08 dezembro 2010

A Câmara, a pretexto de estar com o Presépio, destrói-o


Vede como este Presépio é exactamente o contrário daquele outro que a Câmara de Alcochete pôs no adro da Igreja Matriz. Nesse, o que recebe destaque são os animais em manifesto prejuízo do casal Maria e José e do Menino Jesus que mal se vê.
Assim, em Alcochete, o Presépio é aproveitado para a propaganda da ideologia comunista a favor do ambientalismo e contra o valor família.
A maior parte das pessoas sente que ali há qualquer coisa que não está bem, mas não se revolta contra a Câmara porque a mensagem é subliminar. Até há quem pense: afinal os comunistas não são tão maus nem tão ateus como dizem porque se preocupam com o Presépio. O que têm é mau gosto. Claro que isto é trágica ingenuidade que põe em causa a nossa segurança e liberdade, uma vez que os valores cristãos são secundarizados e, em substituição, privilegiada uma religião biónica, isto é, uma religião assente na natureza que é criatura como o é a vaca e o burro.

12 comentários:

Anonymous disse...

"Assim, em Alcochete, o Presépio é aproveitado para a propaganda da ideologia comunista a favor do ambientalismo e contra o valor família."

E chega a essa conclusão só porque os animais não ficaram à escala biblicamente correcta?

Unknown disse...

Estou informado que o Prior da terra discorda completamente da maneira como a Câmara faz o Presépio, manifesta essa discordância aos autarcas, mas em vão.

Unknown disse...

A pergunta é de uma ingenuidade atroz.
O problema trágico é que os comunistas contam com esta ingenuidade, já que com ela progridem qual peixe na água.
Como é que, politicamente, alguém pode admitir a hipótese de que os comunistas fizeram o Presépio que fizeram no adro da Igreja Matriz de Alcochete por incapacidade estética? Ó meu Deus, tira-me daqui!
O que os comunistas querem destruir é o conceito e simbólica que o Presépio representa porque todo esse universo cristão trava o avanço da ideologia marxista. Depois, ingenuamente, dizem-me que, provavelmente, em toda a Câmara, ninguém leu uma obra marxista. Isso é verdade, mas aquela máquina monstruosa não inala outra coisa senão marxismo. Se numa sala, a um canto, alguém fuma um charuto, todas as pessoas que estiverem nessa sala inalam partículas do fumo desse charuto sem o fumarem. Ideologicamente é o mesmo. Nem tão pouco os grandes milhafres comunistas estão interessados que a sua massa de apoiantes leia Marx, Engels, Lenine, etc. Isso foi o que eu fiz e virei-me contra aqueles mistificadores intelectuais.
E como é que uma pessoa intelectualmente honesta consigo pode admitir, sem me dar o mínimo benefício da dúvida, que eu cheguei à conclusão que cheguei por uma questão de mais ou menos escala da vaca e do burro?
Sempre que respondo a uma pessoa aqui neste blog ou noutro sítio, eu em primeiro lugar olho bem para a escrita dessa pessoa, vendo logo o grau de formação da mesma, o que me obriga a medir as minhas palavras, não aconteça eu estar a responder com rosto sujo a quem o tem lavado. Façam o mesmo comigo, a menos que a inveja vos impeça.

Januario disse...

Ora boas, de quando em vez e quando posso acompanho o Blogue. Desta vez decidi comentar acerca do presépio, na minha opinião como novo residente, acho que a intenção do presépio é dar uma imagem do tamanho real do mesmo, nada tem a ver com "politiquices" ou algo do género. Claro que tudo depende da maneira como se vê as coisas, se olhar-mos para elas com maleficência, perante o nosso olhar, elas são verdadeiramente más, e este tipo de comentários roça o fanatismo.
Já agora aproveito para dizer ao comentador anterior que o grau de formação, não se revê na maneira como se escreve mas sim nas acções que se perfaz no dia-a-dia e olhe que este termo de paralela que fez entre o presépio e a nossa autarquia não lhe cede muita ética para presumir no grau de formação dos outros, porque foram comentários infelizes e insensatos. Para terminar de quando em vez vou á igreja e nunca ouvi algum género de censura da parte do Padre em relação ao nosso presépio, mas se por acaso acontecer lá estarei para dar a minha opinião.
Boas Festas a todos.

Anónimo disse...

Sr. Marafuga pensa mesmo estas loucuras que escreve? Se a resposta é sim, então o senhor é um caso preocupante!!! E se calhar perdido!!!

Unknown disse...

A estratégia dos comunistas sempre foi considerar as vozes discordantes casos "preocupantes" e "perdidos" para as embargar pelo medo.

Anonymous disse...

Sinceramente, considero a atitude do Sr Marafuga respeitável, por defender a sua posição convictamente face a regimes/ideologias que discorda. Contudo acho ao mesmo tempo um exagero brutal as palavras que o Sr. Marafuga utiliza. Um presépio feito de forma a espalhar propaganda? E tudo devido aos animais lá presentes? Isso já é elevar todo esse seu rancôr e desdém pelo comunismo e socialismo a proporções ridículas.

Unknown disse...

Sim, sr. Anónimo, sim! O que diz interrogativamente, eu digo-o afirmativamente: «um presépio feito de forma a espalhar propaganda». Eu sei o que estou a dizer porque sei o que é o comunismo. Este é tudo, menos inocente.

João Pinho disse...

Curiosamente, na freguesia do Samouco, no presépio construído pelos funcionários da Câmara no adro da Igreja, as figuras de Maria e José são bem maiores que as figuras da vaca e do burro. No entanto, apesar de não estarem todos eles à escala correcta, a simbologia cristã está perfeitamente identificada com os valores que pretende transmitir...da desigualdade da escala não se extrapola qualquer tipo de mistificação. Se calhar em Alcochete é diferente...

Anonymous disse...

"da desigualdade da escala não se extrapola qualquer tipo de mistificação. Se calhar em Alcochete é diferente..."

É diferente porque os comunistas estão no poder e independentemente do presépio que construíssem, do seu tamanho, cores, figuras, biblicamente ou historicamente correcto, ou mesmo feito por indicações do papa, ele estaria sempre a promover ideias de esquerda e destruição da família.

É óbvio que não acredito nisto, só estou a seguir a lógica do Sr Marafuga

Anonymous disse...

E provavelmente o presépio do Samouco deve conter elementos também bastante que prejudicam toda a liberdade pessoal, contrários ao espírito humano e fé cristã. Só que estão incrivelmente bem camuflados. Ou é uma mera tentativa de propaganda política, para fazer acreditar que os comunistas se preocupam com as tradições cristãs, quando na verdade eles planeiam em segredo silenciar a oposição e atirar o país numa sangrenta revolução.

São conclusões óbvias que se podem retirar de uma simples representação de um evento descrito na bíblia cristã só porque o Sr Marafuga discorda com o poder local responsável por tal.
São acusações totalmente credíveis e justificáveis e nada, nada paranóicas e ridículas.

Pedro Giro disse...

Por acaso apesar dos diferentes tamanhos do presépio, a cor política do Samouco é igual á de Alcochete...Que importa o tamanho de uma vaca ou de um camelo? Na minha modesta opinião, grave é estar constantemente aqui no blogue a dissertar aluviões de palavras de ódio e depois refugiarem-se na igreja e passarem a imaculados. Espero bem que no ano das eleições Autárquicas os touros nas Festas do barrete verde sejam pequenos, caso contrário há-de de aparecer aqui alguém a dizer que é propaganda política!