14 abril 2006

Adulteração

O Jornal do Montijo publicou hoje (14-04-06) o meu texto A Igreja, adulterando-o por completo.
Para mim, tenho que os cortes aqui, os acrescentos ali, impossíveis no plano da informação automática, visam descredibilizar a minha pessoa perante os leitores de Alcochete e Montijo.
No meu texto, escrevi:
«Quando falo de Igreja é do corpo místico de Cristo que falo. Igreja, do grego, ekklesia, significa assembleia de todos porque a salvação é para todos». No Jornal do Montijo, o meu texto foi adulterado para isto: «Quando falo de Igreja, do grego, ekklesia, significa assembleia de todos porque a salvação é para todos».
Depois, um pouco mais à frente foi suprimido um fragmento do meu texto que é o seguinte: «...só e apenas a esta última dimensão de verdade».
No fim digo: «Agora percebemos melhor por que São Francisco é uma figura grata à New Age e esquerdistas de todas as cores, nomeadamente ecologistas». Mas o Jornal do Montijo emendou para isto: «Agora percebemos melhor por que São Francisco não é uma figura grata à New Age e esquerdistas de todas as cores, nomeadamente ecologistas». Como se vê, eu digo que '...São Francisco é uma figura grata...', mas o referido órgão de comunicação social diz que '...São Francisco não é uma figura grata...', baralhando por completo, perante os leitores, toda a logicidade do meu texto.
Eis como na própria Sexta-Feira Santa se crucifica o outro.

Sem comentários: