12 junho 2012

Grupo Coral do Samouco: Um Ícone da Terra

O Grupo Coral do Samouco é uma exaltação ao Samouco. Um ícone da nossa terra. Quando o vemos em actuação perpassa entre os “samouqueiros” um imenso catálogo de emoções. Ali está o Samouco em todo o seu esplendor. Ali se exprime a “alma do Samouco”.
O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense (SFPLS), popularmente conhecido como Grupo Coral do Samouco, foi formado à cerca de cinco anos. Teve na sua génese a persistência do ainda Presidente da Direcção da SFPLS e de alguns amigos mais, parte dos quais cantavam semanalmente na Igreja Matriz durante a celebração da eucaristia dominical. Começou de forma puramente amadora, sem grandes perspectivas e com inexpressivos apoios públicos. Integrou-se na estrutura da “Sociedade” mas sempre pautou a sua acção pelo regime de plena autonomia, apenas recebendo daquela o necessário apoio logístico e diminutos recursos pecuniários para satisfação de pequenos compromissos.
Da sua composição fazem parte um grupo de “samouqueiros e samouqueiras”, uns de nascimento, outros aqui residentes e amigos da terra, todos irmanados no gosto pela Música e pelo Canto Coral. Fazendo deste um “hobby”, uma forma de convívio, sem a preocupação de patentearem relevantes predicados para a função. Unia-os apenas a amizade, a solidariedade e um forte espírito de partilha. Uma enorme vontade em constituírem um orfeão. Começaram paulatinamente. Com desejo em aprender. Despretenciosamente e sem ambições. Contudo, com o decorrer do tempo e sem se aperceberem, deram corpo à construção daquilo que é, aos dias de hoje, uma grande “instituição” da Vila. Reconhecida e admirada por todos. De início, com a orientação de Gisela Sequeira, maestrina que deu ao Grupo um forte impulso de crescimento e sustentabilidade; agora, sob a direcção de Ana Vale Gato, porventura um dos seus membros mais jovens mas que exibe uma sólida imagem de liderança. Uma maestrina respeitada pelas suas qualidades humanas, pela sua competência profissional e atributos técnicos.
O Grupo Coral do Samouco, na organização do seu repertório, inclui não somente temas de raiz popular mas também temas clássicos, alguns eruditos e outros de natureza “sacra”. Cujo alinhamento, inegavelmente bem escolhido, muito concorre para o excelente nível dos concertos e recitais que vão realizando pelo País. E, dentro em breve, “fora de portas”. Levando e apresentando o nome do Samouco por essa Europa fora. Dando a conhecer a gentes de outros países, com usos e hábitos muito diferenciados, onde fica o Samouco e quais os nossos costumes e tradições. Transmitindo-lhes um pouco da nossa cultura e dos nossos muito particulares marcos identitários.
Hoje, o Grupo está muito longe de ser aquilo que inicialmente foi. Está muito melhor. Tem sido reforçado por mais coralistas, homens e mulheres interessadas em partilhar experiências e participar nesta linda aventura de promoção da Cultura e de divulgação da bela manifestação estética que é o Canto. Não posso, no entanto, passar sem deixar um testemunho de apreço aos coralistas que estiveram na origem do Grupo. Aqueles que o levantaram a partir do nada.. Não os enumero porque não merece a pena. Nem eles ou elas o pretendem. Porém, merecem uma palavra de saudação. Merecem o reconhecimento e a estima das gentes do Samouco.
Por outro lado, observando o Grupo, desde logo se percebe o carácter genuíno do sentir “samouqueiro”. Donde ressalta uma franca generosidade e fraternal solidariedade em torno de um ideal comum. Que permite perceber o que significa a dedicação, o esforço e o empenho daquela “malta” em projectar, cada vez mais alto e mais longe, a SFPLS e a Vila do Samouco.
Por isso, falar do Grupo Coral do Samouco, dando-o a conhecer mais em detalhe , aqui nas páginas do “Alcaxete”, constitui para mim um imperativo. Que faço com orgulho. Dando a conhecer a mística, o encanto e a iniciativa daquela gente. No fundo, para dizer a todos a honra que é ter nascido ou morar nesta bonita Vila da área metropolitana da cidade de Lisboa.
De resto, tona-se inefável expressar algo mais sobre o Grupo Coral. Oxalá não lhes faleça a vontade para continuarem o seu percurso em prol da promoção do Canto e da Cultura... mantendo, em simultâneo, uma forte determinação na afirmação dos valores da “nossa terra”. O Grupo adquiriu já um estatuto de eleição. É considerado e bastante apreciado. Representa um inestimável património na difusão daquilo que constitui a idiossincrasia do “samouqueiro”.
Enfim...que mais se pode acrescentar? Apenas que o Grupo Coral simboliza uma enorme alegoria ao Samouco...que traduz uma infinita manifestação do “sentimento samouqueiro”. Grande “malta” aquela.


João Manuel Pinho / Samouco

Sem comentários: