26 dezembro 2010

Da megalomania do Governo PS à da Câmara de Alcochete

Os tiques dos socialismos podem mudar de amplitude, mas estruturalmente são sempre os mesmos.
Não há dinheiro para Justiça, Educação, Saúde, etc., mas há projectos megalómanos por parte deste Governo socialista, caso, por exemplo, do Comboio de Alta Velocidade.
À escala do nosso Concelho, os autarcas comunistas reduziram a megalomania do Train à Grande Vitesse (TGV) à Regeneração Urbana de Alcochete (RUA).
Na rua estamos todos nós, sem dinheiro para mandar cantar um cego que aqueça a nossa alma!
Não seria muito mais do agrado das populações que os comunistas pusessem o novo Centro de Saúde do Samouco a funcionar condignamente e renunciassem a esta propaganda rasteira e sem freio para alienação de muitas consciências?

10 comentários:

João Pinho disse...

Corroboro...

Unknown disse...

Quando eu falo em «socialismos», refiro-me a comunismo e socialismo.

Anónimo disse...

Sou do Samouco, na passada semana, assisti a uma rerunião da C.M descentralizada para a vila do Samouco.
Este asunto, foi lá tratado, pelo Sr. presidente da C.M que disse o seguinte:o centro de saúde está pronto, aguarda-se por uma data na agenda da Srª Ministra da saúde para ser inaugurado.
A outra situação é o momento para requalificar aquelas zonas, tem a ver com a desponibilidade de apois "verbas" que se não é agora só mesmo daqui a muitos ,muitos Anos e sabemos que são valores muito elevados.
O Sr. Marafuga e o Sr. João Pinho "do Samouco" não estavam presentes na reunião, asim digo que o primeiro abriu a boca e disse um enorme disparate e o segundo corrabora.
neste contexro eu digo muito bem vai o CDS-PP e o PSD no concelho de Alcochete... ai ai!!!!!!!!

Unknown disse...

Sr. Anónimo, não há reuniões da Câmara descentralizadas; há, sim, reuniões da Câmara deslocadas.
Descentralizar é transferir poder...o que não é o caso.
Se na sede da Câmara Municipal de Alcochete mudassem as reuniões camarárias da sala habitual para outra, haveria descentralização só por haver mudança de espaço físico. Por que carga de água as reuniões que a Câmara faz no Samouco ou em São Francisco são descentralizadas?
Vamos deixar passar o tempo e aguardar pela inauguração do Centro de Saúde do Samouco. Depois poderá ser que falemos melhor.
Quanto ao que diz sobre a requalificação das zonas ribeirinhas, nada diz que invalide que "tudo aquilo" é de nefanda propaganda política.
Deixe que o tempo passe e veremos aqui quem diz dislates.
Publico coisas na comunicação social, primeiro tradiconal, depois electrónica, há mais de trinta anos; brinquei primeiro, trabalhei depois com vários autarcas que tivemos e temos; fui professor e/ou explicador de outros que tivemos e temos; nasci em Alcochete há 60 anos; conheço ISTO. Veremos aqui quem diz dislates.

João Pinho disse...

Meu caro anónimo:
Mas é preciso ir às Sessões de Câmara para acompanhar o que se passa no Concelho?
Porventura sabe como funciona o regimento de funcionamento das referidas Sessões? O debate circunscreve-se apenas à vereação em matérias constantes na Ordem do Dia. Os presentes falam apenas de assuntos factuais (calçadas por arranjar, obra que tarda,etc)) depois do período da Ordem do Dia. Sobre questões de âmbito politico os presentes nada podem dizer. Isso fica para a Assembleia Municipal.
Quanto à inauguração do Centro de Saúde do Samouco, obra para concluir em 2009, não lhe disseram que a intenção da Câmara é estabelecer um protocolo com o Ministério da Saúde com a finalidade de ser ressarcida das verbas que investiu. Quando esse protocolo deveria ter sido feito antes do início da obra. E quanto ao recheio do Centro, transferência de pessoal, custos de funcionamento, nada se sabe.Se a ARS não aceitar os termos do protocolo sugerido vai ser um bico de obra...o processo foi indubitavelmente mal conduzido pelo executivo. Não lhe disseram também que inicialmente o TC não colocou o seu visto prévio porque, por incúria ou incompetência, o concurso público para adjudicação da sua construção foi mal aberto, não respeitando o normativo legal vigente. Sabia? E quanto a fundos comunitários para ajudar a financiar o projecto...nem candidatura houve!
Se é do Samouco podemos falar quanto à inauguração desta obra...mas vai ter de esperar ainda bastante.

A falada "requalificação daquelas zonas" insere-se no âmbito do Plano de Pormenor da Zona Poente do Samouco mas isto é um projecto de natureza privada a desenvolver em terrenos pertencentes a muitos donos, onde irá ser necessário muito investimento privado para construção. Só então virão os equipamentos públicos...olhe em município comunista e com a ausência de investimento no país, vai ter de esperar muitos anos para que o projecto se concretize...infelizmente. Mas saiba que o projecto é privado não da Câmara.
Como o texto já vai longo, vou fechar o presente comentário. No entanto, como é meu conterrâneo, muito embora sejam temas do interesse geral, vou-lhe transmitir em mail seguinte mais alguns dados sobre a nossa Câmara que o discurso oficial não divulga. Esteja atento!
Com a estima que os meus vizinhos, amigos e famliares samouqueiros me merecem, cordialmente...

João Pinho disse...

Meu caro anónimo:
O dr Luís Franco, de resto pessoa por quem nutro consideração, falou no Centro de Saude mas será que abordou um conjunto de projectos já previstos nas anteriores GOP"s de 2007/10 e de novo previstos para 2011 mas que, de acordo com o Orçamento do próximo ano, continuam a ser adiadas? Passo a referir:
- Falou na ampliação da Escola do Samouco?
-Falou na construção da casa mortuária ddo Samouco?
-Falou na remodelação do largo de S. Bráz?
-Falou na remodelação da Praça da República?
-Falou na requalificação da zona de ancoradouros do Samouco?
-Falou na construção do reservatório apoiado no Samouco?
-Falou na requalificação da rua do Norte?
Isto são tudo projectos (pensados no papel para dizer apenas que se apresenta obra) vindos do mandato anterior que o executivo CDU colocou de novo em GOP"s 2011/14 mas que não irá executar pois não consegue recursos , dá prioridade à vila de Alcochete e sabe que a Junta de Freguesia,"sendo a voz do dono", não luta pela concretização destas iniciativas. Compreende?
E conhece os motivos principais porque a Câmara não tem recursos?Digo-lhe:
Em relação ao orçamento de 2011, vai receber do governo central nas rubricas "impostos directos", "Transferências correntes" e "Transferências de capital" cerca de dez milhões e seiscentos mil euros.Isto num orçamento global de vinte milhões de euros.
Ora só em "Despesas com Pessoal", "Aquisições de bens e serviços" e "Juros e outros encargos" prevê gastar à volta de onze milhões e duzentos mil euros. Todo o dinheiro que recebe do Estado não chega para pagar ao pessoal, "esferográficas e gasóleo" e os juros aos bancos!Compreende a dimensão da questão?
Um município com 16 mil almas como pode ter 413 funcionários, fora assessores, avençados e consultores contratados?
Uma que gestão desperdiça o dinheiro em marketing e trabalho, muito dele improdutivo e desnecessário, não pode evidentemente ter dinheiro para utilizar ao serviço da população. Consegue entender?
Finalizando, digo-lhe ainda que não é este o tipo de politica e utilização dos recursos públicos que o PSD defende. Com ele certamente que não haveria este desperdício e descalabro financeiro (consultores a abocanhar, maridos e mulheres empregados na Câmara,etc,etc,etc,), haveria controlo, eficiência nos gastos e uma politica de verdade, em suma uma ideia para "SERVIR ALCOCHETE".
Para o mostrar o PSD precisa apenas de uma oportunidade...acreditar no PSD constitui um desafio para os munícipes.
Acredite o sr também no projecto de mudança para o concelho de Alcochete que o PSD é capaz de protagonizar e não embale no canto das sereias...
Cordialmente seu...

Anónimo disse...

Sr. João Pinho, o que diz todos conhecemos.
Mas é nos locais próprios que devemos colocar essas questôes, para quem de direito responder e assim esclarecer e defender-se.
O sr. e outros não actuam assim, para mim, isso deve-se à falta de coragem e de argumentos quando confrontados com o contraditório.
Assim este espaço não é plural, nem democrático como muitas vezes, aqui se afirma.
Quem está neste momento, na C.M e na J.F.Samouco, foi eleito democraticamente, sejam eles da CDU do PS ou do PSD."compreende?"
O sr. e outros falam muito,mas fazer politica é executar e discutir. "quanto mais melhor digo eu"
Executar, compete àqueles que a população elegeu, já discutir os assuntos compete à oposição que é o sr João Pinho e os outros, e no concelho de Alcochete, fizeram até hoje, ZERO.
O que fazem, são querelas politicas,não é politica de oposição,é por isso que o Sr Bruno Queimado Rosa se vai embora, e com toda a RAZÃO.

João Pinho disse...

Desculpe voltar ao assunto mas tenho de corrigir o seu pensamento porquanto está profundamente equivocado!
O que transmiti em comentários anteriores nem todos o conhecem, já que a informação oficial é pouquíssima... sobre o orçamento de 2011, o ROSM e as GOP"s 2011/14 havia muitíssimo mais a dizer mas para já fico-me por aqui.

Relativamente ao intervir nos locais próprios, porque o sr desconhece ou ignora propositadamente, digo-lhe ainda:
- O PSD entregou recentemente,em tempo oportuno, ao dr Luís Franco um documento escrito, contendo as suas posições críticas em relação ao Orçamento de 2011 e GOP"s 2011/14;
-Encontra-se representado na Assembleia Municipal, aí intervindo sempre que considera importante, como o fez na última com a moção que apresentou e foi aprovada pela
Assembleia;
-Comparece às sessões públicas de Câmara, quando julga indispensável,como o fez na última descentralizada ocorrida na Fonte da Senhora onde eu próprio estive presente, apresentando, depois do período da ordem do dia, situações relativas à orgânica da Câmara que carecem de profunda
remodelação.
Por conseguinte o que o sr afirma,com uma ligeireza que não posso deixar passar em claro, é errado e revela desconhecimento quanto ao actual paradigma de funcionamento do PSD local. Saiba ainda que a actual CPC do PSD já reuniu várias vezes com o sr Presidente da Câmara, cujas reuniões têm, de algum modo, sido frutuosas e decorrido em clima de grande cordialidade apesar do distanciamento politico que separa ambas as partes.

Mas digo-lhe mais: que interessa discutir na Assembleia Municipal ou nas sessões de Câmara questões de natureza politica com os eleitos da CDU quando os representantes comunistas, em hegemonia e com o fundamentalismo que os caracteriza, nem sequer sabem ouvir e quando chega a hora das votações deliciam-se com as suas vitórias por maioria. Ali pouco vale a pena discutir, nem essas reuniões tem carácter parlamentar. A concepção politica do PSD está nas antípodas do PCP e como essas reuniões, por norma, primam pela ausência de munícipes é falar para nada!
Não, meu caro... não é aí que o PSD tem de apresentar as suas propostas e tecer as suas críticas.O diálogo directo com o PCP é desnecessário e improdutivo. A estratégia do PSD passa por apresentá-las em outros fóruns onde todos possam aceder, designadamente na comunicação social local, em blog"s como este e em outras intervenções públicas, levando as suas ideias e projectos ao conhecimento da população em geral... eu próprio, modéstia à parte, tenho feito isso na comunicação social local( consulte o Alcaxete nos últimos números).

Quanto ao zero, quero somente dizer-lhe que o PSD constitui-se neste momento como alternativa e assumir os destinos da autarquia é algo para o qual se encontra actualmente preparado. Tem quadros experientes e juventude com elevado gabarito para protagonizar um projecto de mudança ...que indubitavelmente o município necessita.
Trinta anos de gestão comunista, desperdiçando recursos e oportunidades a cada ano que passa, torna imperativo uma nova forma de gestão feita por gente mais capaz e com outra visão. Está enganado quanto ao zero, provaremos isso quando Acochete quiser. Propomo-nos "SERVIR ALCOCHETE"!

Uma palavra ainda sobre a JFSamouco. Sabe que, por exemplo, nunca mais houve uma palavra em relação ao ponto de situação em que se encontra o contencioso com a funcionária que alegadamente andou anos consecutivos na gestão PCP, travestida de CDU, e PS a desviar fundos da autarquia em proveito próprio. Eventual negligência involuntária ou incompetência de gestão por parte dos eleitos em exercício de funções no decurso desses mandatos é ainda o que falta apurar, aspecto em que tem recaído o mais profundo silêncio. Além de que ninguém se parece preocupar com o montante global do desvio e a duração temporal em que isso ocorreu...
Afavelmente seu...

Anónimo disse...

