Perdurará na nossa memória a tirania e o despotismo dos regimes comunistas do séc XX. Os genocídios perpetrados na URSS, na China, no Camboja, na Coreia, etc, marcam indelevelmente a prática dos comunistas pelo mundo. É um modelo de sociedade que, para nós, ocidentais, já faz parte da história e da nossa memória colectiva. É passado mas deverá permanecer bem viva a recordação de tudo o que aconteceu, até para repudiarmos novas experiências do género que em momentos difíceis podem vir a ressuscitar... Infelizmente, no nosso país, ainda permanecem resquícios deste ideário que persistentemente luta contra a sua definitiva erradicação. Em Portugal, fruto de algum subdesenvolvimento cultural, iliteracia e analfabetismo, o PCP e similares ainda encontram audiência e conseguem maiorias no âmbito do poder local. Mas tal como caiu em toda a Europa, a sua hegemonia em vários concelhos de Portugal terá também o seu fim.De forma lenta mas inevitável! Contudo, o materialismo dialéctico e o materialismo histórico irão permanecer como concepções objecto de contínuo estudo e análise, enquanto correntes de pensamento, formuladas no séc XIX, que deram um inestimável contributo para se perceber o modo de funcionamento da organização económica do mundo capitalista. As suas teorias sobre a moeda, sobre a mais valia, sobre o valor, a divisão e organização social do trabalho e, por último, a sua perspectiva filosófica sobre a evolução da humanidade desde os primórdios aos nossos dias permanece actualizada e todos a devemos entender. Agora as abomináveis práticas que foram implementadas pelos comunistas, a coberto da instauração duma alegada sociedade "mais justa", devem merecer a mais viva repulsa de todos os democratas. E estarem presentes em todos os manuais de estudo para que as novas gerações tenham sempre presente que as ditaduras são contra o desenvolvimento e a prosperidade. Tanto de esquerda como de direita...o seu objectivo é sempre o mesmo. Oprimir e obscurecer! Nesse sentido, este vídeo, aqui colocado no blog, é uma dádiva porquanto ajuda-nos a lembrar aquilo que não queremos. Por isso...bem haja!
Este "post" remete-nos para factos ocorridos no séc passado. Não são mera propaganda, nem manipulações puramente demagógicas. Foram factos que aconteceram, são indiscutivelmente verdade. E que a humanidade não deve esquecer pois são parte integrante da nossa memória colectiva. Perpetuar e difundir este espólio constitui um acto de cidadania com profunda sensibilidade humana...até para que aqueles infaustos acontecimentos não mais se repitam. A verdade pode ser irreverente mas entediante não é de certeza... apenas se torna entediante quando excessivamente repetitiva, o que não me parece que seja o caso. Apagar dos "favoritos" é opção legítima e situa-se no domínio da reserva pessoal de cada um. Não é, por conseguinte, questionável. Cordiais saudações...
4 comentários:
Perdurará na nossa memória a tirania e o despotismo dos regimes comunistas do séc XX. Os genocídios perpetrados na URSS, na China, no Camboja, na Coreia, etc, marcam indelevelmente a prática dos comunistas pelo mundo. É um modelo de sociedade que, para nós, ocidentais, já faz parte da história e da nossa memória colectiva. É passado mas deverá permanecer bem viva a recordação de tudo o que aconteceu, até para repudiarmos novas experiências do género que em momentos difíceis podem vir a ressuscitar...
Infelizmente, no nosso país, ainda permanecem resquícios deste ideário que persistentemente luta contra a sua definitiva erradicação. Em Portugal, fruto de algum subdesenvolvimento cultural, iliteracia e analfabetismo, o PCP e similares ainda encontram audiência e conseguem maiorias no âmbito do poder local. Mas tal como caiu em toda a Europa, a sua hegemonia em vários concelhos de Portugal terá também o seu fim.De forma lenta mas inevitável!
Contudo, o materialismo dialéctico e o materialismo histórico irão permanecer como concepções objecto de contínuo estudo e análise, enquanto correntes de pensamento, formuladas no séc XIX, que deram um inestimável contributo para se perceber o modo de funcionamento da organização económica do mundo capitalista. As suas teorias sobre a moeda, sobre a mais valia, sobre o valor, a divisão e organização social do trabalho e, por último, a sua perspectiva filosófica sobre a evolução da humanidade desde os primórdios aos nossos dias permanece actualizada e todos a devemos entender.
Agora as abomináveis práticas que foram implementadas pelos comunistas, a coberto da instauração duma alegada sociedade "mais justa", devem merecer a mais viva repulsa de todos os democratas. E estarem presentes em todos os manuais de estudo para que as novas gerações tenham sempre presente que as ditaduras são contra o desenvolvimento e a prosperidade. Tanto de esquerda como de direita...o seu objectivo é sempre o mesmo. Oprimir e obscurecer!
Nesse sentido, este vídeo, aqui colocado no blog, é uma dádiva porquanto ajuda-nos a lembrar aquilo que não queremos.
Por isso...bem haja!
Ou isto muda ou apago-vos dos favoritos. Que irreverência tão entediante.
Este "post" remete-nos para factos ocorridos no séc passado. Não são mera propaganda, nem manipulações puramente demagógicas. Foram factos que aconteceram, são indiscutivelmente verdade. E que a humanidade não deve esquecer pois são parte integrante da nossa memória colectiva.
Perpetuar e difundir este espólio constitui um acto de cidadania com profunda sensibilidade humana...até para que aqueles infaustos acontecimentos não mais se repitam.
A verdade pode ser irreverente mas entediante não é de certeza... apenas se torna entediante quando excessivamente repetitiva, o que não me parece que seja o caso.
Apagar dos "favoritos" é opção legítima e situa-se no domínio da reserva pessoal de cada um. Não é, por conseguinte, questionável.
Cordiais saudações...
Miguel, por favor, explica-me o que queres dizer!
Enviar um comentário