11 agosto 2014
FESTAS DO BARRETE VERDE 2014 - 4
Domingo de Festas é simbolicamente o ponto alto da parte religiosa do programa semanal. Realizou-se a tradicional procissão de evocação à N. Srª da Conceição representada na N. Srª da Vida. Muitos dos cidadãos desconhecem o simbolismo destas evocações e a verdadeira razão de existência do país que se chama Portugal, com a missão que teve e tem no Mundo, no chamado Quinto Império, aquele que vem da herança Templária e convertida em Portugal na Ordem de Cristo.
Seria interessante que muitos dos líderes de opinião em Alcochete se debruçassem sobre os símbolos enraizados por estas paragens e talvez aí percebessem porque estas Festas têm um significado de fraternidade e relacionamento entre seres humanos, independentemente das divergências.
Fazer politica nestes dias e ações sob essa carga é prejudicial a prazo!
Regressemos ao livro: " o grande responsável pela organização dos festejos foi o Sr. José André dos Santos. Ele aproveita a realização da habitual corrida de toiros para fazer nascer as, hoje famosas e tradicionais festas do Barrete Verde e das Salinas. Ele é portanto, o seu progenitor.
No ano de 1942 as festas ainda são feitas com a colaboração e concurso da Santa Casa da Misericórdia e a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro 1898, mas já com a denominação atual do Barrete Verde e das Salinas.
Decorria o ano de 1943 e a Santa Casa da Misericórdia recebe a uma herança do Barão de Samora Correia, deixando a organização das festas, razão porque nesse ano, a responsabilidade da sua realização passa para a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 embora contando com o apoio da Câmara Municipal.
A partir daqui nota-se uma dificuldade crescente para arranjar uma entidade ou uma comissão, para se responsabilizar anualmente por estas festas."
Depois de no ano 1944 terem ocorrido as festas desenvolveram-se algumas ações que culminaram com "O Aposento do Barrete Verde, foi fundado a 20 de Agosto de 1944".
"A assembleia-geral para a eleição dos primeiros corpos gerentes teve lugar em 21 de Dezembro de 1947 e pelo fato de haver dificuldade em se formarem listas, foram realizadas na sequência da primeira, mais três sessões da assembleia geral nas seguintes datas: 4, 18 e 25 de Janeiro de 1948."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário