21 junho 2010

JOSÉ SARAMAGO

Propositadamente, não escrevi nenhuma consideração enquanto o corpo não foi cremado. Mas, depois de cumpridos os ritos de respeito perante um ser humano não recuso a considerar, que esteve bem o Presidente da República ao enviar apenas um representante às cerimónias.
Porque razão o povo português tinha teria que venerar uma personalidade que sempre quis renegar as origens históricas cristãs do país. Uma personalidade em estado avançado da sua idade foi defendendo que a Espanha anexasse Portugal.
Que respeito deve merecer uma personalidade que cultivava o pensamento puro e duro do marxismo (igualdade de classes) sob o jugo de um centro de poder único, mas depois a sua prática de vida era incoerente com a ideologia.
Respeito a morte de um ser humano, mas não me vergo à sua obra e considero condenável que os alunos do secundário sejam obrigados a estudar um escritor, que altera tudo que se aprende no modo de escrever e ler língua portuguesa.

4 comentários:

Pedro Giro disse...

O presidente teve uma acção em horizontalidade digna com o carácter ridículo e encolerizado que ele é. O presidente da república não é presidente dos cristãos nem dos jeovás ou seja ela a religião, tem que saber respeitar quem em todo o mundo levou ao mais alto nível o nome de Portugal, são pessoas como o Saramago que fazem falta a Portugal e não Cavacos e seus cordeirinhos amestrados…

Melo disse...

Que seria, se um dia saramago fala-se desta nova moda que o próprio presidente não vetou?
Onde seres do mesmo sexo puderem casar...
Isto é que é ser cristão?
è claro que quem se seja mal tratado tenha que partir para outro lugar para que a sua obra fosse o que é hoje.
Esses que hoje o admiram ou... fingem...

Miguel Saturnino disse...

Tanta ignorância deixa-me... ingnorante? Será contagioso?

Anónimo disse...

Talvez tenha sido o homem mais inteligente de Portugal nas últimas décadas da sua vida... Percebeu afinal que o comunismo só faz sentido nos livros pois em toda a história da humanidade simplesmente FALHOU. Percebeu também que DEUS é apenas um amigo imaginário dos adultos e que na verdade não existe. Toda a religião desde a pré-história foi sempre inventada por homens num imenso mar de ignorância e medo. Percebeu por fim tal como Galileu que ir contra um povo ignorante nas suas ideias é mau... Pois ao fim de 2000 anos ainda se acredita nas bruxas!