02 junho 2010

Crise – essa foragida da lei!

O assunto não é novo e infelizmente ainda vai perdurar no tempo. De nada nos serve saber que os tempos difíceis estão para ficar, em toda a Europa sopram ventos inabaláveis de mudança que nos criam dificuldades acrescidas em todos os níveis mas sobretudo no capítulo sócio-económico.
Existe um projecto europeu do qual fazemos parte integrante e que não podemos nem devemos abandonar. É necessário defendermos a Europa e a moeda única, que é também a nossa moeda.
Só é possível esgrimir argumentos perante a difícil conjuntura financeira que nos assola, com elevado sentido de responsabilidade e fundamentalmente com a estabilidade politica que permita a defesa dos supremos interesses do País e da sua população.
Estamos a ser sufocados por um défice que exige um esforço adicional de todos nós, indispensável numa atitude global de várias medidas europeias que visam acalmar os mercados financeiros. As medidas a tomar são impopulares, difíceis de assumir e bastante exigentes, mas importa que todos tenham consciência de que são medidas deveras necessárias para que o nosso País continue a ser credível, para que a confiança na economia seja cada vez maior, para que o índice das nossas exportações subam significativamente.
Um dos nossos problemas reside na fraca competitividade do nosso País, apesar de todo o esforço no sentido de inverter esta tendência, no entanto o crescimento é demasiadamente lento.
Estou convicto que o crescimento da nossa economia e o aumento do emprego são prioridades a estabelecer rapidamente. Devemos encarar esta fase com a vontade de ter um País diferente, melhor, com mais oportunidades. Para isso deve coexistir em todas as mentalidades, determinação, mas simultaneamente rigor.
Apenas e só assim, poderemos baixar o défice. O nosso plano de austeridade não é de todo o ideal, no entanto e no interesse nacional espero e desejo que o sector privado da nossa economia reaja de forma francamente positiva ao mesmo. Era elementar que o Estado e sobretudo a nossa classe politica soubessem dosear o exemplo a partir das mais altas estâncias de forma a cumprirmos rigorosamente um plano de reabilitação sócio-económico para o País. Assim, estou em crer que a médio prazo, podemos consolidar a nossa posição perante a Europa. Para tal, os intervenientes directos na nossa economia, incluindo naturalmente o Estado devem estar imbuídos deste espírito de esforço, de abnegação, para em conjunto construirmos uma base de sustentação mais forte, mais competitiva, mais moderna, com maior qualificação e que permita a todos beneficiarem de mais oportunidades.
Independentemente de tudo o que possamos fazer, creiam que os desafios e os problemas irão sempre surgir.
Como diz Robert Bogaard, um dos grandes nomes do empreendedorismo, “Os desafios e os problemas mantêm-se. O que muda é a natureza e a dimensão dos mesmos. Quanto maior o nosso negócio, maior a dimensão dos desafios e dos problemas, mas geralmente também maior é a nossa capacidade de lidar com os mesmos.”
Temos que nos superar, é preciso acreditar num futuro mais radiante, a confiança é inimiga da crise – essa foragida da lei!


Fernando Pinto
Deputado Municipal Independente eleito pelo PS
bancadapsalcochete@gmail.com

1 comentário:

Angelo Melo disse...

Caro deputado independente do PS:

Como pode ser possível o povo ter outra mentalidade e mais rigor se, este governo impõe regras que são violadas consecutivamente por aqueles que as deviam defender?
Porque será que as autarquias não podem recrutar pessoal para não aumentar a cargo do estado, ao contrário este governo admite mais gente sem concursos públicos e renova a frota automóvel?
Porque razão, este governo não corta os ordenados chorudos dos grandes administradores das empresas públicas, prémios, mordomias etc.…?
Porque razão a banca não paga o mesmo que uma empresa normal ou qualquer outro trabalhador?
Muitas perguntas sem resposta, até porque a crise…
Essa foragida da lei… é sempre paga pelos mesmos… aqueles que nada têm ou que possuem poucos recursos…
Este governo que quisesse acabar com a crise, já a tinham acabado, até muito antes de ela se institucionalizar…
Porque a crise, foi este e os outros anteriores governos que a causaram, por isso têm vindo a enganar o povo português consecutivamente durante décadas.
Para uma economia funcionar deve haver dinheiro, ora isso só com os trabalhadores a poderem ter para fazerem andar a economia, sem dinheiro a estagnação retrógrada e fruto de uma ditadura…
Por acaso, ainda se pode estar mais que uma pessoa juntas…
Esta, meu caro deputado independente do PS de Alcochete, é a verdade que o seu partido tenta esconder…

os meus respeitosos cumprimentos

Melo