração Social Democrata..." sic. Isto é um manifesto projecto totalitário. Olhe que sobre o abuso das maiúsculas talvez também eu tivesse alguma coisa a dizer, mas fica para outra vez, sr. Pinho.

Unknown disse...

Pinho (gostaria agora de o tutoyer, mas o sr. Pinho não deixa), você não percebe, nunca percebeu nem perceberá que um alcochetano não pode apoiar nada que seja «...paredes meias com o nosso Município!...» a jusante.
O Aeroporto Complementar de Lisboa que venha para a BA6, mas os alcochetanos não poderão fazer nada a favor disso.

João Pinho disse...

...meu caro dispenso a sua presunção no tocante à minha redacção...de resto, segundo me dizem, nem a maioria dos seus alunos soube ensinar, quanto mais virar-se para mim!... outra coisa, mais a sério, sei muito bem o que interessa ao Município e suas Freguesias...o projecto "Portela+1" interessa a Alcochete, ao Samouco e a S. Francisco...essa sobranceria quanto à pretensa ausência de partilha e repúdio de cooperação, a ser verdade, menorizava o alcochetano e subalternizava o "samouqueiro" e o "cabaneiro"...mas não é verdade...pensa pequenino...aliás, neste aspecto, a "direita radical" e a "velha esquerda conservadora" pensam por igual, com ligeiras "nuances" apenas...somente uma coisa mais "para os pontos ficarem nos is" ...se calhar, quando o sr estudava, já eu detinha formação superior no domínio da língua portuguesa...espero encerrar aqui este desagradável diálogo consigo...

Unknown disse...

Pinho, você não tem a humildade de reconhecer o seu erro ortográfico? Não foi um erro de teclado, mas sim o fruto de uma confusão que muitos jovens têm. É a primeira vez em toda a minha vida que uma pessoa não aceita a correcção de um erro que eu tenha feito, seja na minha qualidade de professor ou de simples falante da língua portuguesa. Será que você é um homem perigoso? E julga que eu tenho medo de si? Quanto aos meus alunos, devo-lhe dizer que centenas destes são engenheiros, advogados, professores desde o primário ao universitário, juízes, autarcas, deputados na Assembleia da República, etc. Outros meteram-se na droga, no alcool, no roubo, etc., chegando eu a visitar alguns deles na prisão. O mundo é feito de tudo, sr. Pinho.

Diogenes disse...

Porque será que as pessoas falam do que não sabem? será para cairem no ridiculo? caro joão Pinho o que afirma afasta-se da realidade: "O PSD/Alcochete defende a instalação do projecto "Portela+1" na Base Aérea 6 pelo impacto económico, fomento do emprego e desenvolvimento que isso traz à região...nem é preciso debater com muita profundidade; numa breve análise SWOT, as vantagens para esta zona superam em muito eventuais aspectos negativos que a proposta contenha, aspectos de pormenor, diga-se de passagem...bem sei que existem sempre "os velhos do Restelo" em oposição aos ventos da modernidade...", Fala em impacto económico, fomento do emprego, desenvolvimento? apenas devido ao facto das Low Cost passarem a utilizar a pista do Montijo? veja lá, não será que está equivocado? não é um aeroporto é uma pista...nada pode trazer ao distrito para além de uns cobres para os taxistas.
Se quer reflectir sobre o assunto, consulte: http://diogenesdobarreiro.blogspot.pt/