Sr. João Pinho, equivocado pode ter ba certeza absluta que não estou.
Sabe porquê?
Porque a infotrmação não é tão pouca como diz, veja, eu vou ao saite da CMA e tenho lá as actas das sessôes da CM e da Assembleia Municipal, onde estão as intrevenções dos partidos CDU, PSD e PS e e´aqui que eu lhe digo que a oposição é ZERO, mas também lhe digo que ainda não consultei as ultimas quatro da AM.
Mais lhe digo que estas reuniôes são públicas, como o sr. sabe e os regimentos são os art. que vem no D.R. que regulamentam as formas de procedimento destes, certo.
Quanto ao assunto da ex. funcionária da junta de freguêsia numa sessão a que eu assisti,naõ me recordo já se foi o sr.Palminha ou o sr. Arnaldo, que pediu esclarecimentos sobre este assunto, e o presidente da JF respondeu,com este sentido sobre o caso existe dois processos um disciplinar e conduzido por uma instrutora/advogada e pelo executivo da JF que termi nou com o despedimento da funcionária o outro é um processo criminal e a junta já entregou o mesmo ao Ministério Público, aguarda agora pelo procedimento a que este obriga e os representantes do PS e PSD na AF ficaram esclarecidos.
Mais lhe digo,mas agora falo de situaçôes que me contaram, porque sou amigo de uma pessoa que participa nas sessões da AF,que ainda na ultima AF que ocurreu no passado mês de Dezembro este assunto foi novamente lá tratado da mesma forma como acima lhe disse, não entendo porque fala em silêncios, essas insinuações não lhe ficam nada bem, são as tais querelas politicas locais que não intressa já a ninguêm.
E ainda lhe digo, que, errado foi a forma que algumas pessoas ligadas ao PS e também ao PSD tiveram com a pessoa em causa antes do acto eleitoral, penso que o resultado espelha isso mesmo.

João Pinho disse...

Meu caro anónimo reitero aquilo que lhe disse anteriormente para que fique ciente:
-O diálogo directo com os militantes e independentes do PCP, aglutinados na CDU onde não existe nenhum militante do PEV, é desnecessário e improdutivo. A estratégia do PSD está virada para a comunidade em geral, nos diferentes fóruns onde vale a pena participar...na Assembleia Municipal abordam-se as matérias constantes em Ordem de Trabalhos com a dignidade que a mesma merece.Apenas e só!
-O fundamentalismo empedernido e muitas vezes arrogante que os deputados municipais e alguns vereadores da CDU dão mostras tornam impossível qualquer tipo de comunicação e debate politico. O PSD tem o seu projecto próprio para quando o seu momento chegar e não está interessado em discussões infrutíferas com o PCP. O PSD, antes de tudo, está interessado em solidificar a sua afirmação no município e virado para o diálogo e partilha com as suas "forças vivas"; depois pretende abrir Alcochete ao exterior, a todos quantos se mostrem interessados em participar no seu desenvolvimento ...só assim, em fase ulterior, virá o tempo em que a margem sul, e consequentemente Alcochete, se libertarão, por fim, do tempo das oportunidades perdidas, disso não tenha dúvidas...
-Espero que tenha percebido que o PSD, neste momento, faz oposição onde julga que a mesma possui impacto e é importante , isto é, no seio da sociedade civil ...e não no local onde o sr queria que ela fosse feita, apenas e somente na AM e nas sessões de Câmara. Aí, perante a composição das mesmas e a ausência de munícipes nem nem o esforço se justifica.
-Quanto à teoria do zero ( termo tão caro aos comunistas mas infeliz porque incorrecto), julgo estarmos esclarecidos...
-Quanto à questão da JFSamouco, o sr igualmente não captou tudo o que lhe disse. Volto a repetir:
Houve uma alegada apropriação ilícita de fundos públicos e falsificação documental por parte de uma ex-funcionária, presumivelmente durante um dilatado período de tempo. Foi um desvio parece que consumado de forma continuada durante anos. Então justifica-se a pergunta: Que andaram os executivos comunista e socialista a fazer durante os seus mandatos, que permitiram o controlo absoluto da gestão, contabilidade e tesouraria por parte de uma só funcionária. O executivo de freguesia tem, para além de presidente, secretário e tesoureiro. Se calhar, será que não existe aqui negligência involuntária ou mesmo uma enorme incompetência e incapacidade em compreender tudo aquilo que envolve a Administração Pública...por isso no foro criminal esta matéria, em sede de julgamento, ainda pode ser trazida à colação...nunca se sabe!
Em resumo, para entender melhor: alguém desviou, vai daí, alguém permitiu que fosse desviado...nomeadamente quando se depositam responsabilidades próprias nas mãos de funcionárias.
E vamos ver se a pena de demissão se consuma por sentença judicial ou ainda se venha a verificar hipotética reintegração a consumar retroactivamente...
Cordialmente...