21 junho 2010

Alcochete – vila prodígio da Forcadagem!

João Batista, também chamado de João, o Batizador, foi um pregador judeu e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
Tendo São João Batista como o seu Santo Padroeiro, a vila de Alcochete assiste no dia consagrado à natividade do Santo, às comemorações de mais um aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.
Praticamente a efectuarem 39 anos de existência, este Grupo de Forcados, fundado a 24 de Junho de 1971, consagrando nomes como João Mimo, Gregório Bolota, José Barrinha da Cruz, Francisco Sequeira, Aníbal Pinto, Alberto Silva, José Pinto, Estêvão Oliveira, Filipe Sequeira, Manuel Pinto, Augusto Oliveira, António José Pinto, João Rei, João Barata, Manuel Jorge Marques, António Cardoso, aos quais ainda se juntaram António Cruz, António Faria, Francisco Salvação, Paulo Penim, Vítor Marques e Joaquim da Costa Godinho.
Pouco menos de um mês da sua fundação, este Grupo fez a sua apresentação na Praça de Toiros da cidade vizinha – Montijo, enfrentando 6 toiros de Rio Frio. Sob a égide de João Mimo, este Grupo ao longo de 13 anos, conseguiu definir os seus princípios assentes numa postura determinada e conquistando o prestigio necessário para consolidar o seu sucesso nos anos imediatamente seguintes. É precisamente na década comandada por António Manuel Cardoso que este Grupo atinge simultaneamente os melhores e os mais angustiantes momentos da sua carreira. Foi precisamente na tragédia, com a morte de dois jovens e valorosos forcados, que o Grupo ainda mais se uniu, apesar de todas as dificuldades, conseguiu reunir fortes condições para superar as suas adversidades e continuar no trilho do êxito.
Em 1995 é João Pedro Bolota, forcado de enorme referencia no seio do grupo e não só, o eleito para liderar os Amadores de Alcochete. Na senda dos seus antecessores, o João prejudicando fisicamente a sua própria vida, mantém no seio do Grupo o espírito de unidade que permite continuarem com todo o mérito a marcarem presença de forma cada vez mais assídua nas melhores feiras taurinas.
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, não só continua a honrar a jaqueta que enverga como também consegue elevar o nome da vila de Alcochete em todo o País e Ilhas, mas igualmente em Espanha, França e Estados Unidos da América.
A 01 de Julho de 2007, o João coloca um ponto final na sua já longa carreira de forcado passando o seu testemunho ao Vasco Pinto, que apesar da sua juventude, à muito que deixou de ser uma promessa da forcadagem para naturalmente se assumir como uma certeza com todo o romantismo que a figura de forcado representa na Festa.
Jovem, dinâmico mas simultaneamente humilde, empenhado e com uma visão bem actual, o Vasco orgulhoso do seu Grupo e com Alcochete no coração aposta na continuidade reforçando o Grupo com novas caras mas sempre regendo-se pelos mesmos princípios desse já longínquo ano de 1971.
Alcochete orgulha-se do seu passado e presente e de todos aqueles que um dia optaram por vestir a jaqueta das ramagens e deram a conhecer a outros povos e culturas, esta genuína, ímpar, e tão nobre arte de ser forcado português e de Alcochete.
Não é uma tarefa fácil, perceba-se, mas a amizade e a união entre novos e menos novos fomentada em muitas tardes e noites de glória e quiçá de infortúnio permitem aos Amadores de Alcochete continuarem…a manter a tradição.


Fernando Pinto
Deputado Municipal Independente eleito pelo PS
bancadapsalcochete@gmail.com

Sem comentários: